segunda-feira, 19 de maio de 2014

Trabalho forçado: US$ 150 bi de lucro

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho, nesta segunda (19), estima que o trabalho forçado na economia privada gera lucros anuais ilegais de 150,2 bilhões de dólares. A entidade havia estimado, em 2012, em cerca de 20,9 milhões o número de trabalhadores sob essas condições em todo o mundo (22% por exploração sexual forçada, 68% por outros tipos de exploração do trabalho e 10% por trabalho imposto pelo Estado) e é com base nessa quantidade que a estimativa de lucro foi feita.

Manual de auto-ajuda das redações

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Seguem dez conselhos para jovens profissionais em busca de promoção em 2014. A regra é separar o joio do trigo e ficar com o joio. De grande utilidade para quem faz carreira em empresas de consultoria, busca colocação em organismos internacionais, ONGs de nome exótico e muitos recursos do mercado financeiro e, é claro, redações.

Otimistas e pessimistas na economia

Por Joel Leite, no blog O mundo em movimento:

Há uma diferença fundamental entre otimismo e deslumbre e pessimismo e torcida pra não dar certo.

A história dos dois irmãos ilustra bem o que é fazer uma análise passional.

O pessimista ganhou uma bicicleta:

“Caramba, vou levar um tombo, me machucar, quebrar o braço, ir para o hospital, perder a aula, ter que ficar em casa. Que desgraça!

O otimista ganhou uma lata cheia de esterco de cavalo:

"Virada Cultural" e a velha mídia

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

A Virada Cultural, que chegou à 10ª edição neste ano, é a principal atividade cultural da cidade de São Paulo. A jornada de 24 horas de música, arte, teatro, culinária e humor leva a cada ano milhões às ruas do centro da cidade.

O sucesso da Virada conseguiu mexer na relação dos paulistanos com o espaço público e com a cidade. Gente de todas as regiões e classes sociais passou a fazer das ruas e vielas do centro um lugar de diversão e lazer.

O que está ocorrendo na Venezuela?

Quando? Perguntas sem respostas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Como perguntar não ofende, gostaria que alguém me respondesse:

* Quando Gilmar Mendes vai devolver o processo que veta o financiamento de empresas privadas em campanhas eleitorais, que já foi aprovado por 6 a 1 pela maioria do STF, no momento em que o ministro pediu vista e impediu o final do julgamento no começo de abril? Só depois das eleições para que não possa entrar em vigor já este ano?

"TV Revolta" e o ódio seletivo

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Ponha um cretino fundamental em cima da mesa e você manda ele falar, ele dá um berro e, imediatamente, milhares de outros cretinos se organizam, se arregimentam e se aglutinam”, disse Nelson Rodrigues. “O cretino fundamental raspava a parede da sua humildade e na consciência da sua inépcia. Mas, agora, conseguiram finalmente pela superioridade numérica. Porque para um gênio, você tem um milhão de imbecis.”

Cinco anos sem Mario Benedetti

Por Ana Flávia Marx, no blog Retrato sem retoque:

As datas viram marcos quando nos faz lembrar de algo ou alguém importante e que nos faz falta. É esse o caso deste 17 de maio: cinco anos sem o ‘escritor cordial’, o uruguaio Mario Benedetti.

Benedetti nasceu em 1920 em Paso de los Toros. Aos dois anos mudou com os pais para Tacuarembó, onde começou a estudar alemão na Deutsche e que, mais tarde, fez com que Mario fosse o primeiro tradutor do Kafka no Uruguai. Na sua juventude publicou ainda sete livros sem vender ao menos um exemplar.

O compromisso de Lula no #4BlogProg

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Lula: "Toda vez que eu abrir a boca, vou defender em primeiro lugar a regulação da mídia"

O ex-presidente assumiu esse compromisso, na manhã de sexta-feira, 17/5, na abertura do 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, no Hotel Braston, em São Paulo. Diante de mais de 500 blogueiros de todos os estados do país, Lula não deixou de fora nenhum assunto da atual conjuntura política e econômica do país, falando sobre a necessidade urgente de uma reforma política, do orgulho que sente em ter trazido a Copa do Mundo para o Brasil (“foi a primeira vez que vi a Marisa chorar”), das imensas vantagens comparativas do governos do PT em relação à era tucana, da ameaça de seca em São Paulo, da campanha midiática pela desmoralização da política, das eleições deste ano e da obrigação de cada petista de enfrentar o debate com o povo.

#4BlogProg e a pauta combinada

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não é fácil cobrir política no Brasil, segundo repórter de um dos grandes veículos de mídia que cobriram a palestra que o ex-presidente Lula deu a centenas de blogueiros na última sexta-feira. Informações que tal repórter me deu sem saber com quem falava serão úteis para a compreensão da manchete sobre o evento que ganhou as capas dos grandes jornais de sábado (17/05).

O antipetismo alavanca Aécio

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Vistas de agora, parecem óbvias as razões pelas quais Dilma Rousseff (PT) perdia pontos nas pesquisas de intenções de voto e os dois principais adversários dela, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), não herdavam nada. Quem falava que a explicação era a falta de projetos, de programas e de propostas da oposição acertou. Mas não é só. Faltava outra coisa, independentemente dos erros da administração Dilma, que catalisasse eleitores em cima do muro. Neste caso, não se trata de uma referência explícita aos tucanos.

MST leva solidariedade a Assange

Por Maíra Kubík Mano, no jornal Brasil de Fato:

Em frente à Embaixada do Equador em Londres, um grupo de cinco pessoas reúne-se todos os dias para protestar. Com alguns cartazes e uma faixa costurada à mão, exige a libertação de Julian Assange, o fundador do Wikileaks, confinado no prédio. “Em 19 de junho faremos um grande ato, você pode participar?”, perguntam aos curiosos que passam pela rua. A Embaixada fica em uma área turística da cidade, bem ao lado de uma grande loja de departamentos, e a manifestação chama atenção.

CTB realiza encontro de comunicação

Do site da CTB:

Com o tema Integrar para Fortalecer a Organização Sindical, a CTB realiza o 3º Encontro Nacional de Comunicação nos dias 30 e 31 de maio em Salvador. “O encontro é para reafirmar nosso desafio de ampliar os olhares sobre a importância da comunicação sindical na disputa de ideias, bem como construir alternativas viáveis ao enfrentamento com a grande mídia”, explica Raimunda Gomes, Doquinha, secretária de Comunicação e Imprensa da CTB.

Os bárbaros em tempos de internet

Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:

Viniendo hacia este foro, en el aeropuerto de Tocumen, en Panamá, vi una escena que me llamó poderosamente la atención. Un grupo de pasajeros estaban cercados por las mismas cintas que se utilizan para organizar las colas en las terminales aéreas, varias guardias de seguridad los vigilaban y quienes entraban al espacio aislado debían volver a atravesar el control de rayos X por el que ya habían pasado todos los pasajeros al terminar de chequear su boleto o al abordar un vuelo anterior.

Lula responde ao jornal O Globo

Por Cíntia Alves, no Jornal GGN:

Na manhã desta sexta (16), durante o Encontro Entre Blogueiros e Ativistas Digitais, em São Paulo, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respondeu à investida de O Globo contra blogueiros que participaram de uma entrevista exclusiva com ele no início de abril.

#4BlogProg e a babaquice da mídia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não tenho conhecimento - corrijam se houver alguma - de qualquer obra de construção de metrô especialmente feita para acesso de torcedores aos estádios nos jogos da Copa.

Onde já há metrô podem ter sido feitas algumas passarelas ou vias de ligação, mas se existem algum caso de conexão metrô-estádio da Copa é o de São Paulo, onde o local escolhido para construir o estádio é próximo de duas estações (Corinthians-Itaquera e Artur Alvim) e não o contrário.

Protestos anti-Copa deram chabu

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O que os jornais apresentaram nas edições de sexta-feira (16/5) como retrato daquilo que deveria ser a mais ampla mobilização contra a Copa do Mundo é um verdadeiro chabu. A expressão popular representa o fiasco do rojão que não detona, ou de qualquer expectativa que não é comprovada pela realidade. O fiasco dos protestos fica ainda mais patético quando se observa o cartaz levado por alguns manifestantes, onde se podia ler: “Dia Mundial contra a Copa”.

PCdoB e a luta pela mídia democrática

Por Théa Rodrigues, no blog de Renato Rabelo:

O primeiro dia do 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (#4BlogProg), que acontece em São Paulo até o próximo domingo (19), foi encerrado a discussão sobre a “Luta pela Democratização da Mídia no Brasil”. A deputada Luciana Santos (PCdoB), relatora do projeto de lei que cria o Fundo de Desenvolvimento da Mídia Independente (FDMI), participou do encontro e falou sobre a importância do benefício destinado aos veículos alternativos.

#4BlogProg e democratização da mídia

Por Ana Flavia Marx e Felipe Bianchi, no site do Centro do Estudos Barão de Itararé:

Durante o diálogo entre Lula e os participantes do 4º Encontro de Blogueir@s Progressistas e Ativistas Digitais, que acontece em São Paulo entre esta sexta (16) e domingo, o ex-presidente falou sobre a necessidade da criação de um marco regulatório da comunicação no país, além de os desafios da esquerda brasileira para aprofundar as transformações por quais o país passa há 12 anos.