segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Clarín é fatiado e a mídia estrebucha

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o governo argentino aprovou a proposta de fatiamento do Grupo Clarín, o maior conglomerado de mídia do país. A medida, fixada pela ousada “Ley de Medios”, foi festejada pela Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (Afsca), a agência estatal responsável pela regulação deste setor estratégico. "Com a adequação do Clarín à lei, não acaba seu direito de informar e opinar com liberdade. Acaba sua possibilidade de se impor como um gigante econômico e monopólico para manipular a opinião pública e condicionar a democracia", comemorou Martín Sabbatella, diretor do órgão. No mundo inteiro – principalmente na América Latina –, os barões da mídia lamentaram a derrota parcial.

Serra diverge de Aécio. Fogo amigo?

Por Altamiro Borges

Descartado pelo PSDB, o eterno candidato José Serra surpreendeu na semana passada durante uma palestra para rentistas em São Paulo. Ao analisar o cenário econômico do país, ele discordou do discurso terrorista de Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, e da "guerra psicológica" patrocinada pelos urubólogos da mídia. "Eu não vejo que o quadro econômico seja tão calamitoso quanto se divulga", afirmou o rejeitado tucano, segundo relato acanhado do jornal O Globo. Para desencanto da oposição partidária e midiática, ele foi ainda mais taxativo: "Não há o risco de descontrole inflacionário"; "não há perspectiva de descontrole na área fiscal e muito menos de calote".

Direita avança também no Equador

Por Altamiro Borges

Após sofrer duros revezes em vários nações da América Latina, a oligarquia local - com apoio aberto ou enrustido dos EUA e a cobertura da mídia colonizada - volta a mostrar suas garras no continente. Em alguns países, ela aposta escancaradamente na desestabilização da economia e no caos político, como na Venezuela e na Argentina. Em outros, ela tenta superar a sua divisão e apresenta candidatos "jovens", com o discurso da "inovação", para atrair eleitores. Neste domingo (23), a "nova direita" do Equador obteve importantes vitórias eleitorais nas disputas para as três principais cidades do país - inclusive na capital, Quito, além de Guayaquil e Cuenca.

Trensalão: as pegadas de Matarazzo

Por Pedro Marcondes de Moura, na revista IstoÉ:

Os escândalos envolvendo as sucessivas gestões do PSDB à frente do Estado de São Paulo chegaram à antessala da cúpula tucana. Na última semana, após acatar a denúncia de corrupção do Ministério Público Federal em estatais de energia durante o governo de Mário Covas, o juiz federal Marcelo Cavali autorizou também a abertura de um novo inquérito para investigar o vereador tucano e serrista de primeira hora, Andrea Matarazzo. 

Sobre as tagarelices de Gilmar Mendes

Por Wadih Damous, no blog Viomundo:

Criou indevida controvérsia o fato de os condenados na ação penal 470 estarem recebendo doações de militantes partidários para o pagamento das multas, além das penas de prisão, a que foram condenados.

Logo, vozes se fizeram ouvir bradando contra o ato de solidariedade aos condenados. A mais estridente delas foi a do Dr. Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Em sua verberação afirma que a pena não pode passar da pessoa do condenado e, por isso, as doações seriam ilegais.

Paraísos fiscais e sonegação só crescem

Por Flavio Sylos, no blog Diário do Centro do Mundo:

Os paraísos fiscais se multiplicam como coelhos. Hoje, são mais de sessenta. Nas ultimas décadas, cresceu também brutalmente o volume de dinheiro alocado em fundos offshore.

Um estudo conduzido por James Henry, antigo economista chefe da consultoria McKinsey, estima que entre US$ 21 trilhões e US$ 32 trilhões estão guardados em paraísos tributários. Isso equivale à economia dos EUA e Japão somadas - praticamente 30% do PIB do planeta.

A ameaça fascista na Venezuela

Por Atílio Boron, no sítio Vermelho:

A crescente desestabilização pela qual passa atualmente a Venezuela tem um objetivo irredutível: a queda do governo de Nicolás Maduro. Não há espaço para outras interpretações nessa afirmação que, inclusive, foi expressa em diversas ocasiões não apenas por manifestantes da direita, mas também pelos seus principais líderes e inspiradores locais: Leopoldo López y Maria Corina Machado.

Xeque mate: #NaoVaiTerAlckmin

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

A população que vive em São Paulo não aguenta mais a violência, os serviços públicos sem qualidade e a corrupção. São muitos e muitos problemas que afligem diversos setores, como os trabalhadores, estudantes, idosos e aqueles que se manifestam por um mundo melhor.

A Policia Militar de São Paulo é uma das polícias mais violentas do mundo. Violenta famílias de trabalhadores que vivem na periferia, assim como reprime aqueles que se manifestam democraticamente.

Barbosa é candidato a presidente

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Renato Rovai, em seu blog:

No prazo limite de sua desincompatibilização do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa anuncia a aposentadoria da toga e a filiação a um pequeno partido político. Não terá mais do que 30 segundos. Sua decisão incendiará as eleições.

Aécio dirá que se trata de uma postulação legítima, que o ex-presidente do Supremo é um homem de bem, como Eduardo Azeredo.

Há espaço para um jornal popular?

Por Maria do Rosário Caetano, no jornal Brasil de Fato:

Por que segmentos progressistas da população brasileira, em especial os movimentos sociais organizados, jamais conseguiram implantar um jornal diário e alternativo no país? Por que repórteres, de forma cooperativada, também não conseguiram lançar um “jornal de jornalistas”, nos moldes do italiano Il Manifesto ou do francês Le Monde? Mesmo a imprensa partidária brasileira tem história modesta. Nada vicejou por aqui que lembre veículos de prestígio como o L´Humanitè francês ou o L’Unità, da Itália.

Aécio Neves é vaiado em Maceió

Por Cadu Amaral, em seu blog:


O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB Aécio Neves tomou uma sonora vaia ao ser anunciado no segundo dia das tradicionais prévias carnavalescas de Maceió a convite do governador Teotônio Vilela e do prefeito de Maceió Rui Palmeira. O momento escolhido pelos tucanos foi o bloco Pinto da Madrugada, o maior do estado com participação de mais de 200 mil pessoas.