sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O carnaval de rua em São Paulo

Aécio banca "mensalão" para o PIG?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Rodrigo Penna, no Blog da Dilma:

Não é de hoje que vemos denúncias de que a grande mídia é financiada pelo PSDB. E pelo grande capital, não resta dúvida! Milhões investidos em compra de revistas como a Veja pelo governo e prefeitura de São Paulo nas épocas tucanas, por exemplo. Em Minas não é diferente e esta espécie de censura paga, da mídia, já rendeu até documentário. Não custa lembrar que no episódio do chamado mensalão, inclusive, sem tanto alarde, uma parte enorme do dinheiro distribuído por Marcos Valério foi para a Globo. E a mídia ‘pula’ este assunto convenientemente.

Mídia expressa a classe média

Por Cadu Amaral, em seu blog:

O governo federal quer distribuir conversores para o sinal digital da TV para famílias de baixa renda. Logo a Folha de São Paulo já trata o tema de forma pejorativa. Obviamente que botou na boca de sabe-se lá quem. Diz que o programa ganhou o apelido de “bolsa novela”, mas não diz quem o deu.

A mídia e os procuradores de manchete

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Interessante observar como as relações da imprensa brasileira com o Ministério Público, em suas variadas instâncias, podem retratar certas motivações da pauta jornalística.

Na década passada, quando o procurador da República Luiz Francisco de Souza encarnou no ex-secretário geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira, amontoando sobre ele acusações de tráfico de influência, os jornais se dividiram entre indícios que prometiam excelentes pautas e a desconfiança de que o procurador exagerava.

Por uma mídia que ouse ser ética

Por Mariana Martins, no Observatório do Direito à Comunicação:

Mais uma vez o que me motiva a sair da inércia para escrever é a nossa mídia, aquela mesma de sempre, ávida pelo lucro e cheia de vaidades. A mídia não é um ser inanimado, ela é feita de pessoas. A mídia é feita, principalmente, de jornalistas que devem receber uma formação para saber, antes de tudo, o que é notícia e o que é espetacularização. Jornalistas que devem sempre optar pela notícia.

Nem descalço, nem de joelhos

Por Leandro Fortes, na revista CartaCapital:

Toda essa movimentação de corvos e abutres em torno da saúde de Marco Aurélio Garcia, inclusive a denúncia (!) da Folha de S.Paulo dando conta de que ele foi operado com recursos dos SUS, esconde um recalque dolorido em relação ao assessor internacional da Presidência da República.

A construção da marcha a Brasília

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Estamos assistindo a um nítido processo de retomada da capacidade de lutas do movimento sindical. Uma recuperação que cala a boca dos diversos analistas que após as dificuldades da década de 1990 anunciavam que a luta sindical estava condenada a uma existência meramente vegetativa. Evidente que o atual momento econômico proporcionou as condições para esta retomada.

A ponte itinerante da América Latina

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Quando quiser, e se um dia achar conveniente, o ministro Marco Aurélio Garcia - assessor internacional da Presidência da República desde o governo Lula - poderá escrever um dos livros mais interessantes destes tempos em que a América Latina deixou de ser o terreno baldio dos EUA.

Obama autoriza "execuções sumárias"

http://www.wickedmike.com
Por Antonio Pimenta, no jornal Hora do Povo:

Depois do governo de W. Bush ter emitido seus famosos memorandos legalizando a tortura, o governo Obama acaba de fazer o mesmo em relação à matança de seus próprios cidadãos, sem qualquer processo, acusação ou julgamento. A NBC News acaba de obter do Departamento de Justiça dos EUA um “Documento Branco” de 16 páginas sobre os assassinatos extrajudiciais que Washington comete e que são decididos na Casa Branca.

Os coices e relinchos de Nelson Motta

Por Altamiro Borges

Quando escreve nos jornalões ou fala na tevê sobre cultura e arte, Nelson Motta é uma pessoa civilizada e até dá boas contribuições. Já quando se mete na política, o serviçal da famiglia Marinho adora dar “coices” e “relinchar” – para utilizar duas expressões recentes dele próprio para desqualificar os que não comungam das suas ideias. Hoje, no jornal O Globo, ele abusou da manipulação para atacar os que lutam pelo fim do monopólio privado dos meios de comunicação no Brasil. Parece até preocupado com o seu emprego!

Petrobras e os porta-vozes da privataria

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Quantas empresas no mundo podem ostentar a cifra de R$ 21 bilhões em lucro líquido? A resposta desta questão pode elucidar sobre o que está por trás da tentativa, insólita e desonesta, da mídia e da oposição de desestabilizar não somente a Petrobras e o governo, mas principalmente o nosso país.

Millenium acolherá Yoani Sanchez?

Por Altamiro Borges

A blogueira cubana Yoani Sánchez, tão bajulada pela mídia colonizada, confirmou ontem que visitará o Brasil em 18 de fevereiro. Por meio de sua conta no twitter, ela festejou: “Eles me telefonaram em casa para dizer que meu passaporte está pronto! Eles acabaram de entregá-lo. Agora, a única coisa que falta é entrar num avião”. De imediato, todos os jornalões e emissoras de tevê soltaram rojões para comemorar a visita da “principal dissidente cubana”. Nos próximos dias, ela deverá ser tratada como celebridade pela mídia!

A volta da pressão sobre o Congresso

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Derrotada em todas as opções para o comando do Congresso, a oposição retoma a pressão sobre os parlamentares brasileiros.

O clima é de fim de mundo.

Até jornalistas bem informados descrevem um universo apocalíptico, onde todos são corruptos, malandros, hipócritas – e quem não é apenas funciona como a exceção que confirma a regra.

Marinho, Frias e a carga tributária

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Estava na Folha, num editorial recente.

A carga tributária brasileira é alta. Cerca de 35% do PIB. Esta tem sido a base de incessantes campanhas de jornais e revistas sobre o assim chamado “Custo Brasil”.

Tirada a hipocrisia cínica, a pregação da mídia contra o “Custo Brasil” é uma tentativa de pagar (ainda) menos impostos e achatar direitos trabalhistas.

Barões da mídia rangem os dentes

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por João Franzin, no sítio da Agência Sindical:

Renan Calheiros, aquele que prestou para ministro da Justiça de FHC e agora não serve para presidir o Senado, povoa os pesadelos dos barões da mídia.

A Folha de S.Paulo, edição de ontem (6), é sintomática. Manchete na página 5 – “Alguém mentiu” – entrega o ouro ao mostrar “enquete (furada) da Folha”, na qual Renan teria 35 votos. Teve 56.

Bloco de Carnaval Saci da Bixiga

Por Marco Ribeiro

O Bloco Saci da Bixiga completa esse ano o seu terceiro carnaval apenas, mas já consegue arrastar uma pequena multidão atrás de suas marchinhas. No ano passado foram mais de 3 mil foliões que seguiram o cordão. O bloco percorre as ruas do bairro do Bixiga sempre nos sábados de carnaval e esse ano o tema será: “O poder popular contra a opressão social”. Uma das suas principais características é que o bloco só toca músicas ao vivo com composições próprias e resgate de marchinhas antigas.