domingo, 8 de novembro de 2020

Steve Bannon é banido... só do Twitter!

Por Altamiro Borges


Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump e tutor de Eduardo Bolsonaro – o Dudu Bananinha – acaba de ser punido por incitar a violência. Por enquanto, o fascistoide foi banido apenas pelo Twitter das redes sociais. Outras punições poderão ocorrer em breve por crimes mais graves!

Segundo informa a BBC News-Brasil, "o ex-estrategista-chefe do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi expulso do Twitter por 'glorificação da violência' em meio à apuração das eleições". Bannon propôs a decapitação do principal infectologista do país e do diretor do FBI (a Polícia Federal dos EUA).

Madero e Havan já pagaram suas multas?

Por Altamiro Borges


Perguntar não ofende-1: Em outubro, a rede de lanchonetes Madero foi multada pela Controladoria-Geral da União (CGU) sob a acusação de pagamento de propina para agentes públicos. O empresário bolsonarista Júnior Durski – aquele que minimizou as mortes por Covid-19 – já pagou a multa?

A CGU determinou que a rede Madero teria que pagar R$ 442,69 mil (0,1% do seu faturamento bruto em 2017) por dar "vantagens indevidas, em dinheiro e em alimentos, a servidores do Ministério da Agricultura designados para fiscalizar as suas instalações em Balsa Nova (PR) e Ponta Grossa (PR)".

Olavo de Carvalho e Augusto Nunes na berlinda

Por Altamiro Borges

O filósofo de orifícios Olavo de Carvalho, guru do clã Bolsonaro, insiste em não pagar as suas dívidas. Segundo o site UOL, ele "recorreu na Justiça contra a decisão que determinou o pagamento de R$ 2,9 milhões ao cantor e compositor Caetano Veloso e por isso ainda não depositou os valores determinados".

Em outubro, a juíza Renata Castro, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro, condenou o fascista a pagar o valor em até 15 dias pelo descumprimento de liminar que ordenou a exclusão de postagens que associavam o artista a atos de pedofilia. As fake news foram postadas por Olavo de Carvalho em 2017.

Derrota de Trump fragiliza a extrema direita

Editorial do site Vermelho:


Naquela que já é considerada a mais participativa e uma das mais polarizadas eleições presidenciais nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump, expressão maior da extrema direita mundial, pelas projeções da mídia foi derrotado. Joe Biden, do Partido Democrata, que galvanizou vasto apoio desde pilares do establishment estadunidense até amplos movimentos e lideranças progressistas, dentro e fora de seu país, sagrou-se vitorioso. Donald Trump, cumprindo o que planejou e prometeu, judicializou o resultado. E, sem provas, acusa os democratas de fraudarem a eleição.

Folha quer inventar o “Biden brasileiro”

Por Luís Felipe Miguel, no Diário do Centro do Mundo:


Trump esperneia, mas é só jogo de cena, para manter mobilizada sua base – que é, como sempre, cevada com mentiras e teorias da conspiração.

A imprensa em inglês explica que ele não vai levar adiante sua estratégia de contestação dos resultados, a não ser de forma simbólica, por um motivo muito simples: não há sinal de que ele ou o Partido Republicano estejam abrindo os cofres para disponibilizar as centenas de milhões de dólares necessários para travar efetivamente uma batalha legal de tamanha dimensão.

Bolsonaro amplia sua derrota com Trump

Por Fernando Brito, em seu blog:


O silêncio mal-humorado de Jair Bolsonaro diante da vitória eleitoral de Joe Biden nos Estados Unidos não apenas aumenta o tamanho da derrota que ele próprio sofre com o resultado das urnas norte-americanas como serve de medida para as dificuldades que o brasileiro enfrentará com a perda não só do seu “grande irmão do Norte” como, também, da ideia de ‘mito invencível’ que seu paradigma “gringo” ostentava.

Não adianta que integrantes do seu governo digam que nada muda nas nossas relações com os Estados Unidos.

Dois mentirosos compulsivos numa era suja

Por Tarso Genro, no site Sul-21:

Vendo as caras e bocas e o esgar paranóico de Trump, falando pelo Estado Americano e conferindo o seu reflexo nas redes, vi toda a decadência do Império: sua impossibilidade de explorar como nos “velhos tempos”, dentro da “democracia liberal” falsificada por ditaduras militares, sem adoecer a sociedade com o vírus o fascismo e sem usar a “exceção” autoritária, como regra permanente. Lembrei-me da genialidade de Maquiavel com a sua afirmação de que “a política (moderna) é uma atividade independente e autônoma, que tem seus princípios e suas leis, diferentes daquelas da moral e da religião em geral”.

Banco Central: as nádegas expostas do Senado

Por Jeferson Miola, em seu blog:


As atenções do Brasil e do mundo inteiro estão voltadas para o enfrentamento da nova onda da pandemia e para a eleição presidencial dos EUA. O Senado Federal, por sua vez, segue a filosofia do anti-ministro bolsonarista do Meio Ambiente e aproveita a distração do distinto público com estas questões para fazer avançar o devastador processo de saqueio e pilhagem do país.

Na sessão de 3ª feira [3/11] o Senado dominado por uma maioria bolsonarista aprovou o Projeto de Lei do tucano Plínio Valério/PSDB-AM que torna o Banco Central [BC] “independente”.

Apagão no Amapá é culpa da privatização

Arte: Gladson Targa
Por Altamiro Borges


A mídia privatista tem dado pouco destaque para o apagão no Amapá. Talvez porque a culpa pelo caos seja da iniciativa privada – nos dois sentidos da palavra. Mais de 730 mil pessoas, em 13 dos 16 municípios do estado da região Norte, estão sem energia elétrica, água e combustíveis desde terça-feira (3).

Uma subestação de energia pegou fogo na capital Macapá, o que levou ao desligamento automático da linha de transmissão. A empresa responsável pela manutenção dos equipamentos é a espanhola Isolux, que tem um histórico de maus serviços prestados em outros países.

RedeTV corta salários e gasta em vinhos

Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, donos da RedeTV
Foto: Divulgação Rede TV
Por Altamiro Borges


A situação dos profissionais da RedeTV! é lamentável. A emissora comandada pelos bolsonaristas Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo só sacaneia os trabalhadores. Ela prolongou o corte salarial dos jornalistas contratados como Pessoas Jurídicas (PJs) em até 35% por tempo indeterminado. Já para os funcionários registrados em carteira (CLT), a empresa impôs nova prorrogação na redução de 25% nos salários por mais 60 dias, totalizando oito meses de corte.