quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A internet não é como você pensava

Por André Takahashi, no site Outras Palavras:

A websérie documentário Xploit Internet sob Ataque trata das questões invisíveis que regem os caminhos da internet. Das leis em tramitação no Congresso Nacional, dos seus direitos enquanto usuário, de como a coleta indiscriminada dos seus dados pessoais afeta a sua vida.

Indicada para concorrer aos prêmios de “Melhor Roteiro de Não Ficção” e “Melhor Série de Documentário” do III Festival Internacional de Webséries do Rio (Rio WebFest 2017) com concorrentes do Brasil e do mundo, Xploit coloca a Internet em uma outra – e preocupante – perspectiva.

FGTS e os impactos da reforma trabalhista

Por Marília Ceci Cubero, no site Brasil Debate:

Keynes enxergava sua contribuição teórica como uma explicação para os motivos pelos quais o emprego e a produção estão suscetíveis a flutuações. No quadro de uma economia monetária da produção, encontrou a explicação para variação do emprego e da renda na tomada de decisão de gasto dos agentes econômicos, principalmente no que se refere à decisão de gasto em investimento.

A variação do gasto em investimentos decorre da necessidade dos agentes tomarem suas decisões em uma economia envolta por expectativas, na qual cálculos probabilísticos não têm a capacidade de abrandar a incerteza. Um dos problemas decisivos para a efetivação do investimento está na disponibilidade de fontes de financiamento adequadas às condições de maturação, risco e retorno esperado.

O pré-sal deveria ser dos brasileiros

Por Manoel Dias

Diferentemente do que nossas retrógradas elites desnacionalizadas diziam sobre a área do Pré-Sal, após 11 anos de sua descoberta, a sua exploração compete com os gigantes petrolíferos localizados no Oriente Médio, conforme noticiou a manchete do jornal Estadão de 21 de outubro de 2017.

As limitações tecnológicas foram superadas e, atualmente, a produção de 1,5 milhão de barril/dia corresponde a mais da metade da produção nacional do nosso país, tornando-o mais lucrativo e competitivo.

A descoberta e a exploração da camada do Pré-Sal são frutos da tecnologia desenvolvida pela Petrobras, – empresa estatal criada em 1953, por Getúlio Vargas, - símbolo da nossa soberania nacional, e que desempenha papel fundamental para o desenvolvimento do nosso país, em investimentos nas áreas sociais e infraestrutura. Na área da economia mundial coloca o Brasil em um patamar de competitividade e protagonismo com países como EUA, China e Rússia, e o Oriente Médio, atuais líderes de mercado.

A temporada de malhação a Jessé Souza

Por Gilberto Maringoni, na revista Fórum:

Jessé Souza está granjeando antipatias à direita é à esquerda por fazer uma demolidora crítica ao que chama de “elite do atraso” e por ter tocado nos fundamentos conceituais abraçados por larga parte da esquerda brasileira surgida após 1980. Trata-se – em ambos os casos – do viés anti-Estado, anti-planejamento e abertamente anticomunista desses segmentos. Em outras palavras, ele chamou para a briga setores que se valem de arsenal teórico marcado por nem sempre claros laços com o liberalismo.

A entrega do pré-sal a um centavo o litro

Do site da FUP:

Uma década após a Petrobrás ter descoberto a maior reserva de petróleo da atualidade, as multinacionais comemoram o bilhete premiado que estão prestes a ganhar do governo golpista. Na sexta-feira, 27, serão realizados dois leilões simultâneos do pré-sal, para entrega de oito grandes áreas exploratórias, que contêm pelo menos 12 bilhões de barris de petróleo de altíssima qualidade, que custará às multinacionais R$ 0,01 o litro.

A conduta inaceitável de Temer

Editorial do site Vermelho:

O balcão de negócios em que se transformou a presidência da República, com o único intuito de salvar a pele do ilegítimo Michel Temer, não tem paralelo em nossa história, assim como era inédito o fato de um presidente da República ser denunciado como criminoso, no exercício do cargo.

Nas negociatas, a moeda de troca infame são os direitos do povo e dos trabalhadores, e a soberania nacional. A nação brasileira assiste estarrecida à permuta de votos por liberação de trabalho escravo e isenção de multas ambientais de latifundiários inescrupulosos; vergonhosas transações com multas e dívidas junto à Fazenda Nacional em favor de empresários sonegadores e até de parlamentares; liberação de emendas orçamentárias e promessas de recursos até mesmo do orçamento de 2018, que sequer foi aprovado; nomeações para cargos públicos como nunca se viu na história desse país.

Temer, Aécio e as barganhas do diabo

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Tão logo terminada a comemoração de vitória alcançada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), conquistada com pouco suor e muito dinheiro, o mandatário ilícito Michel Temer iniciou a distribuição de benesses para aqueles parlamentares que não se desgarraram das promessas feitas aos pés do governante.

Ele valeu-se dos argumentos desconexos do relator Bonifácio Andrada, talvez “Bonifácil”, no cenário hipócrita de que a acusação de corrupção e obstrução da Justiça era frágil e equivocada. Todo mundo sabia que não.

STF libertou os escravos de Temer e Gilmar

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Em meio a tanta abominação que tem prevalecido neste país, a terça-feira, 24 de outubro, nos deu bons motivos para comemorar a vitória da verdade e da Justiça.

O principal motivo de comemoração é que a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu, em decisão liminar (provisória), portaria do Ministério do Trabalho que modificava regras de combate e fiscalização do trabalho escravo.

Weber acolheu pedido do partido Rede Sustentabilidade que pedia a anulação dos efeitos da portaria.

Os "humoristas" da extrema-direita

Por Guilherme Coutinho, no blog Socialista Morena:

Em agosto desse ano, a cidade norte-americana de Charlottesville, na Virgínia, ganhou as manchetes do mundo todo por sediar um protesto de supremacistas brancos que acabou em tragédia, com o atropelamento e morte de três ativistas antirracistas e dezenas de feridos. O evento ficou marcado por imagens chocantes, como saudações nazistas, tochas (em alusão à Ku Klux Klan) e a presença de manifestantes armados. Entre os organizadores estava Richard Spencer, um dos maiores expoentes da denominada Alt Right, o grupo de extrema-direita que apoiou a campanha de Donald Trump e possui, atualmente, representantes em seu governo.

Segurança de Lula deve ser prioridade

Foto: Ricardo Stuckert
Por Bepe Damasco, em seu blog:
 
Lula tem assumindo publicamente o compromisso de, se eleito, convocar um referendo revocatório para tornar sem efeito as medidas antipopulares e antinacionais do governo golpista, bem como todos os crimes de lesa-pátria cometidos pela quadrilha que assaltou o governo.

Finalmente, a regulação econômica da mídia já é vista por Lula como uma necessidade imperiosa para o resgate e a consolidação da democracia no Brasil. Depois de ter dado um verdadeiro tiro no pé ao não convocar a sociedade para esse debate quando estava no auge da popularidade e do prestígio, o ex-presidente hoje se diz convencido de que sem quebrar o monopólio midiático o pais seguirá arruinando seu presente e comprometendo seu futuro.

Temer afrouxa dívida com ruralistas

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

Novas ações no Judiciário, obstrução, última contagem de votos, pressão em deputados indecisos e reuniões de última hora. Oposição e base aliada do governo partem assim para a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer no plenário da Câmara dos Deputados. Temer, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-geral da Presidência), foram denunciados pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.

Mídia abafa relatório da CPI da Previdência

Por Altamiro Borges

Não virou manchete nos jornalões e nem foi destaque no JN da TV Globo. Nesta segunda-feira (23), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída no Senado para avaliar a real situação da Previdência Social concluiu que não existe déficit nas contas. O relatório elaborado pelo senador Hélio José (Pros-DF), que tem 253 páginas e será enviado ao plenário da Casa para votação até 6 de novembro, afirma que o sistema previdenciário, que faz parte da seguridade social, é superavitário. Ele ainda aponta os verdadeiros gargalos que precisam ser enfrentados de imediato, como as fraudes e a sonegação, e faz críticas à proposta de reforma do setor apresentada pela quadrilha de Michel Temer, que na prática significa o fim da aposentadoria dos brasileiros.