quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Mídia e democracia: a farsa da Lava-Jato

O fascista Daniel Silveira sairá impune?

Triplo elogio aos partidos de oposição

Por João Guilherme Vargas Netto


No carnaval da pandemia a terça-feira foi magra e a quarta-feira de brasas.

Não bastassem a falta de vacinas, a ausência do auxílio emergencial, a retomada intempestiva e desorganizada das aulas, as aglomerações eufóricas e suicidas, um agente provocador – atual deputado federal – quis soprar as brasas e acender uma fogueira institucional.

Às suas agressões antidemocráticas houve a resposta unânime do STF e a denúncia da PGR e aguarda-se agora a votação na Câmara; escrevo esperando o desfecho.

Uma coisa é certa: se houver um acordo (que apesar de tudo deve ser buscado para não dar curso à provocação mal intencionada), se houver um acordo lesivo ao sentimento democrático ofendido, o pior de nossa sociedade – o bolsonarismo raiz – se encontrará fortalecido e nuvens pesadas continuarão se acumulando sobre a sociedade que assiste a tudo bestializada...

Deus morreu e agora tudo pode?

Por Lenio Luiz Streck, no site Consultor Jurídico:

O episódio da prisão do deputado Daniel Silveira coloca uma questão central para a democracia, na sua relação com a sua antítese: a ditadura. Ah: antes de falarem que "matei Deus", leiam até o final. A frase não é minha, se entendem a ironia.

Diz o deputado que estava sob o manto protetor da imunidade. Só que, em primeiro lugar, a finalidade da imunidade é proteger a democracia e não a de servir de escudo para destruí-la. Simples assim. E esse é mais um episódio, entre os tantos vários dos últimos tempos, de algo legítimo sendo usado para defender o seu contrário. Aqui, é a imunidade contrariando sua própria razão de existência.

O deputado claramente ameaça com o uso da violência contra o STF. Sistematicamente. Intermitentemente. Até mesmo na hora de sua prisão ele incita a violência. Ofende.

Jornalista “aponta” arma para comunistas

Por Rafael Duarte, no site Saiba Mais:

O bolsonarista e colunista do Jornal Tribuna do Norte Alex Medeiros divulgou uma postagem nas redes sociais em que sugere a seguidores apontarem uma arma para comunistas.

Na postagem, Medeiros publicou a imagem de uma pistola Glock 9 mm com a frase:

“Aponte para assaltantes e comunistas, não necessariamente nesta ordem”.

Alex Medeiros entrou para o time de colunistas da Tribuna do Norte após a guinada bolsonarista do veículo, atualmente dirigido pelo empresário e ex-presidente da Fiern Flávio Azevedo.

Após a postagem, várias internautas se manifestaram nas redes sociais criticando a mensagem e o jornalista, incluindo militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio Grande do Norte. Suplente de vereador em Natal, o estudante e ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Pedro Gorki cobrou uma posição do veículo e criticou a postagem:

A prisão do deputado bolsonarista

Auxílio emergencial e a chantagem neoliberal

As negociações coletivas na pandemia

A pandemia e o ataque à nação brasileira

A última aposta de Bolsonaro no golpe

A pressão pela cassação de Daniel Silveira

Por Altamiro Borges

Cresce a pressão para que o miliciano Daniel Silveira (PSL-RJ) seja exemplarmente punido pela Câmara Federal. A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns), bastante plural em sua composição, divulgou nesta quarta-feira (17) uma nota exigindo a imediata punição do fascistoide.

"A Comissão Arns acompanha estarrecida o episódio da manifestação contrária às Instituições e ao Supremo Tribunal Federal (STF) feita pelo parlamentar Daniel Silveira (PSL-RJ), com ofensas ao STF e seus ministros e incentivo de violência contra eles, atitude em que é reincidente".