Por Altamiro Borges
Nesta terça-feira (10), em todos as capitais e em várias cidades do Brasil, os movimentos sociais irão às ruas para exigir a prisão de Jair Bolsonaro e de seus milicianos, fardados e civis, que planejaram um golpe sanguinário no país – inclusive com os assassinatos do presidente Lula, do seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A mobilização nacional foi convocada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e pela Coalizão Negra por Direitos, que reúnem o grosso dos movimentos sociais brasileiros. “Sem anistia! Prisão para todos os golpistas!” é o mote do protesto, que exigirá o arquivamento do projeto de lei (PL) da Anistia e a punição de todos os fascistas que conspiraram contra a democracia. Os manifestantes também exigirão o fim da escala 6X1, a taxação dos mais ricos e a rejeição da PEC do Estuprador.
Na convocatória do protesto, as frentes organizadoras expressaram “total solidariedade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao ministro Alexandre de Moraes, que tiveram suas vidas ameaçadas de assassinato pelos golpistas”. Elas destacaram ainda a importância da mobilização popular nas ruas para “fortalecer as iniciativas das vias institucionais e assegurar medidas concretas que impeçam novos ataques à nossa democracia”.
Conforme registro da Folha, “a data de 10 de dezembro foi escolhida por ser o Dia Internacional dos Direitos Humanos. ‘Nosso desafio é aumentar o isolamento do Bolsonaro na sociedade e colocar o bolsonarismo na defensiva. Mas isso não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona’, afirma Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares. Ele acrescenta que os movimentos pretendem ampliar a mobilização para além da esquerda e alcançar ‘todos os segmentos que defendem a democracia’”.
Abaixo, a integra da convocatória do protesto:
*****
10 de dezembro: Dia de Mobilização Nacional
Sem Anistia e pela Prisão para os Golpistas!
As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo reafirmam sua unidade em defesa da democracia, convocando a população brasileira para se mobilizarem no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Este será um dia de denúncia contra a tentativa de golpe orquestrada no Brasil e de exigir punição para todos os envolvidos nos crimes contra a democracia, a sociedade e o Estado brasileiro.
A escolha da data ocorre em um contexto decisivo no qual Jair Bolsonaro e mais 36 responsáveis, foram indiciados pela Polícia Federal por planejar uma tentativa golpe contra o estado e à estabilidade de suas instituições democráticas.
As Frentes expressam total solidariedade ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Vice-Presidente Geraldo Alckmin e ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que tiveram suas vidas ameaçadas de assassinato pelos golpistas.
Reafirmamos a necessidade de mobilizar e combater o golpismo em todas as suas formas, repudiando qualquer tentativa de anistia aos responsáveis pelos ataques de 8 de janeiro. A luta pela punição dos golpista é essencial para defender e aperfeiçoar a democracia e enfrentar o avanço do fascismo no país.
Por fim, destacamos a importância da mobilização popular nas ruas para fortalecer as iniciativas das vias institucionais e assegurar medidas concretas que impeçam novos ataques à nossa democracia.
SEM ANISTIA! PRISÃO PARA TODOS OS GOLPISTAS!
0 comentários:
Postar um comentário