Parte da mídia hegemônica segue desesperada na busca da chamada “terceira via” para a sucessão presidencial de 2022. Ela tem medo do fascista Jair Bolsonaro, mas também rejeita qualquer postulante com um programa mais democrático e popular – hoje expresso principalmente na candidatura do ex-presidente Lula. Por isso, ela faz testes para encontrar o seu candidato ideal. Um dos ninhos testados é do PSDB. A busca alucinada é tanta que a mídia está dando cobertura especial até para as prévias internas na escolha do presidenciável tucano – algo inédito no telejornalismo brasileiro.
Em 19 de outubro, os jornais O Globo e Valor Econômico – do mesmo império midiático – promoveram o primeiro debate entre os três pré-candidatos da sigla queridinha do “deus-mercado”. Os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) e o ex-prefeito de Manaus Authur Virgílio tiveram espaço privilegiado para expor suas propostas [sic]. A mediadora Vera Magalhães, sempre tão agressiva contra lideranças de esquerda, não fez qualquer provocação aos “tucanos cheirosos”.
Promoção de assinatura do jornal
Em 19 de outubro, os jornais O Globo e Valor Econômico – do mesmo império midiático – promoveram o primeiro debate entre os três pré-candidatos da sigla queridinha do “deus-mercado”. Os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) e o ex-prefeito de Manaus Authur Virgílio tiveram espaço privilegiado para expor suas propostas [sic]. A mediadora Vera Magalhães, sempre tão agressiva contra lideranças de esquerda, não fez qualquer provocação aos “tucanos cheirosos”.
Promoção de assinatura do jornal
Diante das suspeitas sobre a inusitada cobertura da disputa no PSDB, o Grupo Globo até tentou se justificar e afirmou, em nota oficial lida na maior caradura pela mediadora, que toparia realizar transmissões de outras prévias partidárias. Haja cinismo. Afinal, não há nada marcado nesse sentido por outras legendas. Só mesmo o ninho tucano está em guerra para definir quem será seu candidato à presidência da República em 2022 – o que confirma a grave crise vivida pelo partido.
Na ocasião, o que chamou a atenção das redes sociais foi que o jornal O Globo fez uma oferta de assinatura grátis para os que acessassem o link da transmissão ao vivo do debate. Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e candidato do PT em 2018, disparou na internet que considerava “a prática imoral e ilegal”. Segundo ele, a promoção “configura doação de recursos em proveito de um partido político". A oferta foi apagada das redes sociais após a enorme repercussão negativa.
A primeira vez na tevê brasileira
Agora, depois do vexame promovido pelo Grupo Globo, é a CNN-Brasil que anuncia que também transmitirá um debate com os pré-candidatos tucanos. Ele ocorrerá em 17 de novembro. Como registra Mauricio Stycer no UOL, “é a primeira vez que a TV brasileira apresenta um evento deste tipo, com pré-candidatos ainda não oficializados pelo partido que representam. Tradicionalmente, em anos eleitorais, são exibidos debates com candidatos inscritos na Justiça Eleitoral”
Incrédulo, o colunista lembra que “o jornal O Globo, em outubro, também promoveu debate com os três pré-candidatos tucanos e o exibiu em suas plataformas digitais. A CNN-Brasil decidiu seguir uma iniciativa comum nos Estados Unidos, praticada pela matriz do canal, de promover debates com pré-candidatos”. Qualquer argumento serve na busca da tal “terceira via”. Caso não dê certo, o dono da emissora, um bolsonarista “preocupado”, seguirá com o original.
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