domingo, 18 de fevereiro de 2018

Luana Piovani devolverá a grana da Rouanet?

Por Altamiro Borges

Saiu na coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, neste domingo (18):

*****

Ministério da Cultura cobra R$ 747 mil de Luana Piovani

Por Clarissa Stycer

Luana Piovani tem feito sucesso com seu canal no YouTube, onde divide sua intimidade e tira dúvidas de fãs. Agora, porém, terá que lidar com outro tipo de questionamento: o Ministério da Cultura está cobrando R$ 747 mil da atriz por causa da peça “O pequeno príncipe", produzida e protagonizada por ela em 2006 por 17 cidades do país. O projeto, que contou com o incentivo da Lei Rouanet, teve a prestação de contas reprovada. De acordo com o ministério, há “divergência entre as notas fiscais apresentadas e a relação de pagamentos informada”. Luana pode recorrer.


*****

A celebridade global vai realmente sofrer “outro tipo de questionamento”. Na verdade, já está sofrendo. Nas redes sociais, ela está bombando, com os internautas ironizando sua hipocrisia e perguntando se ela devolverá a grana arrecadada pela Lei Rouanet. Na cavalgada golpista que resultou no impeachment de Dilma Rousseff e na chegada ao poder da quadrilha de Michel Temer, a atriz que adora os holofotes da mídia virou uma das musas dos “coxinhas” – os tais “manifestoches” da Paraíso do Tuiuti. Com a fantasia de “ética na política”, Luana Piovani vestiu a camiseta amarela da CBF e foi às ruas berrar pelo “Fora Dilma”. Ela também nunca escondeu o seu ódio doentio ao ex-presidente Lula, ao PT e às forças de esquerda.

Em julho do ano passado, quando o juizeco de Curitiba condenou o líder petista, ela festejou a decisão. “E o Moro, que condenou o Lula a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro? Gente, estou me tremendo toda de emoção!”, postou na internet. Em outra mensagem, a moralista sem moral foi ainda mais agressiva: “Agora, lógico que ele vai recorrer, mas acho que devia recorrer em regime fechado, presinho, não em liberdade, porque está dando muita dor de cabeça. Temos que resolver o Brasil, né? O Brasil está caindo pelas tamancas. Mas agora a gente já pode chamá-lo de condenado, né? Foi condenado, ou seja, ele está errado. Gente, que vitória!”. E ainda postou fotos bebendo um drink. “Lula condenado vale uma celebração!". E brincou com o hit “Despacito”: “Ainda falta um tanto para ser preso, mas vamos ‘despacito’”.

No início deste ano, Luana Piovani – que tanto ajudou no assalto ao poder pela quadrilha de Michel Temer – anunciou que estava de mudança para Portugal. Será que o motivo teria sido a irregularidade encontrada na prestação de contas da Lei Rouanet? A sua incoerência também foi motivo de chacotas nas redes sociais e de um texto hilário do jornalista José Baço, no blog Chuva Ácida. Vale conferir:

*****

Carta a Luana Piovani

Olá, Luana.

Que legal! Fiquei a saber que você decidiu vir morar em Portugal e então tomei a liberdade de escrever para dar uns bitaites. Não agradeça, é a cortesia lusitana. As pessoas de bem são sempre bem-vindas, Luana. Os portugueses são um povo que sabe receber, mas também tem o lado prático: há cálculos a dizer que, para manter o crescimento, o país precisa de 900 mil imigrantes para trabalhar e a gerar riqueza. É gente, né?

Eu explico, Luana. Em Portugal a gente tem um sistema de welfare (muito já se perdeu com os ataques neoliberais) e o dinheiro dos impostos é essencial para investir em saúde, segurança ou educação. Para todos. Então você vai entender a preocupação. Todos são bem-vindos, menos aqueles brasileiros que defendem a ideia de que “sonegar é legítima defesa”. Esses a gente não quer. Podem ficar no Brasil.

Aliás, soube que você estava indecisa entre Portugal e EUA. Não resisto a dar um palpite: a Califórnia deve ser melhor opção. Imagine que Portugal é governado pelo Partido Socialista, um pessoal de centro-esquerda muito parecido com o Partido dos Trabalhadores, no Brasil. E surge a questão. Será que você vai curtir a ideia de ser governada por “socialistas”? O poder está tomado pelos “esquerdistas”, Luana.

O atual governo é minoritário e só consegue governar com o apoio do Partido Comunista (coligado com os não menos esquerdistas Os Verdes) e do Bloco de Esquerda. É o tipo de gente que, mesmo em Portugal, um país de brandos costumes, muitos chamam “extrema esquerda”. Ou seja, para os padrões coxinhas brasileiros eles são ainda mais “esquerdopatas” que os petistas. É dureza.

E mais uma inside information. O Bloco de Esquerda é coordenado pela Catarina Martins. Então fico a imaginar como você vai reagir a isso, uma vez que parece não gostar muito de mulheres no comando. Dilma que o diga, né? E o Partido Comunista é liderado pelo Jerónimo de Sousa, um antigo operário metalúrgico. Metalúrgico? Onde é que já ouvimos essa história? Ah, sim, Lula. Então fica a pergunta: será que você quer mesmo viver num país como Portugal?

Olha, Luana, a gente até já esqueceu aquele episódio do Instagram. Lembra como foi? “O Brasil foi explorado tantos anos por Portugal e agora continuará a ser pela PT! Não é à toa que a sigla de Portugal é PT! Eu votei Aécio!”, você escreveu. Confesso que não entendi a declaração, porque parece uma maluquice pegada (expressão cá da terra) e não faz o menor sentido. Era uma tentativa de ofender? Passou.

Despeço-me, Luana, na expectativa de que tenham sido informações úteis e que a ajudem a decidir. Se vier para Portugal vai ser bem recebida. Como foi a Madonna, que já vive aqui faz um tempinho. Aliás, vai ser uma honra para os portugueses ter, ao mesmo tempo, duas estrelas de expressão mundial.

É a dança da chuva.


*****

Leia também:

Golpistas se lambuzam com lei Rouanet

Aécio apoia "soneguetes" da Globo

0 comentários: