Por Altamiro Borges
O Procon-SP divulgou ontem o ranking das corporações com maior número de reclamações no órgão de defesa do consumidor em 2012. O Itaú Unibanco aparece no topo da lista, seguido pela Claro e Bradesco. Entre as 20 empresas mais reclamadas, seis são instituições financeiras e quatro são operadoras de telefonia (veja abaixo). As empresas figuram na lista do Procon quando as queixas e as demandas dos consumidores não são solucionadas na fase inicial do atendimento. Neste caso, é aberto um processo administrativo para que o órgão tente solucionar o problema junto às empresas.
O Procon-SP divulgou ontem o ranking das corporações com maior número de reclamações no órgão de defesa do consumidor em 2012. O Itaú Unibanco aparece no topo da lista, seguido pela Claro e Bradesco. Entre as 20 empresas mais reclamadas, seis são instituições financeiras e quatro são operadoras de telefonia (veja abaixo). As empresas figuram na lista do Procon quando as queixas e as demandas dos consumidores não são solucionadas na fase inicial do atendimento. Neste caso, é aberto um processo administrativo para que o órgão tente solucionar o problema junto às empresas.
Segundo o Procon, o total de atendimentos, orientações e queixas somou 602.611 no ano passado - uma redução de 17% em relação a 2011. Deste total, 1.104 foram contra o Itaú. Outros bancos, também com sua insaciável sede de lucro, bateram recordes de reclamações. "Não fosse a cobrança de tarifas de maneira excessiva e abusiva, que variaram de R$ 30 a R$ 5 mil reais, o setor estaria melhor em 2012", aponta Paulo Góes, diretor-executivo do órgão em São Paulo. No ano passado, o Procon fez 4,5 mil autuações, totalizando R$ 200 milhões em multas. Apenas 40% desse valor foram pagos pelas empresas.
A cumplicidade midiática
O ranking das reclamações deveria revoltar a sociedade e forçar mudanças na postura das empresas. Mas isto não ocorre - inclusive porque a mídia privada, que lucra com os anúncios publicitários destas poderosas corporações, evita fazer escândalo com os graves problemas detectados. Neste cenário, as empresas mais detestadas pelos consumidores se fingem de mortas e a mídia hegemônica, que adora fazer seu denuncismo contra o setor público e os políticos eleitos, faz silêncio.
No jornal O Globo de hoje várias delas foram "ouvidas" e relativizaram as queixas. O Itaú Unibanco alegou que "o volume de reclamações fundamentadas do banco foi impactado por um motivo em específico: a tarifa de cadastro cobrada pelo financiamento de veículos". Já a Claro informou que atua pela "melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos consumidores" e o Bradesco ainda comemorou a melhora do seu desempenho no ranking do Procon, "que caiu de de 1º em 2011 para 3º este ano". Ou seja: as poderosas empresas continuarão tratando o consumidor como gaiatos, com a cumplicidade da mídia comercial.
A lista das 20 empresas mais reclamadas
1° Itaú Unibanco
2° Claro
3° Bradesco
4° Vivo
5° B2W
6° Banco Votorantim
7° Carrefour
8° Oi
9° Eletropaulo
10° Santander
11° TIM
12° Pão de Açúcar
13° Microcamp
14° Banco do Brasil
15° Panamericano
16° Magazine Luiza
17° Caixa
18° NET
19° Motorola
20° Casas Bahia
2° Claro
3° Bradesco
4° Vivo
5° B2W
6° Banco Votorantim
7° Carrefour
8° Oi
9° Eletropaulo
10° Santander
11° TIM
12° Pão de Açúcar
13° Microcamp
14° Banco do Brasil
15° Panamericano
16° Magazine Luiza
17° Caixa
18° NET
19° Motorola
20° Casas Bahia
1 comentários:
É hora do próprio Procon ou de outro órgão público fazer com que os consumidores tenham conhecimento dessa lista , através de folhetos, cartazes fixados nos locais dessas empresas: bancos, supermercados, lojas de telefonia.
Elisa
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