segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Coletânea de pérolas de Olavo de Carvalho

Bolsonaro humilha jornalistas; pode piorar

Por Gustavo Freire Barbosa, na revista CartaCapital:

Em novembro do ano passado, Mario Magalhães avisou: está claro que Jair Bolsonaro iniciará uma cruzada contra a imprensa [1]. A hostilidade com que tratou os meios de comunicação durante e após a campanha seria uma preliminar da relação do seu governo com as redações. “Preservar o espírito crítico onde ele não se apagou será um dos maiores desafios do jornalismo e da democracia daqui por diante”, concluiu o autor da biografia “Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo”.

Toffoli avaliza o “liberou geral” às armas

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O dócil presidente do STF, Dias Toffoli, sugere hoje em O Globo que não vai acolher ações contra a liberação da posse de armas de fogo.

Está “fora de moda” o artigo da Lei Orgânica da Magistratura que proibia os magistrados de "manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem”.

Neste caso específico, o fato de a lei prever que o aspirante a ter uma arma deverá “declarar a efetiva necessidade” já leva a ideia que esta necessidade será algo a ser judicialmente determinado e não apenas uma formalidade declaratória.

Aula prática de como fazer uma fake news

Do blog Nocaute:

Passo 1:

Recorte uma foto do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica andando no modesto sítio em que vive em Montevidéu:



Passo 2:

Escolha ao acaso uma foto de pessoas anônimas andando nas ruas de Nova York:


Plágio e paranoia no Inep de Bolsonaro

Murilo Resende Ferreira
Do Jornal GGN:

Uma das fontes de inspiração do novo diretor de Avaliação de Ensino Básico do Inep, Murilo Resende Ferreira, foi também referência intelectual de Anders Breivik, terrorista que, em julho de 2011, foi o autor do maior ataque em solo norueguês desde a Segunda Guerra Mundial.

Breivik planejou a explosão de um carro-bomba, em Oslo, e um atentado contra jovens do Partido Trabalhista norueguês, que participavam de um encontro na ilha de Utoya, matando 77 pessoas e ferindo mais de cinquenta. Um dos mentores intelectuais do terrorista é Michael Minnicino, norte-americano de extrema-direita autor da teoria conspiratória 'Marxismo cultural', o mesmo escritor que o novo coordenador do Enem é acusado de plagiar.

Antipetismo como ideologia de poder

Por Jeferson Miola, em seu blog:

“Nós não podemos errar. Se nós errarmos, os senhores bem sabem quem poderá voltar. E as pessoas de bem, que foi a maioria que acreditou naquilo que nós pregamos nos últimos anos [racismo, violência, ódio, autoritarismo e preconceitos] não poderá se decepcionar conosco” - Bolsonaro, em 7/1/2019, na posse dos presidentes do BNDES, BB e CEF.

“Se eu errar, o PT volta” - Bolsonaro, em 2/11/2018, em entrevista.


“Nós ainda só somos uma democracia e um país com liberdade graças às Forças Armadas. Nós somos o último obstáculo para o socialismo. Se envergarem a nossa coluna, tristeza virá sobre todos nós e nós não queremos isso” - Bolsonaro, em 25/12/2018, em entrevista.

Ao discursar na cerimônia de transmissão do comando do Exército que Bolsonaro “libertou” o país “das amarras ideológicas”, Villas Bôas não pretendeu anunciar o fim das ideologias.

Venezuela: Maduro, até o fim

Por Leandro Fortes, em sua página no Facebook:

Eu juro que queria ter essas certezas absolutas que leio em toda parte sobre a tal ditadura de Nicolás Maduro, mas não tenho. E por uma razão bem simples: são todas enviesadas, tanto pela direita que o odeia como pela esquerda que o inveja.

O fato é que Maduro, apesar de ser atacado pelos Estados Unidos sem intermediários, está de pé. A Venezuela não se dobrou, nem mesmo fustigada por uma crise econômica devastadora, com as consequências sociais que todos testemunhamos.

Os perigos da capitalização da Previdência

Por Sergio Luiz Leite (Serginho), no site Vermelho:

Após tomar posse, o governo de Jair Bolsonaro está empenhado agora em conseguir que o Congresso vote as reformas consideradas prioritárias para a economia, como a da Previdência. De acordo com informações que têm sido amplamente divulgadas, o texto, que deve ser enviado até fevereiro ao Congresso, inclui mudanças como um regime de capitalização, proposta que pode retirar de R$ 689 bilhões a 1,47 trilhões dos trabalhadores, aposentados e pensionistas, e transferir – parte ou a totalidade do montante – para o sistema financeiro!

Oposições projetam a resistência em 2019

Parlamentares contrários à censura na sala de aula (dir.) protestam
durante sessão do projeto "Escola Sem Partido"
Foto: Lula Marques/PT na Câmara
Por Cristiane Sampaio, no jornal Brasil de Fato:

Parlamentares de oposição no Congresso Nacional e organizações do campo popular se preparam para lidar com o conjunto de pautas que vem a reboque do governo de Jair Bolsonaro (PSL), eleito em outubro de 2018.

Uma das promessas para o primeiro semestre é o resgate do Projeto de Lei (PL) 7180/2014, conhecido como “Escola sem Partido”. A proposta é fortemente criticada por professores, especialistas e entidades da sociedade civil porque impõe restrições aos educadores, impedindo, por exemplo, conteúdos sobre questões de gênero e educação sexual em sala de aula. Por esse motivo, ela foi apelidada pelos opositores de “Lei da Mordaça”.

Bolsonaro banaliza agressão contra mulher

Por Débora Fogliatto, no site Sul-21:

Na primeira semana de 2019, foram registrados pelo menos 21 casos e 11 tentativas de feminicídio no Brasil. Como geralmente ocorre nesse tipo de crime, na maioria deles o agressor mantinha alguma relação com a vítima, seja como marido, namorado ou ex-namorado. Apenas em dezembro do ano passado, o Ligue 180 registrou denúncias de 391 mulheres agredidas por dia no Brasil.

Ao mesmo tempo em que os números são alarmantes, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta quarta-feira (9) que retiraria a pauta da igualdade entre homens e mulheres e do combate à violência contra a mulher dos livros didáticos. Após pressão popular, o Ministério da Educação voltou atrás e cancelou a portaria que determinava as alterações nas regras para o material.

Bolsonaro e o sono da razão

Por Liszt Vieira, no site Carta Maior:

A quadrilha de ministros mega corruptos do governo Temer cedeu lugar a um bando de doidos de extrema direita, com mentalidade pré-moderna e anti-científica. São fundamentalistas que preferem a crença à razão. Mas não se trata de um hospício com doidos do tipo maluco beleza. Sabem o que fazem e a quem vão servir.

Há, portanto, um método nessa loucura, como dizia o personagem Polonius a respeito de Hamlet, na famosa peça de Shakespeare. Antes, porém, de examinar os beneficiários do novo governo, vale a pena repassar as demonstrações de loucura já alardeadas para todo o país.