sexta-feira, 18 de agosto de 2023

STF quebra sigilos de Bolsonaro e Michelle

Charge: Thyagão
Por Altamiro Borges


Nesta quinta-feira (17), o ministro Alexandre de Moares, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do ex-presidente corrupto Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O STF também permitiu a cooperação entre a Polícia Federal e autoridades internacionais para apurar a ação do fujão nos três meses em que ele se refugiou nos Estados Unidos. As autorizações atenderam a solicitação da PF, que investiga o casal pela venda ilegal de joias presenteadas pela Arábia Saudita.

Moro ataca hacker para salvar a própria pele

Charge: Aroeira/247
Por Altamiro Borges


No inflamável depoimento de Walter Delgatti à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas nesta quinta-feira (17), uma cena chamou a atenção dos presentes: a intervenção do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que simplesmente atacou o depoente, numa tentativa patética de defender o próprio mandato. Diante do inusitado, o hacker da “Vaja-Jato” reagiu: “Li as conversas de Vossa Excelência, li a parte privada e posso dizer que o senhor é um criminoso contumaz, cometeu diversas irregularidades e crimes”.

Como o sindicalismo renasceu nos EUA

Foto do twitter: Unite Here Local 11
Por André Cintra, no site Vermelho:


No início da década de 1970, o escritor e ativista norte-americano Studs Terkel (1912-2008) decidiu ouvir a classe trabalhadora. Não lhe faltavam credenciais. Entrevistador excepcional, com experiência em programas de rádio e TV, Terkel conseguiu extrair depoimentos únicos de mais de cem trabalhadores de diversos setores. A experiência foi a base para o ensaio Trabalho (Working), de 1974. No subtítulo, o livro já anunciava sua proposta originalíssima: “Pessoas falam sobre o que fazem o dia todo e como se sentem sobre o que fazem”.

Precisamos discutir o Brasil

Lançamento do Novo PAC. Foto: Ricardo Stuckert
Por Roberto Amaral, em seu blog:


Ao anunciar o novo Pacto de Aceleração do Crescimento – PAC, que a rigor consiste, tão só, numa tentativa de recuperação do atraso, porque crescimento não há por registrar, o presidente Lula marcou a data (11 de agosto) como a do início de seu terceiro governo, ainda condicionado, tanto na sua composição quanto no conteúdo programático, pelas negociações em curso. O ministério de hoje é sabidamente pro tempore, e o PAC anunciado, nada obstante a liderança política e moral do presidente, será conduzido por cabeças ainda não coroadas. Que os deuses do Olimpo zelem por nós.

A importância do resultado da Quaest

Foto: Ricardo Stuckert
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Como a elite do país e seus representantes no mundo da política têm ralas convicções democráticas e estão sempre à espreita, prontos para promover rupturas institucionais, um nível alto de popularidade dos governos de esquerda é essencial para mantê-los a salvo de tramas golpistas.

A pesquisa da Quaest, realizada no formato presencial e divulgada nesta quarta-feira (16), traz boas notícias para o governo Lula. Além do crescimento considerável dos índices de aprovação pessoal de Lula e de seu governo, o levantamento mostra que o governo, depois de um período de estabilidade, apontou sua curva para cima e está em ascensão na avaliação da população.

Educação inclusiva x ensino excludente

Ilustração: Divulgação
Por Gilson Reis


A aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 5384/20, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) - subscrito por outros parlamentares de PT, PCdoB, PDT e PSOL -, que reformula a Lei de Cotas no ensino federal, era para ter sido a notícia mais importante deste mês de agosto na área de educação. Embora a matéria ainda precise passar pelo Senado, a votação da proposta na Câmara foi, por si só, uma enorme conquista, uma vez que a revisão deveria ter sido feita no ano passado e não foi por motivos óbvios: o fato de o governo de Jair Bolsonaro (PL) ter elegido a educação pública como inimiga.