quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

O que esperar do ministro das comunicações?

PIG, Facebook
Por César Locatelli, no Jornal GGN:

O ataque verbal à ministra Marina Silva, em um restaurante de Brasília, remete, necessariamente, à relevância da atuação do governo em relação aos meios de comunicação. Desde o chamado Mensalão, na verdade mesmo antes com menor intensidade, as “grandes” empresas de comunicação se associaram para passar a imagem de que o Partido dos Trabalhadores é o partido mais corrupto do pais. Tal narrativa persiste em muitas mentes, como confirma o exemplo.

A mensagem unânime dessas empresas foi e é marcada pela proteção aos aliados e repetição à exaustão de denúncias, mesmo não comprovadas, contra os adversários. Sim, a imprensa hegemônica brasileira age como partido político. Não foi por outra razão que ganhou o apelido de PIG – Partido da Imprensa Golpista – formulado pelo saudoso Paulo Henrique Amorim.

Bolsonaro poderá até ficar inelegível

Charge: Joaquim
Por Priscila Lobregatte, no site Vermelho:


Com a perda do foro privilegiado e sem a ajuda do procurador-geral da República após deixar de ser presidente, Jair Bolsonaro (PL) poderá ter de responder a uma série de acusações na primeira instância da Justiça. Motivos para ser investigado e responsabilizado não faltam. Em sua gestão, Bolsonaro colecionou falas e ações dignas de questionamentos e implicações no âmbito legal e criminal.

Há poucos dias, segundo informou o site Metrópoles, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a quebra de sigilo telefônico de oito bolsonaristas, medida que pode atingir o ex-presidente e nomes do núcleo duro de seu governo. E, de acordo com a jornalista Bela Megale, de O Globo, “advogados que trabalham para o PL contabilizam que existem mais de 30 ações só no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com potencial de tornar Bolsonaro inelegível”, além de integrantes do partido verem risco real de prisão.

A nação invisível subiu a rampa com Lula

Charge: Latuff
Por Tarso Genro, na Rede Estação Democracia:

A comitiva de posse do Presidente Lula sobe a rampa. O que se projeta entre os penachos vermelhos dos Dragões da Independência e as penas amarelas do Cacique Raoni – mais além de Lula que segura a mão de um menino negro que pode ser Presidente – são os pontos vermelhos dos bonés petistas, sob o sol amarelo e quente da Praça dos Três Poderes. O povo na Praça vibra, chora, canta e ama: são os rituais da democracia na vida comum que se expandem como furacões de luz e comovem as mentes sadias da nação. Ela sai do cárcere mais inteira e mais confiante.

A reação do mercado ao governo Lula