domingo, 22 de maio de 2022

Votar em Lula é uma imposição da realidade

STF interrompe novo ataque de Bolsonaro

Amazônia pode se tornar uma savana

Desenvolvimento e superação da desigualdade

Derrotar os párias da Colômbia e do Brasil

Musk & Bolsonaro: o preço a pagar

Charge: Genin
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:


O tom geral da recepção do governo Bolsonaro a Elon Musk, o homem mais rico do planeta, um dos patronos da extrema direita mundial, pode ser resumido numa cena estrelada pelo ministro das Comunicações Fabio Farias.

Atuando como mestre-de-cerimônias da visita, Farias encenou um número celebrizado pelos programas de auditório de seu sogro, o empresário Sílvio Santos, que durante décadas mobilizou milhões de brasileiros e brasileiras em torno da promessa de enriquecimento fácil e rápido, o Baú da Felicidade.

- Everybody loves you, declarou o ministro, microfone na mão, dirigindo olhos devotos ao homem mais rico do mundo, diante de uma plateia de figurões do governo brasileiro.

A falsa reforma agrária de Bolsonaro

Charge: Quinho
Por Rosa Amorim, no jornal Brasil de Fato:

Existem vários motivos para apontar Bolsonaro como o pior presidente da nossa história. A gestão da morte durante a pandemia, o descaso completo na educação, o desastre na economia, o genocídio da população indígena… Se entrarmos em detalhes, teríamos uma lista interminável.

Como o governo é completamente despreparado para quase todas as funções que exerce e não possui absolutamente nada de benéfico para mostrar à população, resta aos seus apoiadores fazerem o que realmente sabem: espalhar mentiras, discurso de ódio e se apropriar das obras de governos anteriores.

Nas últimas semanas, em uma dessas mentiras deslavadas, o governo Bolsonaro, durante uma entrega de títulos, afirmou ter feito a maior reforma agrária da história. Não há uma única verdade nesta frase e podemos desmenti-la.

Elon Musk e o caráter submisso de Bolsonaro

Charge: Gilmar
Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

A falácia em torno da visita de Elon Musk ao Brasil pode ser classificada como “mera operação de marketing”.

A opinião é do sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira, professor da Universidade Federal do ABC.

Musk anunciou nesta sexta-feira (20), já no país, que os satélites Starlink (da empresa dele) supostamente levarão internet para escolas em áreas rurais na Amazônia.

O também dono da SpaceX, da Tesla e pretenso pioneiro na colonização de Marte desembarcou no Brasil pela manhã. Em um hotel de Porto Feliz, interior de São Paulo, encontrou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e Jair Bolsonaro.

Sobre os satélites nas escolas, Amadeu lembra que a meta do governo Bolsonaro para a educação não é a modernização, mas esvaziamento e destruição.

Elon Musk e a eleição no Brasil

Charge: Aroeira
Por Cristina Serra, em seu blog:


Bolsonaro recebeu Elon Musk com rapapés e tapete vermelho, em cena de vassalagem vira-lata explícita. Como se sabe, Musk negocia a compra do Twitter e já avisou que a liberdade de expressão absoluta na rede social, sem qualquer moderação, está acima de tudo. Música para os ouvidos das milícias digitais e sinal verde para a pregação golpista e os discursos de ódio.

Musk também anunciou que quer reverter o banimento de Donald Trump, expulso do Twitter por ter insuflado extremistas contra a confirmação de Joe Biden, em janeiro de 2021. A ação resultou na invasão do Capitolio e na morte de cinco pessoas.

É preciso colher lições de golpes passados

Charge: Zé Dassilva
Por Roberto Amaral, em seu blog:
 

Quais as reais ameaças que pairam sobre o processo democrático brasileiro, nos estertores de um governo que prega o golpe e denuncia o processo eleitoral, tendo à sua ilharga o ministro da defesa e uma penca de engalanados, e seus aficionados, pedindo o fechamento das instituições, clamando por ditadura já?

Que esperar de um congresso dominado pelo que há de mais peçonhento na política brasileira - o Centrão -, de uma casa-grande que não se farta de tantos privilégios e os vê sempre ameaçados quando imagina a emergência de um governo comprometido com os interesses das grandes massas?

Dessa casa-grande só se pode esperar algum tipo de violência, quando não lhe é dado impedir a eleição de um estranho no ninho dos donos do poder.

Por um mundo de paz

Por Silvio Tendler


“Quelle connerie la guerre!” (“Que babaquice a guerra!”) - Jacques Prévert

Por um mundo sem a existência das Forças Armadas e no seu lugar Forças AMADAS. Por um mundo que a Escola Superior de Guerra seja transformada numa ESCOLA SUPERIOR DE PAZ. Durante a pandemia, todos nós que saíssemos vivos tínhamos uma promessa de um mundo melhor. Já passa da hora de nos voltarmos a um crescimento centrado nas preocupações sociais humanitárias e voltado para o desenvolvimento sustentável.

O século XXI chegou e as guerras continuam a colocar em risco a vida no planeta. Ainda pior, com uma potente aliada virtual, a guerra híbrida, que criou o lawfare e que inunda os lares e envenena a mente das pessoas com conteúdo tóxicos, mentiras e ódio verbal. Só privilegia regimes autoritários e enriquece as mega plataformas - mídias sociais.