quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

MBL se isola na defesa do Mussolini tucano

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O site do grupo Mídia Ninja publicou interessante estudo de redes sobre a repercussão no Twitter da nomeação do tucano Alexandre Moraes, até aqui ministro da Justiça, para a vaga aberta no STF pela morte do ex-ministro Teori Zavscki.

Esse tipo de estudo de rede costuma ser feito por empresas especializadas e, no caso do Twitter, os nomes dos tuiteiros que atuam naquela rede social aparecem em maior ou menor tamanho de acordo com o peso que tiveram na discussão de algum tema.

Vale ressaltar que o Blog da Cidadania – que, no Twitter, atua através do perfil deste que escreve, @eduguim – apareceu muito bem cotado nesse estudo.

O mais interessante, porém, é que, com exceção de um grande perfil de direita, os outros perfis dessa mesma orientação política também caíram matando na nomeação de Moraes para o STF. Confira, abaixo, trecho da matéria. Retomo o post em seguida.

*****

Do site do Mídia Ninja

(…)

Na manhã de segunda-feira, as redes sociais online foram inundadas por uma notícia que, posteriormente, revelou-se indesejada para grande parte dos usuários envolvidos no debate político nas redes sociais online: a indicação de Alexandre Moraes, atual ministro da justiça, para o cargo de ministro do Superior Tribunal Federal.

O ministro carrega consigo uma carreira cheia de, digamos, controvérsias. Longe de ser uma unanimidade enquanto indicado ao cargo, Alexandre Moraes atingiu quase que outra unanimidade, é verdade, mas no sentido inverso: redes progressistas, marcadas pelo apoio à esquerda e redes “anti-PT”, marcadas pelos ataques à esquerda e ao Partido dos Trabalhadores, em especial, tiraram o dia para atacar a indicação do presidente Michel Temer.

Assim, cada um em seu “agrupamento”, alvejaram Alexandre Moraes sem dó nem piedade.

Confira, abaixo, o mapa da discussão sobre a nomeação de Moraes no Twitter.



O ponto interessante de todo esse cenário foi a presença de diversos perfis que, outrora defenderam/se calaram frente as medidas polêmicas do governo Temer, resolveram se manifestar contra a indicação.

Até mesmo o perfil VemPraRua_br se manifestou contra a indicação, junto com o BlogDoPim, brasil_fotos e outros perfis que, notoriamente, tendem a apoiar as medidas do atual governo federal.

Abaixo, os termos mais utilizados para se referir a Moraes no Twitter




As críticas contra Moraes mudam de acordo com os agrupamentos que o atacam: do agrupamento amarelo [progressista/esquerda] as críticas partem, principalmente, da filiação ao PSDB, do envolvimento com o PCC e do diálogo divulgado no ano passado em que Jucá pede um “pacto” para “estancar” a Lava Jato.

Já no agrupamento azul [Anti-PT/conservador] as críticas partem muito mais de uma tese escrita por Alexandre Moraes onde ele mesmo, em uma espécie de “premonição acadêmica”, critica o que viria a ser sua própria nomeação.

Sentindo falta de alguém? Pois é. Mais uma vez o perfil MBL – Movimento Brasil Livre – esteve ausente de todo e qualquer debate envolvendo uma polêmica do governo Temer, PMDB e PSDB durante boa parte do dia.

No Twitter o perfil apenas se contentou em divulgar a indicação. Já no Facebook, o movimento buscou ir mais longe, defendendo a indicação.


(…)

Não há muito o que estranhar. Moraes tem relação antiga com o tal MBL – Movimento Brasil Livre. Em maio do ano passado, logo após o afastamento de Dilma Rousseff, o UOL divulgou áudio que comprovou que DEM, PSDB, SD e PMDB pagaram o tal “movimento” para organizar manifestações contra o PT.

Já em setembro, a colunista da Folha de São Paulo Monica Bergamo noticiou que Temer concordou em “contratar” o grupo para “prestar assessoria ao Planalto, com mucha plata publica, por supuesto.

E, dentro da camarilha golpista, Alexandre de Moraes mantém uma relação extremamente próxima com o MBL, como ficou claro em novembro, quando ele se reuniu com o grupo em Ribeirão Preto e causou confusão ao antecipar a ele a prisão de Antonio Palocci.

Pelo visto, porém, essa consultoria milionária do MBL para os golpistas não está funcionando muito bem. Alexandre de Moraes está apanhando como gente grande após ter sido nomeado. Inclusive por parte de grupos que deveriam defendê-lo.

1 comentários:

Anônimo disse...

MBL Movimento BOCA livre