sábado, 6 de fevereiro de 2016

Santo Aécio recebe um terço... em propina!

Por Altamiro Borges

O santo Aécio Neves, idolatrado pela mídia oposicionista, está bem próximo do fogo do inferno. Na quarta-feira (3), o lobista Fernando Moura, em depoimento ao juiz Sergio Moro, confirmou a existência da sempre negada Lista de Furnas e foi didático ao explicar a distribuição da propina: “É um terço para São Paulo, um terço nacional e um terço do Aécio”. A bombástica declaração, prestada no curso da Operação Lava-Jato, que apura desvios na Petrobras, deixou de ressaca o cambaleante presidente nacional do PSDB e desnorteou a própria imprensa chapa-branca. Num primeiro momento, ela não teve como acionar a sua corriqueira “operação-abafa”. Até o Jornal Nacional da TV Globo abordou, a contragosto, o assunto. Na sequência, porém, a blindagem voltou a funcionar e o assunto já sumiu do noticiário – que segue com sua obsessão para “matar” Lula.

TV Globo e o boneco racista no BBB-16


Por Altamiro Borges

O Ministério Público Federal decidiu investigar a TV Globo por mais uma denúncia de racismo. Segundo reportagem do site de entretenimento da Folha, F5, a emissora estaria exibindo no programa “Big Brother Brasil” um utensílio de cozinha que estimula o preconceito. “O objeto, uma esponja de louça no formato de um boneco dos anos 1970, foi criticado nas redes sociais por remeter a uma ofensa racista, a de comparar os cabelos crespos à palha de aço, como ‘Bombril’ e ‘Assolan’. Após o Ministério Público Federal receber inúmeras representações contra a emissora desde o início do BBB-16, em 19 de janeiro, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio de Janeiro instaurou um ‘procedimento preparatório para apurar possível prática de discriminação racial’, como declarou em nota divulgada nesta quarta (3)”.

Reforma da Previdência conflagra a Grécia

Por Altamiro Borges

Nesta quinta-feira (4), uma greve geral contra a reforma da Previdência agitou a Grécia. Na Praça Syntagma, no centro de Atenas, mais de 100 mil trabalhadores criticaram a cedência do primeiro-ministro Alexis Tsipras diante das chantagens dos agiotas internacionais. A situação grega é emblemática do atual poder da ditadura do capital financeiro no planeta. Uma força progressista, o Syriza (“Coalizão da Esquerda Radical”), venceu as eleições de janeiro do ano passado. Um plebiscito popular, em julho de 2015, rejeitou a austeridade fiscal imposta pela famigerada “troika”, composta pelo Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI). Mesmo assim, com sabotagens e ameaças, a oligarquia financeira conseguiu emplacar uma reforma previdenciária que penaliza os trabalhadores da ativa, os aposentados e os pensionistas.

Ideias para uma reforma tributária

Por Marcos de Aguiar Villas-Bôas, na revista CartaCapital:

Uma regra básica da boa política tributária é evitar discriminações entre situações similares. A tributação dos investimentos deve ser a mais linear possível, de modo que isentar a LCA e a LCI, dois dos principais títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras brasileiras, é um erro grosseiro. Da mesma forma, é um equívoco isentar os dividendos, apesar das suas diferenças.

Ao tributar determinados investimentos de forma beneficiada, o Estado intervém na economia por meio da tributação, exatamente aquilo que os defensores da isenção dos dividendos tanto demonizam.

Déficit da previdência? Que déficit?

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

Dois dias após a presidenta Dilma Rousseff ir ao Congresso propor que o legislativo se una ao executivo para aprovar a reforma da previdência, parlamentares, acadêmicos, operadores do direito e sindicalistas debateram a proposta por mais de cinco horas, em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, nesta quinta (4). O consenso saiu fácil: todos eles se manifestaram terminantemente contrários.

Forças ocultas deixam o rabo de fora

Por Osvaldo Bertolino, em seu blog:

Desde que Jânio Quadros renunciou à Presidência da República, no dia 25 de agosto de 1961, as alegadas pressões das “forças ocultas” povoam o imaginário popular. O que e como seriam elas? São, na verdade, como aquele gato da anedota que se esconde e deixa o rabo de fora. O próprio Jânio, na sua carta de renúncia, deixou pistas evidentes sobre a sua composição política. “Forças terríveis levantaram-se contra mim e intrigam ou difamam, até com a desculpa da colaboração”, escreveu ele. E completou: “Baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, o único que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito seu generoso povo.”

Bomba! Nazistas descobrem padaria de Lula

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Estão usando nossos impostos para bancar uma polícia política desse nível?

Para investigar onde Lula comprava pão?

Sim, estão usando. Por incrível que pareça estão usando.

A reportagem do Estadão mostra que procuradores e policiais estão investigando até mesmo onde a dona Marisa comprava pão...

Pelo amor de Deus!

'PF quer virar polícia política', diz jurista

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Em entrevista ao 247, o professor Luiz Moreira diz que ao investigar Luiz Inácio Lula da Silva a Polícia Federal procura assumir tarefas típicas de uma polícia política, função incompatível com uma democracia constitucional. "O presidente Lula é usado como antagonista, pois assim a PF procura demonstrar à população que ela tudo pode. Nas democracias, a chefia da Polícia é exercida pela sociedade civil, através de governantes eleitos e seus representantes," afirma o professor, que foi integrante do Conselho Nacional do Ministério Público, entre 2010 e 2015.


Disputa acirrada pode rachar o PSDB

Por Renato Rovai, em seu blog:

O clima no PSDB não é melhor do que no PT e isso tem relação com a expectativa de poder em 2018. Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra acham que podem derrotar quem quer que seja o candidato governista, incluindo Lula, e por isso nenhum deles está disposto a abrir mão da candidatura em favor do outro. Outro tucano que sonhava com vôos mais altos já saiu do partido, o senador Alvaro Dias, que se filiou ao PV. Mas ele era uma estrela menor da legenda e sua desfiliação não causou estragos.

Assédio não combina com carnaval. Denuncie!


Do site da UJS:

Chega a época de Carnaval e as ruas são ocupadas com música, cores e alegria, mas, infelizmente, não para por ai. Um problema que as mulheres enfrentam todos os dias do ano se agrava ainda mais nessa época. O assédio.

E o que é assédio? São atos de violência física ou sexual. Também é assédio tentar beijar uma mulher contra a vontade dela, segurar pelo braço, tocar o corpo da mulher sem permissão e ofender de qualquer forma.

Marchinhas de carnaval ironizam a direita

Por José Carlos Ruy, no site Vermelho:


Muita gente pensa que, como gênero, a marchinha de carnaval estaria em extinção. Não está! Se fosse preciso, a seleção aqui apresentada demonstra esta verdade.

São marchas que estão absolutamente dentro da tradição temática do gênero, e que não perdem a chance de rir dos acontecimentos, das pretensões da direita e dos conservadores que querem travar qualquer progresso que beneficie os brasileiros.

As lições dos estudantes para 2016

Allan Farias, 16, Caetano de Campos (Aclimação). "Desculpe o incomodo,
estamos lutando por uma educação de qualidade!"
Por Cida de Oliveira, na Revista do Brasil:

Pelos planos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o estado entraria em 2016 economizando com o fechamento de 94 escolas e demitindo professores e demais funcionários escolares. O que ele não contava é com a reação dos 300 mil estudantes que seriam diretamente afetados com a transferência compulsória para outras escolas, distantes de casa ou do local de trabalho. Tampouco poderia imaginar que tal resposta, vinda das salas de aula, ganhando ruas e avenidas, faria das escolas a mais importante trincheira na luta que já não era mais contra a reorganização, mas pelo ensino público de qualidade. Ou que os alunos teriam entre os aliados pais, professores, trabalhadores, artistas e intelectuais nacionais e estrangeiros. Até mesmo de pessoas comuns, que mesmo distantes das lutas pelos seus direitos justamente pela baixa escolaridade, sabem que escola não se fecha.

O Brasil de verdade não está na mídia

Fábio Constantino, 19 anos, vive em Assue vai cursar na medicina na UFRN 
Por Luana Tolentino, no blog Viomundo:

Se estivesse entre nós, hoje a Miriam, minha irmã, completaria 35 anos. Não tem sido fácil conviver com a ausência física de quem se faz presente o tempo todo, mas a convicção de que em algum momento voltaremos a partilhar a vida me anima e revigora.

Enquanto isso não acontece, me alimento das lembranças que ela deixou: nossas incontáveis idas ao Mineirão para ver o time do Galo jogar, os almoços especiais de domingo, a generosidade sem tamanho, e a maior lição de todas: o câncer, ou qualquer outra doença, podem trazer grandes aprendizados. Para aqueles que são vitimados, e também para os que estão em volta. Por mais dolorosos que sejam, esses processos que fazem parte da nossa existência podem ser encarados com coragem, resiliência, e até com um sorriso. Foi exatamente isso que a Miriam fez.