terça-feira, 14 de agosto de 2018

A Lula o que é de Lula

Editorial do site Vermelho:

Pela sexta vez, Luiz Inácio Lula da Silva é candidato a presidente da República. Em 1989 chegou perto da vitória e acabou derrotado por uma manobra pró-Fernando Collor de Mello, que entrou para a história pelo registro das manipulações da Rede Globo de Televisão. Em 1994, foi vencido pelo imenso aparato publicitário do Plano Real, que trabalhou freneticamente pela candidatura de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Em 1998, acabou novamente derrotado, dessa vez pelo casuísmo da Emenda Constitucional da reeleição, com FHC ainda surfando na popularidade da “estabilidade monetária”.

EUA querem controlar a base de Alcântara

Do blog Resistência:

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, escolheu o Brasil como o destino inicial de seu primeiro giro pela América do Sul. Entre os temas de sua agenda se encontra a participação de seu país na base aeroespacial de Alcântara, de grande valor estratégico. Conheça as intenções ocultas do Pentágono por trás desta suposta cooperação.

A base de Alcântara, onde opera a Agência Espacial Brasileira, é a única infraestrutura de lançamento de foguetes sob controle de um país soberano da América do Sul. A outra é a de Kourou, na Guiana Francesa, de vital importância para a Agência Espacial Europeia.

"Quem é Wal", a "fantasma" de Bolsonaro?

Da revista CartaCapital:

"Quem é Wal?", perguntou Guilherme Boulos a Jair Bolsonaro no debate da Band, realizado na quinta-feira 9, após chamar o deputado de "racista e homofóbico" e afirmar que ele "fez da política um negócio em família".

O candidato do PSOL lembrava de uma reportagem da Folha de S.Paulo de janeiro deste ano sobre Walderice Santos da Conceição, 49, que compunha a equipe de 14 funcionários do gabinete parlamentar de Bolsonaro até esta segunda-feira, 13. Bolsonaro respondeu que ela era "uma funcionária que trabalhava para ele por 2 mil reais por mês".

Bolsonaro e a "açaissessora" Walderice

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Então, Jair Bolsonaro demitiu sua açaissessora Walderice Santos da Conceição, que levava água para seus cachorros na casa de praia de Mambucaba, em Angra dos Reis, que, segundo o deputado “de vez em quando dá água pros cachorros lá” de sua casa de veraneio.

Walderice vai ficar sem os seus R$ 1,351, o imenso “assalto” que fazia aos cofres públicos do país.

Bolsonaro, talvez – e só talvez – ficará sem alguns votos, que não o impedirá nem de dar mandatos para seu filhos nem de achar quem dê água para seus cachorros.

Argentina sofre com a sua “Lava-Jato”

Por Luana Forlini, no site da Fundação Perseu Abramo:

Na Argentina castigada pelo (des)governo de Mauricio Macri, membro da coalizão política “Cambiemos”, o Poder Executivo e setores do Poder Judiciário estão fazendo tudo para desviar a atenção da população do desastre que está sendo o projeto neoliberal neste país.

A mais recente iniciativa é uma investigação baseada no que vem sendo chamado de “cadernos K” e a detenção de vários ex-integrantes dos governos de Néstor e Cristina Kirchner. Nestes papéis, um motorista ligado ao ministério de obras públicas durante estes governos relatou os supostos esquemas de corrupção que teria presenciado durante dez anos em oito cadernos.

Casta do Judiciário é fora da lei

Por que a Globo resolveu bater no Aécio?

STF e PGR esconderam provas no “mensalão”

Por Cesar Locatelli, no site Jornalistas Livres:

Imaginemos uma cena dantesca: um ministro do STF e um procurador-geral da República resolvem dividir um inquérito em dois e, conforme vão chegando certas “provas”, que favoreceriam os réus, eles as alocam no inquérito sigiloso, cujo acesso era negado a todos.

Pois bem, como veremos, foi exatamente isso que ocorreu na Ação Penal 470, chamada de Mensalão pela imprensa tradicional: a defesa só teve acesso a certas provas, que inocentariam seu cliente. após a condenação.

Derrotar o golpismo e vencer as eleições

Por Guilherme Mello, no site Brasil Debate:

Desde junho de 2013, em particular após o golpe de 2016, a esquerda tem vivenciado uma série de derrotas políticas que trouxeram um sentimento de impotência para parte de sua militância. A sensação de que as forças golpistas são demasiadamente poderosas para serem enfrentadas atrai diagnósticos derrotistas e aspirações ingenuamente salvacionistas: o diagnóstico de que Lula e o PT devem ser considerados “carta fora do baralho”, uma vez que o golpe não permitirá que voltem a governar o país; e a aspiração de que alguma outra força política progressista seja capaz não apenas de vencer as eleições, como de governar com razoável tranquilidade. Para fechar esta equação, bastaria que o PT abrisse mão de seu suposto projeto “hegemônico” e apoiasse outra candidatura de esquerda, garantindo o sucesso do projeto desenvolvimentista e a derrota definitiva das forças golpistas.

Marcha por Lula Livre chega em Brasília

Da Rede Brasil Atual:

As três colunas camponesas que marcham há quatro dias em defesa do restabelecimento da democracia no país e pela candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às eleições deste ano se encontram na manhã desta terça-feira (14) em Brasília. O encontro das colunas Tereza de Benguela (com militantes da Amazônia e Centro-Oeste), Ligas Camponesas (Nordeste) e Coluna Prestes (Sul e Sudeste) deve ocorrer por volta das 10h30, próximo à Fonte da Luminosa da Torre de TV, no centro da capital federal.

"Ursal" e o pensamento da extrema-direita

Por Marina Lacerda, no blog Socialista Morena:

Boa parte da sociedade brasileira, na qual me incluo, surpreendeu-se na semana passada com a invocação, pelo candidato do Patriota, Cabo Daciolo –militar e pregador evangélico–, da tal “União das Repúblicas Socialistas da América Latina”, que, assim como a “ideologia de gênero”, só existe para seus opositores.

Segundo os sites que propagam a ideia, a URSAL seria uma derivação da Teologia da Libertação e do Foro de São Paulo, por sua vez oriundos de “terroristas” e “partidos comunistas latino-americanos”, com apoio de Cuba e Venezuela. A aliança entre estes temas chama a atenção.

Austeridade é atentado aos direitos humanos

Por Joaquim Ernesto Palhares, no site Carta Maior:

O seminário “Impacto de Medidas de Austeridade em Direitos Humanos” permitiu um vislumbre do atentado contra os direitos humanos que significa a política de austeridade imposta pelo golpe, em especial, a Emenda Constitucional 95 que estipula o teto de gastos em áreas vitais, dentre outras, saúde, educação e segurança pública.

O evento aconteceu na última sexta-feira (9 de agosto) na PUC-SP e contou com a presença de Juan Pablo Bohoslavsky, especialista da ONU para assuntos que relacionam economia e direitos humanos. Destacando que direitos humanos abrangem direito à saúde, à educação, à segurança e, naturalmente, ao trabalho, ele apontou o quanto a política de austeridade do desgoverno Temer atenta contra os direitos no país.

Mídia tenta colocar Alckmin no segundo turno

Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Foi difícil de assistir, mas necessário: o Roda Viva de ontem confirmou que o programa se tornou um palanque para a candidatura de Geraldo Alckmin.

“Estará no segundo turno”, profetizou o jornalista que representava a Globo, Ascânio Seleme, ex-diretor de redação. E seguiu-se pau, primeiro em Bolsonaro, depois em Lula, pelas bocas de Eliane Cantanhede, do Estadão, e Clóvis Rossi, da Folha de S. Paulo, além de Ascânio.

Eliane Cantanhêde e Clóvis Rossi, com variações de estilo, manifestavam uma certa indignação com o fato de Lula pleitear a candidatura, mesmo “sabendo” que não conseguirá a legenda com base na lei da ficha limpa.

Desemprego é desalento para o jovem

Por Carina Vitral, na revista Fórum:

Neste mês de agosto, há duas datas importantes alusivas à juventude: o Dia do Estudante (11) e o Dia Internacional da Juventude (12), cujo tema definido pela ONU para 2018 é “Safe Spaces for Youth” (Espaços Seguros para os Jovens). Deveriam ser datas para comemoração, mas a situação do Brasil obriga os jovens a lutar, em vez de celebrar – pelo menos por enquanto.

Um dos motivos de desalento nesses tempos temerosos é o desemprego. Os índices variam conforme o tipo de amostragem e os critérios utilizados. A taxa oficial do IBGE é de 12,7% da população economicamente ativa, ou mais de 13 milhões de pessoas sem trabalho, e esse percentual é maior entre mulheres, jovens, negros e pessoas com baixa escolaridade.

Justiça e PF estão fora das caixinhas

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

Houve uma gritaria supostamente legalista quando, há poucos dias, o candidato Ciro Gomes afirmou que Lula só sairá da prisão se a Justiça e o Ministério público “voltarem para suas caixinhas”.

Ciro já explicou dezenas de vezes que se referia aos excessos, desmandos e exorbitâncias que acontecem nesta esfera.

O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galoro, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, revela comportamentos da procuradora-geral da República e de dois desembargadores, no dia do “prende-solta” de Lula, bastante ilustrativos da desordem apontada por Ciro.