quarta-feira, 7 de outubro de 2020

A farsa das palestras ilegais de Lula

Após oito anos, Barão se despede de sede

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:


O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé informa que, a partir de outubro de 2020, não conta mais com seu espaço físico na Rua Rêgo Freitas, em São Paulo.

Localizado na histórica Vila Buarque, vibrante bairro da capital que foi um verdadeiro caldeirão cultural nos anos de resistência à ditadura, o imóvel alojou a entidade por oito anos. De 2012 a 2014, no primeiro andar. De 2014 até 2020, no consagrado Espaço Paulo Henrique Amorim, no oitavo andar do mesmo prédio.

Em meio à grave crise econômica e à pandemia do coronavírus, os proprietários do edifício optaram pela venda do prédio, que já abrigou outras entidades irmãs como a Oboré - Projetos Especiais em Comunicação e Artes e o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Denúncia dos ataques de Bolsonaro à imprensa

Por Carlos Pompe


Atendendo a pedido do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e de outras 11 organizações da sociedade civil, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) realizou, dia 6, audiência pública para analisar violações ao direito à informação contra grupos historicamente marginalizados no Brasil. Foram relatados ataques a comunicadores e o uso político dos sistemas de comunicação, além da falta de transparência em relação à pandemia e outros temas. Foi apresentado levantamento que mostra mais de 150 ataques à imprensa no primeiro semestre deste ano.

Eleição nos EUA e a porta dos fundos

Por Frei Betto, em seu site:


Ao me deparar com o noticiário, pergunto se a humanidade retrocedeu. Ao assistir ao debate Trump X Biden cheguei à conclusão de que o destino do mundo está, hoje, entregue majoritariamente a gente irresponsável, que não tem o menor pudor de enfatizar que o seu principal compromisso é com o sistema financeiro, ainda que isso se traduza em fome, mortes e devastação ambiental.

Biden me parece menos ruim do que Trump. Há décadas não me iludo com o caráter dos ocupantes da Casa Branca. Kennedy, tão proclamado como democrata, bom rapaz e católico, era um arrivista. No livro “O lado negro de Camelot”, Seymour M. Hersh conta que, em 1960, o pai de Kennedy se reuniu com o líder mafioso Sam Giancana, a quem prometeu que seu filho, uma vez presidente, faria vista grossa para a máfia caso esta canalizasse dinheiro para a campanha eleitoral. Esse acordo, diz Hersh, favoreceu os votos decisivos em Illinois.

A tropa não é a nação

Roberto Amaral, em seu blog:


“Vou consultar a Câmara; a tropa não é a nação. A tropa é parte da nação” - D. Pedro I, 1822

A frase de D. Pedro I que nos serve de epígrafe foi registrada por José Honório Rodrigues (História combatente, Nova Fronteira. p. 176) como a resposta do nosso primeiro imperador ao general Avilez, comandante das tropas portuguesas, na independência, “quando este lhe fez exigências descabidas”. A citação enseja ao historiador a pergunta que permanece solta no ar e que ainda se fazem os brasileiros:

“E como pode esta parte tomar conta da nação, tutelar seu povo, que detém a soberania nacional e impor-lhe o que quer? O mal que esta ação representou historicamente precisa urgentemente ser reparado, voltando o exército às suas funções constitucionais normais”.

Sindicatos dos EUA denunciam Trump na OIT

Charge: Osama Hajjaj/Jordânia
Enviado por Julia Rezende

Genebra (Suíça), 7 de outubro de 2020 - Sindicatos de trabalhadores dos Estados Unidos apresentaram nesta quarta-feira uma queixa à Organização Internacional do Trabalho (OIT) contra a administração de Donald Trump pela violação de padrões globais de segurança nos locais de trabalho durante a pandemia de Covid-19. Juntos, a AFL-CIO e a SEIU (Service Employees Internacional Union) representam cerca de 14 milhões de trabalhadores no país. A denúncia atinge empresas de diversos setores, entre elas a rede de fast-food McDonald’s, acusada de ignorar padrões mínimos de segurança para proteção dos funcionários durante a pandemia da Covid-19.

Suspeição do Moro depende do Gilmar Mendes

Por Jeferson Miola, em seu blog:


A aposentadoria antecipada do ministro Celso de Mello alimenta especulações sobre quando a 2ª Turma do STF julgará a suspeição do então juiz Sérgio Moro pela farsa jurídica montada pela Lava Jato para prender Lula, impedi-lo de ser candidato para, com isso, abrir caminho para a eleição fraudulenta do Bolsonaro em 2018.

A continuidade do julgamento da suspeição do Moro “só” depende do ministro Gilmar Mendes. Como presidente da 2ª Turma, ele tem a prerrogativa de colocar a matéria em votação a qualquer momento.

Haja tarefas, haja desafios, haja atitude!

Por João Guilherme Vargas Netto


Uma das características da conjuntura atual é a atordoante discussão entre os próprios agentes governamentais sobre as possibilidades de uma futura renda compensatória para a população e os obstáculos a ela representados pelo teto de gastos.

Há mesmo uma polarização fulanizada entre o ministro da Economia – um posto Ipiranga quase sem gasolina – e o ministro do Desenvolvimento Regional com a corda nordestina bastante esticada.

Veja prevê vitória do “centro” nas eleições

Por Altamiro Borges


Ainda é cedo para prever os resultados do primeiro turno das eleições municipais em 15 de novembro. O horário eleitoral "gratuito" de rádio e televisão – que deverá ter maior impacto nesse pleito – ainda nem começou. Mesmo assim, alguns sinais já são emitidos, como aponta um levantamento da revista Veja.

Segundo a publicação, que odeia as forças progressistas e ajudou a chocar o ovo da serpente fascista no país, "a primeira rodada de pesquisas feitas em doze capitais mostra que os partidos de centro largam em vantagem na disputa com candidatos mais à esquerda no espectro político".

Trump não usa cloroquina contra “gripezinha”

Charge: Luc Descheemaeker
Por Altamiro Borges


Os inimigos da ciência – nos EUA e também no Brasil – não sabem onde enfiar as suas caixinhas de cloroquina. Até agora, Donald Trump, o demagogo ianque, não explicou porque pegou a tal "gripezinha" e não utilizou o famoso medicamento – que virou peça de propaganda para os fascistas de vários países, incluindo o Brasil.

Até os médicos da Casa Branca se negaram a responder à dúvida que atormenta os negacionistas do mundo inteiro. Segundo notinha do UOL, "questionado por uma jornalista, o médico da Casa Branca, Sean Conley, se recusou a dizer por que o presidente Trump não está tomando hidroxicloroquina para tratar a Covid-19".