segunda-feira, 15 de julho de 2019

Defesa Nacional está ameaçada!

Enviado por Manuel Domingos Neto

Somos pesquisadores acadêmicos dedicados aos Estudos de Defesa. Temos como objeto de atenção as Forças Armadas, as relações entre civis e militares, as formulações geopolíticas e outros temas relacionados à Defesa Nacional. Em diversas instituições de ensino, predominantemente públicas, formamos graduados, mestres e doutores civis e militares.

Desde o século XIX, o militar brasileiro compreendeu a importância do conhecimento científico e do domínio de tecnologias para a preservação de nossa soberania. Essa compreensão aprofundou-se durante o regime republicano. Tornou-se indiscutível para soldados, marinheiros e aviadores que, sem a produção do saber científico, do desenvolvimento industrial e da autonomia energética, o Brasil estaria condenado a submeter-se às potências estrangeiras.

Ao longo do tempo, os militares estimularam de forma pioneira o crescimento do ensino universitário e da pesquisa. Mesmo a ditadura implantada em 1964 fez avançar o desenvolvimento e a institucionalização do ensino e da ciência. Entre diversas iniciativas, a Ditadura reconheceu a Antropologia, a História e a Sociologia como áreas do conhecimento científico.

A comunidade de professores e pesquisadores brasileiros, envolvendo todas as áreas de conhecimento, ganhou porte e qualidade. Tornou-se imprescindível ao atendimento de demandas sociais e econômicas. Configurou-se indispensável à Defesa do Brasil.

O desmonte em curso do aparato público de ensino e pesquisa, a perda de controle de empresas de grande capacidade tecnológica (como a Petrobras e a Embraer) e os golpes infringidos à engenharia complexa atentam contra a nossa soberania.

O atual governo, ostensivamente amparado e composto por militares, procede de forma contrária à defesa nacional e aos interesses do Brasil estabelecidos na Constituição de 1988. Em alguns meses, o propósito demolidor comprometeu esforços desenvolvidos em mais de um século por civis e militares.

É imperativo deter essa orientação antagônica aos seus interesses nacionais!

Assinam:

Manuel Domingos Neto

Eliézer Rizzo de Oliveira

João Roberto Martins Filho

Héctor Saint-Pierre

Suzeley Kalil Mathias

Piero Leirner

Alexandre Fuccille

0 comentários: