quarta-feira, 15 de julho de 2020

Vergonha! Imagem do Brasil afunda no exterior

Inscrições abertas para o V Curso do Barão

Do site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:

Estão abertas as inscrições para o V Curso Nacional de Comunicação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Desta vez 100% online, por conta da pandemia do novo coronavírus, o curso acontece nos dias 24, 25 e 26 de agosto, reunindo um timaço de 27 palestrantes para discutir "Como enfrentar e derrotar o bolsonarismo". O período para adesões vai até dia 10 de agosto e o valor da inscrição é de R$ 100 - o pagamento pode ser feito por boleto ou cartão de crédito, podendo ser parcelado em até 10 vezes.

Envergonhada, elite patronal apoia Bolsonaro

Por Marco Piva, no site Dom Total:

Sabem aquela história: melhor com ele, pior sem ele? Pois é assim que pensa a elite econômica brasileira sobre o governo de Jair Bolsonaro. Pouco dada a pensar o país além dos limites de seus interesses imediatos como já fizeram no passado gente do calibre de um Roberto Simonsen, os detentores atuais do capital tem noção da vergonha, mas preferem ficar calados ao invés de debater com seriedade um modelo de desenvolvimento para a nação.

Efeitos da pandemia no mercado de trabalho

Charge: John Holder
Por Fausto Augusto Junior, na revista Teoria e Debate:

Tudo indica que os impactos da pandemia do coronavírus sobre o mercado de trabalho brasileiro serão devastadores. O isolamento social, como medida de combate à Covid-19, foi decretado quando o país já estava com a economia fragilizada e o mercado de trabalho apresentava resultados pífios, com altos níveis de precarização e informalidade.

Nos últimos anos, a economia do país sofreu com uma dinâmica de baixo crescimento. Em 2017 e 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,3%. Em 2019, o desempenho foi mais fraco, 1,1%. Ainda que positivos, os resultados não conseguiram anular as retrações de -3,5% e -3,3%, de 2015 e 2016, respectivamente. O PIB do primeiro trimestre de 2020, divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou que, entre janeiro e março de 2020, a economia caiu 1,5% em relação ao 4º trimestre de 2019, descontados os efeitos sazonais. Já na comparação com o 1º trimestre de 2019, a queda foi de 0,3%.

Covid: mortes de gestantes ou no pós-parto

Por Vanessa Grazziotin, no jornal Brasil de Fato:

Nas 24 horas entre os dias 13 e 14 deste mês de julho, o Brasil voltou a registrar um número assustador de mortes e de casos pela Covid-19. Neste período foram 1.341 mortes, totalizando 74.262 óbitos no Brasil, que é o segundo país do mundo em número de casos e de mortes.

Mas neste período um outro fato chegou ao nosso conhecimento e, certamente, abalaram pessoas no mundo inteiro por sua extrema gravidade.

Pesquisadores da área da saúde, envolvendo quatro universidades brasileiras, fizeram um estudo em relação às mortes de mulheres gestantes e puérperas (mulheres no período do pós-parto) - durante a pandemia, desde o seu início até o dia 18 de junho.

Duas bombas no bolso do consumidor

Do Coletivo Nacional dos Eletricitários, no site Brasil Debate:

Neste momento singular da história, à exceção do Brasil, nenhum outro país popôs o aumento de preços e tarifas no setor elétrico, o que dirá apostou na privatização para estimular os investimentos. Numa crise econômica que se anuncia como a mais severa desde a 2ª Guerra Mundial, as medidas mais comuns têm sido reestatizações e concessões de subsídios, por vezes acompanhados de congelamento de preços e tarifas. Na contramão disso e do bom senso, o governo, sob a liderança de Paulo Guedes, põe em marcha duas medidas que irão provocar aumento nas contas de energia elétrica: a privatização da Eletrobras e a Conta Covid, um socorro às distribuidoras via Decreto 10.350.

Wassef é uma sombra sobre o clã Bolsonaro

Por Fernando Brito, em seu blog:

Mais encrenca para Frederick Wassef, hoje, em O Globo, com a revelação de que Fabrício Queiroz esteve num apartamento em São Paulo pertencente à ex-mulher do advogado que acoitou o homem que é a caixa preta da rachadinha de Flávio Bolsonaro, o filho presidencial “01”.

A longa nota com que ele reage à notícia – que diz ser falsa – é mais um sinal de que ele continua a agir como um falastrão arrogante, que vai construindo contradições sucessivas para chamar a atenção e, possivelmente, sinalizar à família presidencial de que estaria disposto a sustentar versões suicidas se receber a solidariedade devida a “um amigo de Bolsonaro”.

No clube dos 0,0001%

Por Ricardo Musse, no site A terra é redonda:

Há um debate público intenso no âmbito da centro-esquerda e até mesmo da direita tradicional – vocalizado no que restou da opinião pública brasileira – acerca do que fazer com Jair M. Bolsonaro. Nele, quase não se ouve a palavra do setor mais poderoso da sociedade, a classe capitalista. As entidades representativas do capital agrário, industrial e financeiro (CNA, CNI, Fiesp, Fierj, Febraban etc.) mantêm um silêncio ensurdecedor, em meio aos rapapés com o ministro Paulo Guedes. Torna-se assim muito atual um ditado popular na época da ditadura militar, “quem cala, consente”.

As nossas grandes esperanças

Ilustração: HanLin
Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Quando o extraordinário acontece, protocolos e ferramentas da rotina se tornam obsoletos.

Ceder à inércia agarrando-se a eles pode conduzir à irrelevância.

A lei de ferro das rupturas históricas vale para todas as instancias da vida.

Mas é particularmente implacável naquela que ecoa todas as demais: a ação política.

O século XXI sofreu um corte de consequências equivalentes ao conflito que redesenhou o mundo, após a derrota de Hitler, em 1947.

Uma pandemia castiga o planeta há seis meses.

Matou mais de meio milhão de pessoas; infectou mais de 13 milhões de seres humanos.

Assim é a vida

Por João Guilherme Vargas Netto

Com a aprovação pelo Congresso Nacional da MP 936, a nova lei de conversão foi enviada para o presidente Jair Bolsonaro que a sancionou, com vetos, transformando-a na lei 14.020.

Entre os vetos presidenciais o que derrubou a desoneração das folhas de pagamento de 17 setores até dezembro de 2021 foi o que mais protestos desencadeou na mídia, repercutindo as posições empresariais prejudicadas.

Outros dois vetos, desfavoráveis aos trabalhadores, não tiveram a mesma repercussão: o veto à ultratividade dos acordos e convenções e o veto ao auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores demitidos que não tivessem ainda as condições para obtenção do seguro desemprego.

O futuro das Forças Armadas no Brasil

STF avança na apurações das fake news

Editorial do site Vermelho:

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de atender ao pedido da Polícia Federal (PF) e autorizar o acesso aos dados da investigação do Facebook sobre a rede de contas e perfis falsos nas redes sociais ligados a integrantes do gabinete do presidente Jair Bolsonaro, a seus filhos e aliados, representa um importante avanço para a investigação da usina de fake news bolsonarista.