terça-feira, 12 de novembro de 2013

400 especialistas debatem o Brasil!

Do sítio da Fundação Perseu Abramo:

Debater o Brasil! Este é o principal objetivo do I Fórum FPA 2013, organizado pela Fundação Perseu Abramo, com apoio do Partido dos Trabalhadores, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro (sexta, sábado e domingo), em São Paulo (Espaço Immensità – Mercure Nortel - Av. Luiz Dumont Villares, 400 – Santana – São Paulo/SP).

Com base em publicações inéditas, que analisam profundamente 18 temas e os 26 estados da federação mais o Distrito Federal, elaboradas por mais de 400 especialistas – tanto provenientes do âmbito acadêmico quanto com atuação nos movimentos sociais ou órgãos governamentais – , o Fórum FPA 2013 tem o objetivo de, em um mesmo espaço, reunir as boas ideias que surgiram a partir do Projetos Para o Brasil e Situação dos Estados – publicações e apresentações que serão divulgadas no evento – , ouvir e debater projetos e programas para que o Brasil siga mudando.

Além do debate com bases nestas publicações, o Fórum também terá espaço para atividades autogestionadas e temáticas (Mulheres, Combate ao Racismo, Cultura, Agrária, Sindical e Meio Ambiente, Direitos Humanos, entre outras, e demais projetos da FPA (Classes Sociais, Pesquisas, Comunicação, Ativismo Digital, etc).

O Fórum é aberto e gratuito, e as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro, com início em 11 de novembro, segunda-feira, pelo portal da FPA (www.fpabramo.org.br/forum2013). O Fórum pretende reunir, além dos especialistas, representantes do governo, da academia, da sociedade, da juventude, movimentos sociais, partidos políticos, instituições de pesquisa, profissionais liberais, classe artística, sindicatos, gestores públicos, comunicadores, estudantes, ou seja: representantes de todas as partes que compõe esse grande país, o Brasil.

Entenda o Fórum FPA 2013
Nos últimos dez anos o Brasil mudou, aliando crescimento contínuo da economia com redução da desigualdade de renda e diminuição das desigualdades sociais. Alterou a rota até então traçada pelos que sempre o comandaram. Ousou, inovou, e fez surgir, dentro e fora do país, uma nova imagem: a de um território de mudanças e conquistas.

Dizer que o Brasil mudou e melhorou não significa que nossos problemas históricos tenham sido resolvidos. A inserção subordinada e dependente na economia mundial, os anos de conservadorismo, ditaduras e autoritarismo e a ação das elites econômicas liberais e neoliberais marcaram estruturalmente o país por cerca de 500 anos, produzindo desigualdades sociais, econômicas, culturais e políticas.

Preocupada tanto com a continuidade das mudanças em curso quanto com o aprofundamento delas, a Fundação Perseu Abramo vem, desde janeiro de 2013, pesquisando Projetos para o Brasil, conjunto de estudos temáticos sobre os principais problemas brasileiros, e a Situação do Estados, série de estudos e publicações com o objetivo de oferecer uma análise da situação de cada estado, a partir do diagnóstico sobre a economia, sociedade, infraestrutura e administração pública de cada unidade federativa e as principais regiões.

Para tanto, reuniu um grupo de especialistas em cada tema, provenientes do âmbito acadêmico, movimentos sociais ou órgãos governamentais. Tais especialistas assumiram a tarefa de identificar obstáculos e entraves para a consecução de políticas visando a superação daqueles problemas, a partir de um diagnóstico da situação e de uma avaliação crítica das propostas existentes para enfrentá-los.

A partir da publicação dos estudos, que envolveram o trabalho de centenas de profissionais, a FPA organizou o Fóum FPA 2013, com o objetivo de, a partir dos estudos produzidos para o Projetos para o Brasil, debater ideias e programas que apontem novos caminhos para que o Brasil siga mudando, com crescimento, distribuição de renda, e mais direitos sociais.

Temas do Projetos para o Brasil:
A Questão Fiscal e o papel do Estado; Contexto Global e o Novo Posicionamento Brasileiro; Padrão de Acumulação e Desenvolvimento Brasileiro; Brasil, Crise Internacional e Projetos de Sociedade; Comunicações, Desenvolvimento, Democracia; Violência e Segurança Pública; Consórcios Públicos e as Agendas do Estado Brasileiro; Infraestrutura, Transportes e Mobilidade Territorial; Modelos e Alternativas Energéticas; Pacto Federativo, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento Agrícola e Questão Fundiária; Política Educacional, Cidadania e Conquistas Democráticas; Políticas Sociais, Desenvolvimento e Cidadania; Cidades Brasileiras e a Questão Urbana; Sustentabilidade Ambiental; Experiência Democrática, Sistema Político e Participação Popular; Regulações do Trabalho e Instituições Públicas

Coordenadores das publicações do Projetos para o Brasil:
Ana Fonseca; Amir Khair; Carlos Brandão; Carlos Guilherme A. Mielitz Netto; Eduardo Fagnani; Guaracy Mingardi; Hipólita Siqueira; José Augusto Valente; José Dari Krein; Leonardo Avritzer; Luiz Pinguelli Rosa; Marcela Cherubine; Marcos Dantas; Nabil Bonduk; Pablo Gentili; Rossella Rossetto; Samuel Pinheiro Guimarães; Vanessa Petrelli Corrêa; Vicente Andreu; Vicente Trevas; Wladimir Pomar

Coordenadores dos estudos Situação dos Estados:
Adão Francisco de Oliveira; Alfredo Pessoa; Antônio José Medeiros; Antonio Sergio Monteiro Filocreão; Artur de Souza Moret; Aristides Monteiro; Eduardo Ernesto Filippi; Fernanda Fialho; João Claudio Arroyo; João Sicsú; Jose Antonio Spinelli; José Rego; Julio Miragaya; Kleber Frizzera; Marcelo Carneiro; Marcio Cruz; Marcos Cordiolli; Maria Lucia Falcon; Marilene Correa; Maristela Costa; Miguel Matteo; Otavio Dulci; Ranieri Muricy Barreto; Reginaldo Araujo; Rodrigo Freire de Carvalho e Silva; Sandra Lira; Tasso Leite

Serviço:

Fórum FPA 2013
29, 30 de novembro e 1 de dezembro
hotel Mercure São Paulo Nortel, no espaço de convenção Immensità
Av. Luís Dumont Villares, 400, Vila Guilherme
Inscrições de 11 a 22 de novembro, pelo portal da FPA (www.fpabramo.org.br/forum2013)

0 comentários: