terça-feira, 12 de julho de 2022

Violência bolsonarista repercute no exterior

Por Altamiro Borges

A escalada da violência fascista no Brasil – que adquiriu contornos trágicos neste sábado (9) com o assassinato de um dirigente petista em Foz do Iguaçu (PR) – já é destaque na imprensa internacional. Conforme registra o colunista Nelson de Sá, na Folha, a bárbara execução virou notícia nas principais agências internacionais e nos maiores veículos do mundo.

“A cobertura externa dos ataques à campanha petista já vinha crescendo, com relatos como ‘polícia prende homem que jogou explosivo no comício de Lula’, na Bloomberg, e ‘ex-presidente passa a usar colete à prova de balas’, do argentino Ámbito Financiero a portais chineses como Sina Finance”.

“Com o assassinato em Foz do Iguaçu, a Reuters despachou, para ampla reprodução em publicações dos EUA e Europa, a reportagem ‘dirigente de partido no Brasil é morto a tiros em meio a escalada da violência política pré-eleitoral’. Anota que ‘"é um mau presságio" para a eleição presidencial no país”. O despacho da Reuters é replicado em 6.250 veículos noticiosos do planeta.

Já a agência France Presse disparou matérias, para reprodução em jornais como o francês Le Figaro, que o “partido de Lula denuncia assassinato de um de seus ativistas". A AFP observa que “o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro facilitou o acesso a armas desde que chegou ao poder”.

A notícia do assassinato cometido por um seguidor fanático do “capetão” também foi estampada na homepage de jornais argentinos. La Nación destacou que “apoiador de Bolsonaro assassina apoiador de Lula em Foz do Iguaçu". Já o Página/12 enfatizou que “bolsonarista matou a tiros um dirigente do partido de Lula”. O assunto também foi destaque no Clarín. 

Já o espanhol El País realçou: “Líder do PT brasileiro é morto a tiros pelas mãos de um bolsonarista... Marcelo Arruda, tesoureiro do partido de Lula, estava comemorando seu aniversário quando o assassino invadiu sua festa gritando ‘aqui somos Bolsonaro, filhos da puta!”. O português Diário de Notícias também repercutiu: “Apoiante de Bolsonaro invade festa e mata aniversariante lulista”.

0 comentários: