Por Altamiro Borges
A autora da proposta, a parlamentar Jenny Jones, argumentou
que “Londres ganhou o direito de sediar os Jogos de 2012 com a promessa de
deixar um legado de crianças mais ativas e sadias ao redor do mundo”. Segundo
ela, os produtos do McDonald’s e da Coca-Cola são prejudiciais à saúde, sendo
responsáveis diretos pela crescente obesidade infantil. O projeto afirma que é
um contrassenso o Comitê Olímpico Internacional (COI) ser patrocinado por
empresas que fornecem produtos altamente calóricos.
A obesidade da mídia comercial
O repórter Rodrigo Russo, da Folha, publicou hoje uma
reportagem que não será capa dos jornalões nem destaque dos telejornais. Talvez
nem apareça no Jornal Nacional da TV Globo, que nem sequer tem tratado das Olimpíadas de
Londres. Segundo informa, “a menos de três semanas do início dos Jogos
Olímpicos, a Assembleia de Londres (órgão legislativo municipal) contesta os
patrocínios de Coca-Cola e McDonald's para a competição e pede que sejam
banidos - o que é pouco provável de acontecer”.
Segundo a reportagem, “no Reino Unido, mais de 30% das
crianças estão acima do peso ou têm obesidade. Na população adulta, o
percentual sobe para 60%”. O McDonald's e a Coca-Cola têm contratos que
garantem a exclusividade da venda de alimentos e de bebidas não alcoólicas nos
locais que abrigarão disputas olímpicas. No Parque Olímpico, o McDonald's terá
a sua maior loja do mundo, para 1.500 pessoas – dez vezes mais que a média de
seus restaurantes.
Será que as emissoras de televisão do Brasil, que tem feito
de tudo para derrubar a classificação indicativa, tratarão deste tema tão indigesto?
Ou será que os bilionários anunciantes realmente pautam a mídia comercial? E
dane-se a saúde da população!
2 comentários:
AInda bem que a Inglaterra tem alguém que pensa!! O difícil é ela atingir esse objetivo. Tomara que tenha sucesso e que lá não ocorra o mesmo que aqui, que até leis especiais foram criadas. Pouco vergonha. Essa história de Copa e Olimpíadas nunca me agradou.
Por que a velha imprensa deveria noticiar isso? Ela noticia quem são os patrocinadores? Que eu saiba não.
Por que a Dilma liberou cerveja nos estádios? E por que a cerveja não é de uma marca nacional?
A noticia você pegou de um jornal muito criticado pela esquerda e a esquerda também não deu nenhuma atenção pra isso.
É muito chororô Miro.
VAmos parar com esse complexo de vira-lata.
Postar um comentário