sábado, 16 de maio de 2015

A resposta de Padilha ao gesto de ódio

Por Alexandre Padilha, no blog de Renato Rovai:

Toda vez que uma pessoa que nitidamente nunca passou pela dificuldade de não ter médico no seu bairro, comunidade ou família faz um gesto de ódio ao Mais Médicos, fico mais orgulhoso do programa que criei e implantei e de toda luta contra a intolerância, arrogância e descompromisso com os que mais precisam que empreendi quando Ministro da Saúde do Brasil.

Financiamento empresarial e a corrupção

Por Miguel Rossetto, no site Carta Maior:

A Câmara Federal vai decidir novas regras para o nosso sistema político. Essa agenda é a mesma do Chile. Em abril, a presidente Michele Bachelet, apresentou ao Congresso o fim do financiamento empresarial, limite de doação para pessoas físicas, redução de gastos de campanha e reorganização dos partidos. No Chile, assim como no Brasil, essas propostas emergem em meio a escândalos de corrupção e instabilidade política.

A oposição e os partidos-abutre

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O último grito da moda política consiste em cobrar coerência dos partidos de oposição. Em sua coluna de hoje, na Folha, Vinícius Torre Freire escreve sobre a mudança nas regras da aposentadoria:

“A mudança das regras da aposentadoria foi, claro, uma derrota do governo.” Referindo-se ao comportamento da oposição, que votou pela fórmula 95-85, que cria regras mais favoráveis aos trabalhadores, ele acrescenta: “Mais importante, foi uma vitória do populismo, da ignorância, da pequenez e, francamente, do espírito de porco político.”

A rendição da mídia tradicional

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Jornais e revistas começam a publicar notícias diretamente no Facebook. A informação, que circulou inicialmente nos sites especializados em mídias digitais, aparece também nas edições de quinta-feira (14/5) dos jornais brasileiros de papel.

Pelo acordo anunciado, alguns dos principais veículos da mídia tradicional, com destaque para o New York Times, passam a exibir diretamente parte de seu conteúdo nas páginas da rede social, sem que o leitor tenha que ser dirigido para o site do jornal.

O idiota agressivo que atacou Padilha

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Nelson Rodrigues escreveu, algumas décadas atrás: “Os idiotas perderam a modéstia.”

É uma frase que conserva a atualidade cortante, e que se aplica perfeitamente ao palhaço – usemos a palavra correta – que interrompeu o almoço de Padilha em São Paulo.

O nome é Danilo Amaral. Advogado e executivo.

Na guerra, a maior vítima é o jornalismo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A indicação do jurista Luiz Edson Fachin para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), pela presidente Dilma Rousseff, foi recebida com uma aprovação unânime do meio jurídico.

Juristas de todas as linhas políticas, ex-Ministros de Fernando Henrique Cardoso e de Lula, praticamente todos os Ministros do STF, de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, aplaudiram a indicação.

Menos a velha mídia. Seguiu-se uma campanha infame, em que jornais permitiram que esgoto puro escorressem de suas páginas na tentativa de sujar uma biografia impecável. De defensor da poligamia a militante de invasões de terra, até a tentativa de macular sua carreira expondo versões falsas sobre sua dupla militância de procurador estadual e advogado.

MST zera analfabetismo em assentamentos

Do site do MST:

“Zerar o analfabetismo é o primeiro passo para libertar o trabalhador das prisões deste sistema desigual”, disse o coletivo de Educação do MST durante a formatura de 180 trabalhadores Sem Terra que participaram do projeto cubano de alfabetização para jovens e adultos, “Sim, eu Posso”.

A comemoração aconteceu neste último sábado (9), na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no Assentamento Jaci Rocha, município do Prado - Extremo Sul da Bahia -, e reuniu mais de 300 famílias.

Uma semana do cão para os "coxinhas"!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A semana não poderia terminar pior para coxinhas e paneleiros.

O comandante do exército brasileiro mandou os golpistas pararem de falar merda. O general Villas Boas afirmou que Dilma é a comandante em chefe e não existe nenhum fundamento para golpe militar.

Depois depois de tudo isso, a maldita Petrobrás ainda divulga um balanço onde ela registra R$ 5,33 bilhões de lucro líquido?