segunda-feira, 29 de abril de 2019

Folha censurou entrevista de Lula

Do blog Nocaute:

Já com gravadores e câmeras ligados e os repórteres a postos, Lula leu um documento de três páginas sobre o caráter ilegal de sua prisão e sobre a perseguição que sofre pela mídia manipuladora. Confirmando o que ele denunciava, a Folha meteu a caneta e censurou a fala. Leia e veja, a seguir, o que os Frias cortaram.

*****

Minha condenação injusta e minha prisão ilegal há mais de um ano são mais que o resultado de uma farsa jurídica. São consequências diretas do fracasso social, econômico e político do golpe do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff em 2016.

"Maré Bolsonaro" reflui nos grandes centros

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Daniel Bramatti e Caio Sartori, no Estadão, fazem um excelente trabalho ao separar os índices de aprovação de Jair Bolsonaro, por renda, região e características das cidades onde vivem os entrevistados.

Ainda é forte, está evidente, o rescaldo da maré de ódio que submergiu o Brasil, mas é perceptível como ela se tornou vazante e, como todas as marés políticas, correndo, ao esvaziar-se, das capitais para as periferias e daí para o interior.

Democracia e a luta por Lula-Livre

Foto: Francisco Proner
Por José Reinaldo Carvalho, no blog Resistência:

As forças progressistas brasileiras continuam desafiadas, hoje mais do que nunca, a encontrar justos termos de convergência e promover a unidade em torno de pontos comuns, condição indispensável para desencadear um amplo movimento político e social de oposição ao regime bolsonariano e à brutal ofensiva que este leva a efeito para destruir a democracia, os direitos do povo e a soberania nacional.

O vetor principal da ação conjunta das forças progressistas é a luta pela democracia, a resistência contra todas as manobras e golpes que restringem a liberdade política, atacam o Estado de direito, os valores e as conquistas da Constituição de 1988.

Amor em tempos de ira e de ódio

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Vivemos no Brasil bolsonariano e no mundo afora tempos de ira e de ódio, fruto do fundamentalismo e da intolerância como se viu em Siri Lanka onde centenas de cristãos foram assassinados no momento em que celebravam a vitória do amor sobre morte na festa de ressurreição.

Este cenário macabro nos faz renovar a esperança de que, apesar de tudo, o amor é mais forte do que a morte.

A palavra amor foi banalizada. É amor daqui é amor daí, amor em todos os anúncios que apelam mais para os bolsos do que para os corações. Temos que resgatar a sacralidade do amor. Não dispomos de um nome melhor ou maior para imaginar a Última Realidade, Deus, senão dizendo que ela é amor.

Lula pode sair da prisão, se quiser

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

É vital que todos saibam que, quando Lula diz que prefere ficar preso a perder a dignidade, diz a verdade. O ex-presidente poderia deixar o cárcere JÁ se aceitasse fazer o jogo de cartas marcadas do Judiciário. Poderia pedir para passar ao regime semiaberto – sair da prisão para trabalhar e voltar só para dormir. Mas Lula não aceita. Só quer sair da prisão inocentado.

Durante a entrevista de Lula a dois grandes jornais na semana passada, após autorização do STF que rompeu a censura judicial ao ex-presidente, a jornalista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, perguntou ao ex-presidente se ele não acha que errou ao se submeter aos seus captores, sendo que poderia ter pedido asilo diplomático e saído do Brasil

Dilma é vítima de violação de sigilo fiscal

Do site de Dilma Rousseff:

Dilma Rousseff teve seu sigilo fiscal violado. A descoberta ocorreu recentemente, na entrega da sua declaração anual do imposto de renda. No dia 15 de abril, descobriu-se que outra declaração – falsa – enviada em nome da ex-presidenta, em 28 de março, fora aceita pela Receita Federal.

O caso não é apenas de violação do sistema da Receita. Há indícios de crime fiscal e de falsidade ideológica contra a ex-presidenta da República. Seus advogados vão pedir abertura de inquérito à PF e já requereram investigação no âmbito da Receita para apurar responsabilidades pela violação do sigilo fiscal.

Bolsonaro unifica ricos e descarta os pobres

Por Marcio Pochmann, na Rede Brasil Atual:

As projeções cada vez mais frágeis na indicação de haver algum crescimento na economia nacional em 2019 apontam a gravidade da maior crise já experimentada pelo capitalismo no Brasil, cujo nível geral de atividade encontra-se 5,1% abaixo do pico alcançado em 2014. Se considerar o comportamento da renda nacional por habitante (PIB per capita), que acumula diminuição de 8,3% desde 2014, nota-se a inédita regressão ao ano de 2009, quando se iniciou a crise da globalização neoliberal.

Os adultos saíram da sala

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

Só pode haver uma coisa pior que o governo Bolsonaro: a incapacidade em combatê-lo com as armas da razão e da força da mobilização popular. Em quatro meses o país ficou mais pobre, mais burro, mais autoritário, mais violento e mais isolado no concerto das nações democráticas. Não se trata de um descaminho, resultado de um plano mal executado, mas de um projeto. A derrota da civilização é uma conquista do atraso.

Capitalismo passa por um momento delicado

Por Michael Roberts, no site Carta Maior:

A recente reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, mostrou mais uma vez que a economia mundial se está desacelerando, e a perspectiva de uma recessão é muito mais provável do que se imagina. Os economistas do FMI reduziram sua previsão para o crescimento mundial ao nível mais baixo desde a grande crise financeira mundial de 2009, quando o planeta vivia em meio ao panorama mais sombrio na maioria das principais economias avançadas. Sinal de que o aumento nas tarifas comerciais está prejudicando o cenário como um todo, e poderia provocar “uma desaceleração do crescimento e uma recuperação precária”, segundo o FMI.


Os melhores momentos da entrevista de Lula