sexta-feira, 5 de maio de 2023

Falsificação de Bolsonaro repercute no mundo

The Washington Post, 03/5/23
Por Altamiro Borges


A operação da Polícia Federal de busca e apreensão na mansão de Jair Bolsonaro em Brasília e a prisão de seis serviçais do ex-presidente repercutiram com força na imprensa internacional. O fascista está mais sujo do que pau de galinheiro no mundo. As denúncias de fraude dos comprovantes de vacinação evidenciam a mediocridade e cinismo do fascista fujão.

Impacto na mídia dos EUA

O maior jornal dos EUA, The New York Times, destacou que “polícia do Brasil invade casa de Bolsonaro em caso de cartões de vacinação falsos”. A reportagem ainda especula que a falsificação seria “possivelmente para ajudar Bolsonaro a entrar nos Estados Unidos”. Já o Washington Post realçou em seu portal na internet: “Status da vacinação foi falsificado antes de ele entrar nos EUA, diz polícia brasileira... Bolsonaro tentou enganar as autoridades americanas”.

O conservador Wall Street Journal estampou: “Polícia brasileira vasculha casa de Bolsonaro em investigação sobre vacina” e enfatiza que ex-presidente “enfrenta acusações de que mentiu para viajar aos EUA”. Até o site trumpista da Fox News deu destaque para a operação da PF no Brasil, enfatizando que o capacho de Donald Trump “nega irregularidades”.

Agências internacionais de notícias 

Fora dos EUA, a investigação da fraude também teve forte impacto. Como descreve Carmen Munari, no site do Fórum-21, “a mídia internacional acompanhou de perto a operação da Polícia Federal na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro e a prisão de seus auxiliares realizada nesta quarta-feira (3). O ajudante de ordens Mauro Cid é um dos presos. Agências e jornais dos EUA, Europa e América Latina seguiram os detalhes da busca e apreensão na residência de Bolsonaro”.

Com chamadas na capa, as agências Reuters e Associated Press (AP) detalharam a ação que cumpriu mandados de busca e ordens de prisão. “Casa de Bolsonaro invadida e telefone apreendido em investigação sobre registro de vacinas no Brasil”, deu no título a Reuters. “Casa de Bolsonaro é revistada enquanto o Brasil investiga cartões de vacina falsos”, realçou a AP.

Já o diário britânico The Guardian estampou: “Polícia brasileira faz buscas na mansão de Jair Bolsonaro e prende assessor”. E o francês Le Monde mancheteou: “Brasil: polícia faz buscas na casa de Jair Bolsonaro”. O jornal lembra que durante o seu mandato, o ex-presidente “criticou repetidamente as vacinas, dizendo em várias ocasiões que não tinha intenção de ser imunizado, enquanto a pandemia já matou mais de 700 mil pessoas no Brasil”.

Em nosso subcontinente, o site do Fórum-21 registra os destaques nos jornais argentinos La Nación e Clarín. Este último lembra que “em fevereiro o governo Lula informou que há um registro de vacinação contra o coronavírus do ex-presidente Jair Bolsonaro no sistema do Ministério da Saúde. De acordo com o documento, o ex-presidente recebeu a dose única da Janssen em 19 de julho de 2021, em um pronto-socorro em Perus, na zona norte de São Paulo. Bolsonaro disse em mais de uma ocasião que nunca foi vacinado”.

0 comentários: