sábado, 8 de novembro de 2014

A blindagem de Cunha na mídia


Já estou vendo tudo.

Quando a imprensa critica uma figura pública, está exercendo o dever democrático de vigiar o poder. Quando são as redes que começam a mostrar algumas verdades até então escondidas sobre um figurão, aí é “campanha sórdida”, “desconstrução”.

Só que a imprensa vai apenas se desmoralizar ainda mais se continuar blindando e apoiando Cunha.

Internet foi decisiva para Dilma

Alckmin será o candidato linha-dura

Por Laura Capriglione, em seu blog:

Uma turma de tucanos e afins venceu a eleição, ainda que o TSE tenha anunciado a vitória da petista Dilma Rousseff. Geraldo Alckmin é seu líder. São os linhas-duras, como o coronel Telhada, os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano, as viúvas da Ditadura; são os neo-bandeirantes, que professam um barulhento regionalismo contra o norte e o nordeste; os que defendem o encarceramento em massa e a redução da maioridade penal; os que enaltecem a polícia violenta e se opõem à ampliação dos direitos LGBTT e da mulher; a turma que tem ojeriza à ideia de descriminalizar o uso da maconha.

Os desafios de Dilma no Congresso

Por Antônio Augusto de Queiroz, na revista Teoria e Debate:

O novo mandato da presidenta Dilma Rousseff terá enormes dificuldades para a aprovação de sua agenda de reformas. O Congresso é mais conservador, a base ficou menor e menos coesa e a oposição cresceu e ficou mais hostil.

Para enfrentar esse cenário difícil, o melhor caminho é interpretar e aplicar o recado das urnas, que aprovaram a continuidade do governo, mas com exigência de mudanças de método e de prioridades, semelhante ao recado dado na reeleição do presidente Lula.

Cunha precisa da “anistia” da mídia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:



A imagem aí de cima, do twitter do recém-expurgado Xico Sá – que, antes de cronista, foi repórter de política daquela Folha que diz que respeita todas as opiniões, desde que sejam as do Reinaldo Azevedo – é só um dos inúmeros testemunhos sobre a carreira de Eduardo Cunha, o homem que promete “colocar na gaveta” qualquer projeto de regulação econômica da mídia.

Para os que querem deixar o Brasil

Por Leonardo Boff, em seu blog:

É espantoso ler nos jornais e mensagens nas redes sociais e mesmo em inteiros youtubes a quantidade de pessoas, geralmente das classes altas ou os ditos “famosos” que lhes custa digerir a vitória eleitoral da reeleita Dilma Rousseff do PT. Externam ódio e raiva, usando palavras tiradas da escatologia (não da teológica que trata dos fins últimos do ser humano e do universo) e da baixa pornografia para insultar o povo brasileiro, especialmente, os nordestinos.

Eleições e integração latino-americana

Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

Quando a continuidade dos governos do PT esteve em risco, ao longo da campanha eleitoral – pelo menos em dois momentos dela –, foi possível avaliar consequências que essa mudança poderia ter também no plano internacional. A apreensão permitiu avaliar a importância que o Brasil passou a ter partir do primeiro governo Lula, ao se imaginarem impactos de uma eventual mudança radical da nossa política exterior.

Jornalistas e ‘marronzinhos’ na mídia

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A semana que se encerra marcou uma mudança interessante na agenda da imprensa brasileira: reduziu-se o predomínio do tema corrupção, houve uma tentativa de emplacar na temática geral uma suposta tendência do governo petista para o estilo bolivariano de fazer política e, lentamente, equilibra-se o noticiário sobre economia.

Crise da água e aumento da tarifa

Por Ricardo Gaspar, no jornal Brasil de Fato:

Em plena crise de abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo e na região de Campinas, o tema da revisão tarifária da Sabesp no Estado de São Paulo revela até que ponto a gestão dos recursos hídricos pela administração tucana deixa-se contaminar por fatores alheios ao assunto. Mais especificamente, motivos de natureza eleitoral condicionam as decisões (ou o adiamento delas) por parte do Governo do Estado e da Sabesp na fixação dos valores do reajuste tarifário, previstos para ocorrer a cada período de dois anos, conforme estipula o Contrato firmado em junho de 2010 entre o Governo estadual, a Prefeitura de São Paulo e a Sabesp, cujo objetivo é a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgoto na capital pelo prazo de trinta anos. E assim também ocorre nos contratos firmados pela Sabesp com dezenas de outros municípios paulistas.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

As eleições e a regulação da mídia

Por Rosane Bertotti, no site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

A militância venceu. A verdade venceu. A força popular foi maior. Mas até quando os setores progressistas resistirão à correlação desigual de forças? A Comunicação precisa passar por duas iniciativas principais se os setores progressistas quiserem continuar avançando em termos políticos e democráticos.

Tempos difíceis para a mídia golpista


Derrotada nas urnas, a mídia conservadora brasileira prepara-se, a passos largos, para tempos difíceis logo adiante, com a possível edição da Lei da Mídia Democrática, que deverá retirar dos grandes veículos de comunicação a supremacia na captação da publicidade estatal, responsável, em alguns casos, por mais de 70% do faturamento destas empresas.

O drama de quem não tem um teto

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Por Jandira Feghali, na revista CartaCapital:

Enquanto crianças tocam os pés no chão de barro, seus pais trabalham em cima de madeira e plástico. Barracos se formam como castelos imaginários, à base de suor e sorrisos. Numa linha tênue entre o desamparo das ruas e o dilema de uma moradia digna, 200 famílias formam a ocupação Zumbi dos Palmares, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, clamando pelo direito a um teto, garantido pela Constituição Federal, mas ainda letra morta para muitos.

A União Europeia e o Brasil

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Mesmo estando - ao menos, na aparência - em plena negociação de um acordo de livre comércio com o Mercosul, a União Européia não consegue esconder sua verdadeira natureza.
 
As autoridades da organização acabam de entrar com um processo contra o nosso país na Organização Mundial do Comércio - comandada pelo brasileiro Roberto Azevedo - pedindo que se abra um “painel” contra os incentivos dados, pelo Brasil, à indústria automobilística.
 

O jogo sujo da mídia nas eleições

Dilma, a mídia e as meninas do Jô

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Ontem Dilma Rousseff comprovou que sua melhor performance é nas entrevistas coletivas e/ou conversas informais. Sobressai, ai, a prosa inteligente, espirituosa e os raciocínios claros - em contraposição aos debates, onde a tensão por vezes atrapalha a explanação das ideias.

Dois aspectos da coletiva de ontem.

Um desafio a Aécio Neves e seus robôs

Do site Muda Mais:

Ontem, durante seu primeiro pronunciamento no Congresso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez algumas citações que nos deixaram intrigados. Para o candidato derrotado à Presidência da República, a campanha que reelegeu a presidenta Dilma Rousseff usou de “má-fé” chegando “às raias do impensável, do absurdo” para vencer a eleição. Neves falou ainda em disputa desigual e vinculou à sua própria campanha atributos como realidade, honestidade e gestão eficiente.

Mídia não quer fim do "Bolsa Imprensa"

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

“O PT busca golpear as receitas publicitárias dos veículos de informação – o que poderia redundar, no futuro, no controle de conteúdo pelo governo.”

Está na Veja, e raras vezes ficou tão clara a dependência financeira e mental que as grandes corporações jornalísticas têm do dinheiro público expresso em publicidade federal.

O ajuste econômico e o abismo

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Nestes dias em que o governo Dilma debate a troca na equipe econômica, nunca é demais recordar o efeito devastador dos pacotes de austeridade sobre governos que têm um compromisso histórico com a defesa do bem-estar da maioria da população.

Há uma regra elementar e universal.

Enquanto a Lei da Mídia não vem...

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Muito bem-vinda a entrevista da presidenta Dilma, concedida nesta quinta-feira (6) a quatro jornais, no Palácio do Planalto, na qual ela reafirma seu compromisso com a regulação econômica da mídia e repudia os argumentos mentirosos dos que insistem em defender o monopólio brandindo o fantasma da censura. Depois de assegurar que a regulação nada tem a ver com conteúdo, mas sim com liberdade de expressão para todos e fim do monopólio, a presidenta emendou : "Qualquer outro setor, como energia, transportes, petróleo... tem regulações e a mídia não pode ter ?". Perfeito, mas, como temos um longo caminho pela frente até que um novo marco regulatório da radiodifusão vire lei no Brasil, já passou da hora de o governo fazer uma revolução na sua política de comunicação.

Aécio, o derrotado, posa de vitorioso

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Do blog de Zé Dirceu:

Incapaz de propor uma pauta para o país - continua incapaz… -, ressentido e magoado como nunca antes, e cercado dos mesmos que o apoiaram durante a campanha eleitoral, o senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG), candidato da oposição derrotado pela presidenta Dilma, desde que voltou à cena política na terça-feira passada, não se cansa de repetir tudo o que disse na campanha. Mesmíssimas coisas, sem tirar nem por.