sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Lula enfrenta nova teleguiada de Moro

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Lula voltou a falar publicamente na quarta-feira e, mais uma vez, deu nova prova de extrema coragem ao desafiar outra teleguiada de Sergio Moro, que assumiu o posto do ex-juiz politiqueiro que usou o processo do ex-presidente para construir carreira política que acaba de abraçar. Quem esperava um Lula alquebrado e com medo de novas armações, quebrou a cara.

O ex-presidente Lula acusou a Lava Jato de tê-lo tirado do ‘processo eleitoral’ porque ele poderia ter ganho a disputa ‘no primeiro turno’. Lula falou sobre a disputa eleitoral pela primeira vez, em audiência em que foi ouvido como réu do processo do sítio de Atibaia (SP):

“Vocês até já conseguiram me tirar do processo eleitoral. Porque sabiam que se eu fosse candidato eu ganhava no primeiro turno as eleições. A primeira coisa foi me condenar de forma apressada para me tirar…”, disse Lula

Em audiência de quase três horas de duração, carregada de tensão, Lula disse que os processos da Lava Jato são ‘uma farsa’.

Disse Lula:

“O que aconteceu com o apartamento, o Moro dá um julgamento aqui, eu sou acusado por fato indeterminado, o apartamento não tem nada a ver com a Petrobrás, mas eu estou na Lava Jato. E foi colocado na Lava Jato pelo Ministério Público só para me trazer para cá. Ainda vamos provar a verdade.”

No final do depoimento, Lula declarou se sentir um ‘troféu’ da Lava Jato.

A juíza Gabriela Hardt agiu exatamente como Sergio Moro agia quando Lula o desafiava. Na Verdade, parece até ter tomado aulas com o titular dessa geração de juízes e promotores jovens e politizados que atuam para a mídia e para a audiência das sessões filmadas.

Essa senhora ou senhorita, como Moro, ao interrogar Lula atuou com o objetivo óbvio de auferir ganhos políticos com vistas a projetos políticos como o que o ex-juiz abraçou.

O que claramente irrita essa garotada insolente do Judiciário e do Ministério Público que persegue Lula é a mesma altivez dele que sempre irritou a mídia e a elite branca em geral, porque ele nunca aceitou o papel de pau-de-arara submisso aos “dotô” da vida. O depoimento de Lula lava a alma dos que têm sede de Justiça e que, cedo ou tarde, serão saciados.

Assista a reportagem em vídeo [aqui].

0 comentários: