domingo, 17 de março de 2024

Valdemar entrega Bolsonaro para salvar o PL

Charge: Thiago
Por Altamiro Borges


O depoimento de Valdemar Costa Neto à Polícia Federal, liberado nesta sexta-feira (15) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deve ter irritado Jair Bolsonaro. Acostumado a largar seus soldados pela estrada, o “capetão” parece que foi rifado pelo chefão do PL. Para salvar o partido e seu milionário fundo eleitoral, ele entregou o fascista que pegou carona na legenda de aluguel. Em vários trechos, Valdemar Costa Neto simplesmente joga a responsabilidade por toda a trama golpista nas costas do ex-presidente fujão.

Entre outras deduragens, o cacique do PL jurou que não concordava com as declarações de Jair Bolsonaro sobre fraude nas urnas e que foi pressionado pelo fascista e por seus milicianos a ingressar com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar anular os votos no segundo turno de 2022. No depoimento agora publicado, Valdemar afirmou à PF que “não concorda com a fala do presidente Bolsonaro, pois já participou de várias eleições e nunca presenciou nada que desabonasse o sistema eleitoral brasileiro. Inclusive, orientou a bancada do partido a votar contra a implementação do voto impresso”.

Ele também confidenciou que a proposta de contratar o Instituto Voto Legal, que produziu relatórios sem embasamento técnico e científico sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, partiu de Jair Bolsonaro e de deputados bolsonaristas do PL após uma sugestão do então ministro Marcos Pontes, hoje senador por São Paulo. O instituto recebeu cerca de R$ 1,5 milhão do fundo partidário da sigla para a ação criminosa. Com base nessa fraude, o PL solicitou ao TSE a anulação de 59% das urnas apenas no segundo turno. No primeiro, o partido elegeu a maior bancada da Câmara Federal, com 99 deputados. Haja cinismo!

Na ocasião, diante da ação dos golpistas para melar as eleições, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, aplicou uma multa de R$ 22,9 milhões ao PL por litigância de má-fé, além de ordenar o bloqueio dos fundos do partido. Também cresceu a pressão no Congresso Nacional para que o registro da legenda fosse cassado por sua conduta contrária à democracia. Desmascarado e temendo o pior, agora Valdemar Costa Neto tenta tirar o corpo fora e jura que toda a trama golpista foi liderada por Jair Bolsonaro. O depoimento à PF dedura e joga na estrada o chefão da Orcrim (Organização Criminosa). O cerco se fecha!

0 comentários: