domingo, 5 de fevereiro de 2023

Daniel Silveira pode apodrecer na cadeia

Charge: Amarildo
Por Altamiro Borges


O brutamonte bolsonarista Daniel Silveira corre o sério risco de apodrecer na cadeia, abandonado pelos seus comparsas e totalmente endividado. Um dia após perder sua imunidade parlamentar, o ex-deputado federal pelo PTB do Rio de Janeiro foi preso em Petrópolis, na quinta-feira (2), por descumprir 175 vezes medidas cautelares definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Poucas horas depois, o troglodita ainda foi dedurado friamente pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) de ter participado de uma patética trama golpista juntamente com o ex-presidente fujão.

Sigilos de Bolsonaro que devem ser revelados

Charge: Zé Dassilva
Por Altamiro Borges

O cerco ao fascista e corrupto Jair Bolsonaro – o “fujão” que se refugiou na terra do Pateta e do Mickey em Orlando, nos EUA – está se fechando. Nesta sexta-feira (03), o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, anunciou a revisão de 234 processos de sigilos de 100 anos impostos pelo seu covil. Muitos segredinhos ainda ficarão de fora das investigações, mas apenas a análise mais apurada destes casos já poderá incriminar ainda mais o “capetão”.

O órgão federal considerou “indevidos e exacerbados” os sigilos, mas limitou o alcance da apuração. Segundo balanço da organização Transparência Brasil, Jair Bolsonaro ordenou 1.108 sigilos nos quatro anos de seu desgoverno. Agora, a CGU optou por reavaliar apenas 21,5% dos casos. Ao explicar a decisão, Vinícius de Carvalho criticou os segredos do ex-presidente: “Foi exacerbado o uso do argumento de ‘informações pessoais’ para restringir o acesso às informações”.

O cabo Silveira e o soldado do Val

Por Fernando Brito, em seu blog:


Quando Eduardo Bolsonaro disse que bastaria um cabo e um soldado para fechar o Supremo Tribunal Federal, certamente não estava imaginando que seriam o cabo da PM Daniel (Lúcio) Silveira e o soldado Marcos do Val, do 38° Batalhão de Infantaria, hoje (ainda) senador, os personagens da comédia tosca que estão encenando para livrar Jair Bolsonaro do destino de punição que espera os golpistas fracassados.

Como Lula enfrentou o genocídio yanomami

Foto: Ricardo Stuckert
Por André Cintra, no site Vermelho:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que as respostas do governo à crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foram bem-sucedidas. Nesta sexta-feira (3), a revelação do cenário de genocídio na maior reserva indígena do País completa duas semanas.

A principal causa da crise é o avanço do garimpo ilegal de ouro, ora sob a omissão, ora sob a complacência de gestores do governo Jair Bolsonaro (PL). Além de contaminar a água e o solo do território, a garimpagem criminosa altera o habitat, afastando animais que são caçados pelos indígenas.

Estima-se que, nos últimos quatro anos, ao menos 570 crianças yanomamis morreram desnutridas ou contaminadas por mercúrio. Outras 5 mil crianças sofrem com a desnutrição ou passam fome. Em desassistência sanitária, com falta de alimentos, remédios e profissionais de Saúde, a Terra Indígena também teve surtos de malária, verminoses, infecções respiratórias e doenças diarreicas.

Folha publica editorial infame

Foto: Divulgação
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:


Com o título "Bola Fora", a Folha de S. Paulo apresenta em sua edição de hoje um dos mais vergonhosos editoriais da imprensa brasileira em décadas.

O assunto da Folha de S. Paulo é o tratamento que as instituições do Estado brasileiro tem dispensado ao jogador de vôlei Wallace de Souza, aquele que ofereceu uma espingarda calibre 12 a quem desse um tiro "na cara" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Wallace encontra-se impedido de retomar suas atividades esportivas até que a Justiça chegue a uma decisão final sobre seu caso.

Acredite: alegando que tudo não passou de uma "brincadeira de péssimo gosto", o jornal ataca as reações legítimas da Advocacia Geral da União para denunciar a ameaça à vida de Lula.