sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Blog de política é mídia técnica?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Da EBC, hoje:

A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada hoje (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos.

De acordo com a pesquisa, a internet é o terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio (por enquanto, nota do Tijolaço) e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação.

Mais:

Entre os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento (pergunta de múltiplas respostas).

E ainda:

Entre os jovens com até 25 anos, 63% acessam a internet todos os dias. O percentual cai para 4% na faixa etária de 65 anos ou mais. No recorte por renda, a pesquisa constatou que entre os que têm renda familiar superior a cinco salários-mínimos, 76% acessam a internet pelo menos uma vez por semana.

Mas será do interesse público que o governo anuncie na internet e nos blogs de política, que costumam ser frequentados por quem tem interesse em participar dos mecanismos de interação entre a administração?

Veja só:

A Secom identificou baixo nível de participação dos internautas em consultas públicas, fóruns, enquetes e outros canais de participação promovidos pelo governo em plataformas online. “É baixo o contato direto entre o cidadão e governos ou instituições públicas. Apenas 25% dos usuários entraram em contato por e-mail, formulários eletrônicos, chats, redes sociais, fóruns de discussão ou de consultas públicas nos últimos 12 meses”, de acordo com o levantamento.

A pesquisa também constatou baixos percentuais de grau de conhecimento dos usuários da internet sobre as formas oficiais de comunicação do governo federal na web: o Portal Brasil, o site do Palácio do Planalto e o Blog do Planalto). Na pergunta estimulada, 77% dos entrevistados responderam que não conhecem o Portal Brasil “mesmo que só de ouvir falar” e 81% não conhecem o site do Palácio do Planalto. O Blog do Planalto é ainda mais desconhecido, com 85% de respostas negativas.

Agora, a pergunta de resposta óbvia: será que os blogs de política são ou não um bom local de veiculação de publicidade que convide as pessoas a participar?

E entre o Tijolaço (que não recebe nada de publicidade oficial) e os dos “Esquadrão da Veja”, que só reúnem pessoas com ódio total a tudo o que venha do Governo, qual o mais eficiente para anunciar?

Mídia técnica – viu, Fernando Rodrigues? – é anunciar onde a publicidade faz mais efeito e dá mais retorno.

Eu não vou anunciar “Biotônico Fontoura” no site da “Malhação”, porque é burrice.

Nem Red Bull no site de yoga.

Simples assim.

O problema da grande mídia com os blogs não tem nada de “mídia técnica”.

Tem é de monopólio da informação.

Tentam destruí-los pela exaustão, subnutridos pelas esquálidas receitas do Google e das tão modestas quanto sinceras contribuições de seus leitores (um orgulho, aliás!).

É o (medíocre) pensamento único, nada mais.

O problema é que a gente é duro de matar, podem crer.

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