terça-feira, 18 de outubro de 2011

A operação derruba ministro da mídia

Por José Dirceu, em seu blog:

Com um editorial e seis matérias pelo menos na Folha; com manchete enorme de 1ª página no O Globo e cinco páginas pelo menos de matérias; sem falar no Estadão, com chamada de capa e pelo menos seis matérias.


Esse é o quadro e o resumo só dos nossos maiores jornalões hoje na continuidade da cobertura, melhor seria dizer campanha, sobre as denúncias contra o ministro do Esporte, Orlando Silva. A Operação Derruba Ministro está a mil.

Nossa mídia, fantasiada de objetiva e neutra, mas na prática transformada em partido político de oposição, opera no sentido de desmantelar a base do governo e criar um clima de mar de lama. Faz e aceita a denúncia, preside o inquérito, e condena. É ao mesmo tempo ministério público, delegado e juiz, uma espécie de corpo de jurado sumário, que se alça acima da justiça e da Constituição.

Operam, agora - de novo - para criar um clima de oposição a um governo que tem aprovação recorde, já que mantém um rumo aprovado três vezes pela cidadania em eleições democráticas em 2002, 2006 e 2010. É só conferir, também, as últimas pesquisas de opinião pública. Por elas, mais de 70% dos brasileiros aprovam o governo e apóiam a presidenta Dilma Rousseff.

Situação criada é uma violação das normas democráticas

Beira a uma violação das normas de convivência democrática o uso descarado e aberto da imprensa com fins políticos, sem meios termos, por seus donos e proprietários. O que querem é derrubar ministros, mesmo quando as acusações e ou denúncias sejam infundadas.

Não estou dizendo que não se deva apurar e as providências nesse sentido já foram tomadas. Mas, mídia, oposição e cia não aguardam a mais leve, sequer o início de investigações ou decisões da justiça.

São taxativos. Fulminantes. Não querem sequer esperar a tramitação normal de um processo dessa natureza. Vide o título do principal editorial do Estadão hoje "Ministro tem que sair"... e do da Folha "Mais um"... Nunca vi coisa igual.

Sabem os interesses que o Minstério dos Esportes desperta hoje com suas verbas para obras da Copa e das Olimpíadas. Sabem o caráter de quem fez as denúncias, também já mostrado à exaustão pelo miistro acusado.

Mini-gestapos promovem uma ditadura

Mas, sobre isto, calam, não querem saber. São ao mesmo tempo, acusação e autoridade judiciária. Fazem e aceitam a denúncia, presidem o inquérito, e condenam. São ao mesmo tempo ministério público, delegado e juiz, uma espécie de corpo de jurado sumário, que se alça acima da justiça e da Constituição.

Uma ditadura! Ou, pior, ovos de serpentes, filhotes de pequenas milícias e mini-gestapos que vão sendo inoculados nas redações, acima do bem e do mal. Portam-se qual anjos vingadores, numa caricatura dos seriados norte-americanos onde se faz justiça com as próprias mãos.

Ditadura! Isso mesmo! Este é o nome de todas as formas não democráticas de justiça, que não respeitam o devido processo legal, o contraditório, a presunção da inocência e o princípio elementar de que o ônus da prova cabe ao acusador.

É preciso dar um basta a essa escalada golpista que se assoma acima da lei e da Constituição. Com a palavra o Judiciário e o Legislativo, como deve ser numa democracia.

7 comentários:

Anônimo disse...

Abreu e Edu têm razão.
Civita quer derrubar Dilma






Na Argentina, expulsaram os Civita do país



Este ansioso blogueiro também ouviu de um interlocutor com Roberto Civita a mesma ameaça: eu quero derrubar a Dilma !


Civita lamentou não ter conseguido derrubar o Lula nem eleger o Cerra.

Mas, agora, ele não falhará.

Esse interlocutor de Civita que conversou comigo também é do PT e pode ser o mesmo do José da Abreu.


José de Abreu: “Civita avisou ao PT que derrubará Dilma”

No último domingo, o ator José de Abreu, esse simpaticíssimo sessentão paulista de Santa Rita do Passa Quatro, soltou uma nota no Twitter que, desde então, vem sendo objeto de curiosidade e de intensos debates na internet devido ao teor explosivo que encerra. Abaixo, a reprodução da nota do ator. Foi capturada em seu perfil naquela rede social.


Diante da enormidade que é haver dado concreto sobre uma premissa que todos os que se interessam por política já intuíam diante do comportamento da revista Veja nos últimos tempos, sobretudo após o caso escabroso em que um repórter desse veículo tentou invadir o apartamento do ex-ministro José Dirceu em um hotel de Brasília, decidi entrevistar o autor de tão interessante informação.

Conversei com Abreu por telefone durante cerca de 40 minutos. Foi mais um bate-papo informal. Girou, basicamente, em torno da informação que o ator obteve, mas enveredou por sua visão sobre como e por que um empresário do setor de comunicação ousa mandar ao governo do país um recado dessa magnitude, em termos de arrogância.

Segundo Abreu, a informação lhe foi passada por um petista graúdo que procurou a direção da Veja logo após a tentativa de invasão do apartamento de Dirceu. O emissário não teria procurado a revista em nome do governo, mas, sim, em nome do PT. Ainda segundo o entrevistado, essas conversas de petistas e até do governo com a mídia ocorrem institucionalmente e com freqüência.

t

iza disse...

Meu caro Miro.
Escreve aí!!!!
Acho que é uma boa "visão"
Nada provado contra o ministro será a gota dágua.
Nem o PMDB conseguirá segurar mais seus quadros para implantar a lei dos Médios.
Pelo que vi hoje na câmara, a mídia deu um tiro de canhão no pé.

Leonardo Hamachi disse...

Eles seguem as próprias leis, que mudam com arbitrariedade, julgam e condenam. Só falta mesmo tomarem o Executivo! É o PIG.

Anônimo disse...

Lai das mídias já!!!!!!!

Anônimo disse...

Amigo Altamiro, o governo Dilma/PT paga o preço da sua inércia em regular a mídia partidarizada.
Tem ampla maioria na Câmara e Senado e fica esperando o golpe tomar as ruas.
Não tem do que reclamar, vai continuar apanhando dia e noite, merece!

Donizeti

Luis R disse...

Sou a favor de uma ação realmente contundente contra o poder absurdo do PIG. Uma iniciativa concreta deve partir da presidência da república que não pode permitir que os cidadãos brasileiros sejam usados dessa violência e ditadura imposta tranquilamente via meios de comunicação. BASTA!!! O PT está muito mole.

Claudio S. disse...

Miro
Qual seria a maneira de atingir uma Veja, Foia ou Globo? Creio que o boicote. Intenso, permanente dos veículos e seus anunciates.
Você acha que a blogosfera unida promovendo um boicote constante a esses veiculos poderia criar um impacto e talvez diminuir o tom belicistas do PIG?

[[ ]] Claudio