domingo, 15 de setembro de 2019

Além de facínora, Wilson Witzel é plagiador

Por Altamiro Borges

O site BBC News Brasil postou na sexta-feira (13) mais uma grave denúncia contra Wilson Witzel, o oportunista que governa com factoides e brutal violência o Estado do Rio de Janeiro. Segundo a reportagem de Matheus Magenta, “a dissertação de mestrado defendida pelo então juiz federal, hoje governador pelo PSC, tem ao menos 63 parágrafos copiados de trabalhos publicados por outros seis autores, incluindo um artigo inteiro e a íntegra de um capítulo de outro texto”. Ou seja: além de facínora, o demagogo ainda é plagiador.

A nora de Bolsonaro e o ódio à imprensa

Por Altamiro Borges

A famiglia “acima de tudo” Bolsonaro, que só chegou ao poder graças à criminalização da política promovida pela mídia monopolista, está cada dia mais agressiva contra a liberdade de imprensa. O “capetão” ameaça jornalistas e não esconde sua intenção de asfixiar financeiramente veículos que são tratados como inimigos. Qualquer matéria minimamente crítica é motivo da histeria do clã e das suas milícias reais e digitais. Nessa semana, uma reportagem publicada na revista Época sobre a nora do presidente despertou a ódio fascista.

ONU rejeita as “arminhas” de Bolsonaro

Por Altamiro Borges

O “capetão” Jair Bolsonaro, que ainda se recupera de uma cirurgia, jurou que vai participar – “nem que tenha que ir de cadeira de rodas” – da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. O discurso de abertura tradicionalmente cabe ao presidente brasileiro e será feito em 24 de setembro. Apesar da convalescença, o fascistoide não terá sossego no evento. Especula-se, inclusive, que alguns países poderão até boicotar suas bravatas de abertura, retirando seus representantes da solenidade oficial nos EUA.

PF pressiona Moro. É a cobra que se criou

Por Fernando Brito, em seu blog:

Manchete da Folha, hoje: Indefinição leva a risco de paralisia na PF, que cobra Moro.

Dado o estado das instituições públicas brasileiras, não causa espanto algo que deveria ser escandaloso do ponto de vista institucional.

Polícia não é partido político, nem delegado é deputado que age assim ou assado nas suas funções para cobrar governos.

Como não deveriam ser juízes, procuradores, fiscais da Receita, porque seu poder de repressão, dado pelo Estado, exige total afastamento de interesses pessoais ou corporativos.

Quem não quer que Lula fique livre

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Sabemos que a luta política produz mais surpresas e dificuldades do que se costuma admitir.

Quando as revelações da Vaza Jato demonstram de forma definitiva a natureza grotesca da prisão de Lula, seria natural imaginar que o apoio ao movimento que tenta anular um processo claramente injusto e tendencioso, tivesse atingido a quase unanimidade dos setores democráticos da sociedade brasileira, certo?

Errado.

Nos últimos dias tem sido fácil notar que a campanha pela liberdade de Lula, movimento "Lula Livre", iniciado no mesmo dia em que ele foi conduzido a Curitiba, enfrenta um silêncio impensável do ponto de vista da reconstrução das garantias democráticas ameaçadas pela Lava Jato e pelo processo autoritário iniciado pelo golpe de 2016, reforçado pela eleição de Jair Bolsonaro.

Janaína Paschoal admite farsa do impeachment

Por Fabio M. Michel, na Rede Brasil Atual:

Três anos depois do golpe que derrubou Dilma Rousseff, levou Michel Temer ao poder e culminou com a eleição de Jair Bolsonaro presidente do Brasil, a agora deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP), uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma, confessou que as “pedaladas fiscais”, usadas como base para justificar o afastamento da presidenta, foram uma farsa. “Alguém acha que Dilma caiu por um problema contábil?”, escreveu a advogada em sua conta no Twitter na manhã deste sábado (14).

Os rebentos do capitão Bolsonaro

Por Leandro Fortes, na revista Fórum:

Caso alguém ainda tivesse alguma dúvida sobre o complexo freud(peni)iano que atormenta Eduardo Bolsonaro, a foto dele, armado, ao lado do pai recém-operado, num quarto de hospital, encerrou o assunto. Mas não é só isso.

O 03 tem, como os demais irmãos, deficiências mentais e psicológicas potencializadas, certamente, por uma criação disfuncional sob a batuta de um pai desesperadamente rude, para dizer o mínimo. Para cada um deles, Bozo criou uma expectativa brutal de realização pessoal sem margem de escolha, todos inseridos precocemente na política sob a mesma moral religiosa, ideológica e social. O resultado é esse espetáculo grotesco, inumano, essa agonia em praça pública de três homens atormentados.

Reforma administrativa ou desmonte do Estado?

Por Antônio Augusto de Queiroz, na revista Teoria e Debate:

Depois da reforma da Previdência e da proposta que se destina à desindexação, à desobrigação e à desvinculação das receitas e despesas orçamentárias, o governo Bolsonaro partirá para a chamada reforma administrativa, que consistirá no desmonte do Estado na prestação direta de serviços à população, inicialmente por intermédio de organizações sociais e serviços sociais autônomos, e posteriormente pela via da contratação direta do setor privado lucrativo ou mediante fornecimento de voucher.

Como e por que Maduro se sustenta

Por Gilberto Maringoni, da Venezuela, no Diário do Centro do Mundo:

As perguntas centrais a serem feitas, após uma estada de sete dias em Caracas, são: 1. Como o governo Maduro para em pé e 2.

Como a população resiste a tamanhas privações em sua vida cotidiana?

Trata-se de situação diametralmente oposta ao período 2004-2013, quando o chavismo vivia seu esplendor.

Eram anos de preço do petróleo nas alturas e expansão do emprego, do salário e dos serviços públicos.

Não por acaso, o chavismo obteve mais de duas dezenas de vitórias eleitorais em pouco mais de década e meia.


Próximo estágio: senzala?

Por Artur Araújo, no site Outras Palavras:

Um grande amigo costuma comentar, parte como ironia mórbida, parte como análise realista, que o drama do desemprego, do subemprego, da subutilização e do desalento é tão crítico no Brasil que, se for publicado um anúncio de vagas para escravos, as filas serão enormes – porque pelo menos há garantia de casa, comida, remédio, água, luz e roupa.

Completa dizendo que é bem possível que, para “garantir diferencial de competitividade”, haja candidatos que levarão suas próprias correntes.

Lava-Jato e os sentidos da aniquilação

Por Gustavo Conde, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa” - Guimarães Rosa

Um dos efeitos colaterais mais extraordinários que a língua humana provoca é o apagamento de sua origem. O sentido das palavras nos é dado como que por mágica e o tomamos como pré-existente a tudo.

Esse fenômeno foi nomeado como “esquecimento n.1” pelo filósofo e linguista francês Michel Pêcheux. A ideologia nos afeta e nos faz acreditar – em grande medida – que somos fundadores do próprio sentido que se recicla em nosso discurso.

Todos contra a educação

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

Durante muito tempo havia um consenso no Brasil: sem educação o futuro estaria comprometido. A má qualidade da educação era vista como raiz de todos os problemas e a saída para o país estava no investimento para o setor. Era uma forma aparentemente cômoda de jogar as questões estruturais, sobretudo a desigualdade, para um tempo distante, sem colocar em xeque as verdadeiras causas da injustiça social.

Liberdade de expressão e o surto de Crivella

Por Eduardo Nunomura, Jotabê Medeiros e Pedro Alexandre Sanches, na revista CartaCapital:

“Muitos livros”, concluiu o chefe dos fiscais da prefeitura do Rio de Janeiro, em resposta à pergunta sobre o que havia encontrado em sua missão de captura de “material impróprio” na Bienal do Livro do Rio. À frente de uma equipe de uns 20 homens, o coronel Wolney Dias perambulou durante duas horas por dezenas de estandes de editoras à cata de algo que pudesse ameaçar a dourada juventude carioca. O Sherlock Holmes encontrou apenas muitos livros, porque não há registro histórico de que as milícias, o crime organizado e o tráfico de drogas (que chegou a carregar 39 quilos de cocaína no avião presidencial) frequentem ao menos remotamente feiras de livros.