segunda-feira, 9 de maio de 2022

Chapa Lula-Alckmin repercute no mundo

Foto: Reprodução do Facebook

Por Altamiro Borges


O ato de pré-lançamento da chapa Lula-Alckmin neste final de semana teve forte repercussão na imprensa internacional. O jornal britânico de negócios Financial Times publicou nesta segunda-feira (9): "Lula mira no centro do Brasil em disputa pelo poder”. A reportagem destaca que “ex-presidente de esquerda promete defender soberania nacional ao enfrentar Bolsonaro”.

Outro veículo britânico, The Guardian, deu ampla cobertura ao evento. "Esquerdista diz em comício que o público deve se unir contra a 'incompetência e o autoritarismo' do governante de extrema direita". Há também um artigo que enfatiza a declaração do ex-governador paulista Geraldo Alckmin: “Ele [Lula] é o único caminho”.

Pesquisas atiçam golpismo de Bolsonaro

A preparação do golpe está a pleno vapor

Charge: Brum
Por Luis Felipe Miguel, no Jornal GGN:


Não sei se o golpe já é o plano A de Bolsonaro – isto é, se ele já se desencantou da ideia de ganhar novamente as eleições.

Talvez não, não apenas porque a autoilusão é sempre forte em políticos em campanha (taí o Ciro que não me deixa mentir), mas também porque o arsenal de recursos subterrâneos de que Bolsonaro dispõe é grande.

Mas, seja plano A ou B, o fato é que a preparação do golpe está a pleno vapor.

O endosso, agora explícito e sem ressalvas, da cúpula do Exército à deslegitimação das eleições é o sinal mais preocupante.

Sempre me alinhei àqueles que pensavam que as Forças Armadas, por mais autoritárias e corruptas que sejam, dificilmente embarcariam num golpe de velho tipo. Por três motivos principais:

Os carrascos da democracia

Charge: Jota Camelo
Por Cristina Serra, em seu blog:


O governo Bolsonaro emprega em relação às eleições a mesma estratégia que usou desde o começo da pandemia. O negacionismo científico assume agora sua versão de negacionismo eleitoral. A cloroquina da campanha é o ataque incessante à urna eletrônica.

No auge da pandemia, Bolsonaro teve no general Eduardo Pazuello o executor do trabalho sujo que aumentou exponencialmente a mortandade dos brasileiros. Na fase atual da desconstrução nacional, o posto de capataz do assalto à democracia foi ocupado com desembaraço pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

A aparição ilegal de Michelle Bolsonaro na TV

De quem é a culpa pela alta da inflação?

A tragédia indígena no Brasil

Lançamento da pré-candidatura Lula-Alckmin

Quartelada de Bolsonaro e Lula na Time

Microempreendedores e MEIs pedem socorro