quarta-feira, 14 de junho de 2017

Temer castra até o Dia dos Namorados

Por Altamiro Borges

A mídia chapa-branca bem que tentou criar um clima de otimismo para o Dia dos Namorados – uma data comercial criada pelo publicitário João Doria, pai do atual "prefake" de São Paulo. Na véspera do 12 de junho, os jornalões e as emissoras de televisão divulgaram que o comércio teria uma alta nas vendas como decorrência da tão alardeada – e falsa – "recuperação da economia". A realidade, porém, mais uma vez jogou a credibilidade da imprensa no lixo. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (13) pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC-Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), as vendas caíram 9,61% na comparação com a mesma data do ano passado. 

Os dados comprovam que a economia segue em declínio acelerado, apesar dos discursos otimistas do moribundo Michel Temer e da mídia venal. Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, a queda nas vendas mostra que o varejo ainda não se recuperou dos efeitos da grave crise. "Embora os juros estejam diminuindo e a inflação esteja em patamar abaixo da meta, o comércio só deverá sentir os efeitos positivos do fim da recessão quando a recuperação econômica se refletir em aumento da renda e da empregabilidade, fato que ainda não aconteceu”. Com o desemprego batendo recordes e com a renda das famílias despencando, os namorados não tiveram muito o que comemorar.
Em tempo: a mercenária revista IstoÉ – também conhecida nos meios jornalísticos como "QuantoÉ" – aproveitou a data para bajular o atual prefeito paulistano. Em tom de propaganda, ela lembrou que "neste dia 12 de junho, milhares de apaixonados comemoram o Dia dos Namorados. Mas, por que no Brasil a data é comemorada em 12 de junho e não no dia 14 de fevereiro, como na maior parte dos países do mundo? Apesar de haver uma explicação religiosa para o dia, já que ele ocorre 24 horas antes do dia do 'santo casamenteiro' Santo Antônio, tudo indica que a data foi estabelecida por conta de um motivo comercial. Desde 1948, ao menos, o 12 de junho tornou-se o Dia dos Namorados após o publicitário João Dória, pai do atual prefeito de São Paulo, criar uma campanha para alavancar as vendas no mês de junho".

"Como era um período fraco para os negócios, a rede de lojas Clipper queria atrair os consumidores e Dória decidiu criar uma data para os casais apaixonados. E, novamente, o 'santo casamenteiro' aparece: como era (e ainda é) comum fazer promessas para encontrar o amor ao santo católico, o publicitário pensou em utilizar o dia anterior para a celebração. O slogan para a campanha não poderia ser mais comercial: 'Não é só com beijos que se prova o amor'. E a criação foi um sucesso tamanho que outras lojas começaram a adotar o dia nos anos seguintes". O filho, que transformou a prefeitura em uma operação lucrativa de marketing, teve a quem seguir.

*****

Leia também:

O desemprego e o silêncio cínico da mídia

Desemprego explode e mídia abafa

Economia desaba e mídia confessa: “Erramos”

Desemprego em alta e Temer em queda

A desgraça Temer: 12,3 milhões sem emprego

O austericídio e o desemprego

Os golpistas e a destruição trabalhista

Quantos empregos custa a Lava Jato?

Dieese confirma: desemprego arrasa o Brasil

Temer derrete a economia e vice-versa

O desemprego é maior entre as mulheres

0 comentários: