sábado, 12 de outubro de 2013

Datafolha: Dilma vence no primeiro turno

Do sítio Vermelho:

Realizada nesta sexta-feira (11) e publicada no sábado (12) pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa da Datafolha indicou que a presidenta Dilma Rousseff venceria as eleições de 2014 no primeiro turno, considerando a disputa com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A pesquisa foi realizada por meio de 2.517 entrevistas em 154 municípios, e tem uma margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.

Datafolha: boas notícias para Dilma

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Analistas de pesquisas eleitorais costumam considerar como confortável o patamar acima dos 40% das intenções de voto para prefeitos, governadores e presidentes que concorrem à reeleição. Pois a presidenta Dilma alcançou 42% na pesquisa feita pelo Datafolha nesta sexta-feira (11) e publicada hoje, sábado (12). No cenário no qual deve ser disputada a eleição de 2014, Dilma obtém 42%, Aécio 21% e Eduardo Campos 15%. Outro dado interessante é que o espólio de Marina até o momento foi herdado praticamente em partes iguais pelos três concorrentes, cabendo à presidenta 7% dos eleitores marinistas.

Carta aberta a Caetano Veloso

Por Benjamin Moser, no Observatório da Imprensa:

Caro Caetano,

Nos EUA, quando eu era menino, havia uma campanha para prevenir acidentes na estrada. O slogan rezava: “Amigos não deixam amigos bêbados dirigir”. Lembrei disso ao ler suas declarações e as de Paula Lavigne sobre biografias no Brasil. Fiquei tão chocado que me sinto obrigado a lhe dizer: amigo, pelo amor de Deus, não dirija.

A polêmica ambiental no Equador

http://www.elciudadano.gob.ec
Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

Uma feroz disputa política agita o Equador e suscita debates pelo mundo afora. A polêmica tem como foco o Parque Natural de Yasuní, que o presidente equatoriano Rafael Correa decidiu recentemente abrir para a exploração petroleira.

A questão foi submetida à votação da Assembleia Nacional, em Quito, nesta quinta-feira, 3 de outubro, quando a posição de Correa foi referendada por 108 votos a 25, em meio a protestos de entidades ambientalistas dentro e fora do Equador.

A mídia e o caso Siemens-PSDB

Por José Dirceu, em seu blog:

As declarações do presidente em exercício da Siemens dadas ontem sobre a inexistência de pagamento de propinas a políticos em São Paulo precisam ser comprovadas nas investigações da polícia, no processo do CADE (Conselho de Administração e Defesa Econômica) e na Justiça.

Lula e a mídia alternativa

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Lula se entusiasma com a mídia alternativa. Quem viu seu discurso no Forum de São Paulo – comandado por sua metamorfose ambulante – se deu conta que, entre tantos temas polêmicos e críticos dentro da esquerda, ele fez a exaltação da mídia alternativa. Como se somente agora, depois das manifestações de junho, ele tivesse se dado conta do poder de convocação que essas mídias tem.

Marina empurra PSB para a direita

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Wanderley Guilherme dos Santos, no blog O Cafezinho:

Em 48 horas de fulminante trajetória a ex-senadora Marina Silva provocou inesperados solavancos no panorama das eleições em 2014. Renegando o que há meses dizia professar aderiu ao sistema partidário que está aí, mencionou haver abrigado o PSB como Plano C, sem mencioná-lo a desapontados seguidores, e declarou guerra a um suposto chavismo petista. De quebra, prometeu enterrar a aniversariante república criada pela Constituição de 88, desprezando-a por ser “velha”. Haja água benta para tanta presunção.

A volta dos juros de dois dígitos

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) de aumentar a taxa Selic para 9,5% ao ano e os termos do comunicado indicam que poderá voltar novamente aos dois dígitos. E mostra – mais uma vez – a enorme dificuldade do país em definir estratégias claras de desenvolvimento.

O organismo econômico brasileiro se assemelha a de um viciado que não pode viver sem drogas, sob risco de crises de abstinência.