Gilmar Mendes, no Valor de hoje, insinua que pode ter sido traído por Nelson Jobim no encontro entre os dois e o ex-presidente Lula, a quem atribui constrangimento por afirmações sobre o julgamento do mensalão e suas relações com Demóstenes e Cachoeira. Gilmar Mendes vai adaptando a história à medida em que ela perde consistência:
a) 'esqueceu' e ninguém mais o questiona sobre a versão original oferecida a Veja, cabalmente desmentida por Nelson Jobim, de que a conversa com Lula teria sido apenas entre os dois, na cozinha do escritório de Jobim, sem a presença deste;
b) ao Valor, diz textualmente que Jobim participou de 'toda a conversa';
c) ao Globo, ontem, alivia as afirmações sobre Lula (ele está sob pressão) ao mesmo tempo em que acusa o ex-presidente de ser uma central de boatos sobre suas relações com Demóstenes e Cachoeira;
d) mais ainda: insinua que Jobim (Jobim que foi ministro de FHC, um conservador atritado com o PT) pode tê-lo atraído para uma armadilha.
Veja o trecho da entrevista ao Valor, desta 4ª feira:
Valor: O nome do Paulo Lacerda (ex-dirigente da ABIN demitido após uma denúncia nunca comprovada de Gilmar, que diz não ter 'tradição de desmentidos', sobre escutas em seu gabinete no STF) foi mencionado na conversa?
Mendes: Nessa conversa, Jobim perguntou: e Paulo Lacerda? Agora, as coisas passam a ter sentido.
Valor: Seria uma demonstração de que se tratava de chantagem?
Mendes: Pode ser. Interpretem como quiser.
Valor: Ou seja, que o próprio Jobim participou de uma tentativa de chantagem?
Mendes: Era uma conversa absolutamente normal, nós repassamos vários assuntos. Nós falamos sobre o Supremo, recomposição do Supremo, PEC da Bengala, a má articulação hoje entre o Judiciário e o Executivo. O Jobim participou da conversa inteira. Nesse contexto, cai uma ficha.
Valor: Que ficha caiu, de que seria uma estratégia?
Mendes: Isso é possível, vamos constrangê-lo com Paulo Lacerda. Não sei se é isso".
3 comentários:
Prezado Miro,
falta mais o quê para o pedido de cassação de Gilmar Mendes? Basta uma petição das entidades constitucionalmente competentes para tanto. Por que a OAB não agiu até agora?
A Secretaria de comunicação do Planalto emitiu a seguinte nota:
http://www2.planalto.gov.br/imprensa/notas-oficiais/nota-a-imprensa-14
O STF emiti a seguinte:
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=208716
O Estadão emiti esta:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,estado-divulga-nota-e-mantem-as-informacoes-publicadas,880024,0.htm
Alguém tem que colocar ordem na casa, ora tá igual casa de mãe Joana, ou quem pauta os poderes constituídos é o Estadão – acho que alguém com poderes legítimos e constitucionais está se furtando em usá-lo. tem que ser mais claro? Falta pulso em alguém, há momentos que quem pode manda quem tem juízo obedece…
Qualquer brasileiro honrado sente-se envergonhado e constrangido com os comentários amorfos e invertebrados do ministro Gilmar Mendes. Agora, eles se caracterizam como "fuxicos de candinha" que um "compadi" vai espalhando, para aproveitar os holofotes midiáticos.Quanta besteira... Bom, eles servem para mostrar que na Suprema Corte há um ministro amorfo e invertebrado. Na escala zoológica, entre os invertebrados, há a ameba...Quanto deserviço à nação.
Postar um comentário