quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Bolsonaro em Aparecida irrita cúpula da Igreja

Charge: Brum
Por Helena Chagas, no site Brasil-247:


As tentativas do presidente Jair Bolsonaro de se aproximar dos católicos acabaram por piorar suas relações com a Igreja e integrantes da cúpula dos bispos do Brasil.

Após a ida ao Círio de Nazaré, já considerada uso indevido da religião com fins políticos, a visita à Basílica de Aparecida nesta quarta irritou a cúpula da CNBB e só não virou comício porque o arcebispo Dom Orlando Brandes não deixou.

Nos bastidores da passagem do presidente pela Basílica da padroeira do Brasil, o Arcebispo de Aparecida teve que impedir um ato político da campanha de Bolsonaro em frente à antiga matriz de Aparecida.

Preparado pelo marketing da campanha, previa que o presidente puxasse um terço de orações entre seguidores - todos devidamente paramentados com suas camisas amarelas - , que seria gravado pela equipe e exibido no horário eleitoral.

O arruaceiro no poder quer “cerco” às urnas

Charge: Miguel Paiva
Por Fernando Brito, em seu blog:

O Brasil tem um arruaceiro na Presidência da República.

Não é possível dizer nada diferente do comando que Jair Bolsonaro deu, hoje, a seus apoiadores no Rio Grande do Sul, para que permaneçam em cercando as seções eleitorais, esperando o resultado.

“No próximo dia 30, de verde e amarelo, vamos votar. E mais do que isso. Vamos permanecer na região da seção eleitoral até a apuração do resultado”

Para quê? Será que é para impedir a saída de funcionários da Justiça Eleitoral que levam os resultados processados pelas urnas para a totalização nos centros de totalização?

Vigilância e empenho

Charge: Paulo Moreira
Por João Guilherme Vargas Netto

As primeiras denúncias foram feitas em redes sociais. A mídia grande confirmou algumas e as noticiou. As centrais sindicais organizaram a busca de confirmações e instalaram aplicativos para novas denúncias.

O Ministério Público do Trabalho comprovou as tentativas criminosas e investigou alguns dos autores, obrigando-os a fazer termos de ajustamento de conduta. Até hoje já foram registradas quase 200 denúncias, a maioria das quais na região sul.

O MPT publicou “o que fazer em caso de coação ou assédio eleitoral” e uma nota conjunta com o Ministério Público Federal.

Militares foram humilhados por Bolsonaro

Comentários a um delírio militarista

Por que Bolsonaro tem raiva do Nordeste?

CNBB condena uso eleitoral da fé

Exploração da fé e a 'denúncia' de Damares

Cid Gomes e PDT reforçam campanha de Lula

Reprodução da internet
Por Altamiro Borges

Diferentemente do seu irmão sumido e ressentido, o senador Cid Gomes (PDT-CE) está participando ativamente da batalha presidencial neste segundo turno. Num evento em Fortaleza nesta segunda-feira (10), ele foi enfático: "Eu não sossegarei enquanto não tiver cada filiado do PDT na campanha de Lula".

Ao lado da atual governadora Izolda Cela – que deixou o PDT por discordar da tática eleitoral suicida de Ciro Gomes –, do governador eleito Elmano Freitas (PT) e do senador Camilo Santana (PT), Cid Gomes apontou três razões para votar no líder petista: