quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

A hora de abraçar o monstro

Por Ayrton Centeno, no jornal Brasil de Fato:

Chegou a hora. É o momento daquele reencontro. Natal, Ano Novo, festas. A família reunida e vem aquela figura, braços abertos para o abraço. Aquele tio, aquele irmão, aquele cunhado.

Aquele tio mesmo que, quando Moa do Katendê foi assassinado com 12 facadas, postou que faltara mais uma para fechar o 13. Aí então seria perfeito. Aquele irmão que, quando Marielle foi assassinada com três tiros na cabeça e um no pescoço, curtiu todas as postagens onde ela foi chamada de “vagabunda”. Aquele cunhado que postou selfie com Bozo ambos sorrindo e fazendo arminha.

Clima de ódio e o ataque ao Porta dos Fundos

Da Rede Brasil Atual:

Um Jesus Cristo gay no especial de Natal do Porta dos Fundos é o provável motivo do atentado contra a produtora O2 na madrugada desta terça-feira (24). “Assustador. Eles não estão sós. É um ódio que tem sido pregado na mídia conservadora e no Congresso”, disse o humorista, ator e roteirista Gregório Duvivier ao El País.

Ele é um dos atores de A primeira tentação de Jesus, produzido para a Netflix. O filme de humor enlouqueceu conservadores e cristãos fundamentalistas, incluindo o clã presidencial e pastores. Um abaixo-assinado pede o veto à produção dizendo que é considerada “ofensiva à fé cristã” já passou de 2 milhões de assinaturas.

Bolsonaro quer criar boi em terra indígena

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

“Temos que criar boi em terra indígena para reduzir preço da carne, diz Bolsonaro”: título da matéria de Gustavo Uribe, publicada no online da Folha, na manhã desta quinta-feira.

Trata-se do maior crime ambiental contra a humanidade anunciado há pouco pelo presidente da República no cercadinho do Alvorada, como se estivesse falando numa reunião de condomínio nas “Vivendas da Barra Pesada”.

Sem mostrar a menor preocupação com as gravíssimas consequências para o meio ambiente desta nova ofensiva contra a Amazônia, Bolsonaro só queria mudar de assunto.

Pauta de costumes?

Por Julian Rodrigues, no site A terra é redonda:

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”. (Rosa Luxemburgo)

Ao informar, em fevereiro, que o STF iria decidir sobre a “criminalização da homofobia”, o Estadão noticiou que se tratava de um assunto com potencial de operar colisão do Judiciário com o Congresso Nacional – pois seria o primeiro tema de uma lista da “pauta de costumes”.

O ex-presidente do Banco Central no governo FHC, Armínio Fraga, elogiou, em outubro, no Valor, a pauta econômica do governo Bolsonaro, mas criticou duramente sua “agenda de costumes”.

Em setembro, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, em entrevista à Folha, demarcou: “a pauta de costumes do governo Bolsonaro não vai sair do papel”.

Papai Noel para os bancos

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:

Paulo Guedes bem que tentou passar a medida sem muito barulho nem holofotes. Afinal, às vésperas do Natal ele acertou com Bolsonaro o envio de uma verdadeira bomba de impopularidade para ser apreciada e votada pelo Congresso Nacional. Tanto que o sistema eletrônico aponta o protocolo da matéria na Câmara dos Deputados como sendo às 17:10 do dia 23 de dezembro de 2019. Seria cômico que se não fosse trágico.