terça-feira, 15 de março de 2016

Coxinhas votarão no ‘Japonês da Federal’?

Por Altamiro Borges

Enquanto o “justiceiro” Sergio Moro não anuncia a sua candidatura, os “midiotas” de carteirinha – que se deixam levar facilmente pelas manipulações da imprensa – não escondiam o seu entusiasmo com o tal “Japonês da Federal”, que conseguiu os holofotes da tevê ao escoltar os presos da Operação Lava-Jato. No Carnaval, eles até desfilaram com máscaras do agente da PF. Nas últimas marchas golpistas, eles também carregaram faixas de elogios ao policial. Agora, porém, eles devem estar novamente desnorteados. Os seus heróis não duram muito tempo – que o diga o correntista suíço Eduardo Cunha ou o sumido ministro Joaquim Barbosa. Nesta semana, o site Paraná Portal revelou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação do agente policial Newton Hidenori Ishii por corrupção passiva. Ele foi acusado de fazer parte de uma quadrilha que facilitava o contrabando em Foz do Iguaçu.

Delcídio dedurou Aécio. E agora, Moro?

Por Altamiro Borges

Finalmente homologada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), a “delação premiada” do senador Delcídio do Amaral tem o impacto de um ventilador no esgoto. Voaram detritos para todos os lados. Acusado de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, o parlamentar – que já anunciou sua desfiliação do PT – dedurou vários políticos. A mídia tucana, como já era de se esperar, destaca apenas sua denúncia contra o ministro Aloisio Mercadante, que teria tentado demovê-lo do depoimento. Mas Delcídio do Amaral também atirou para matar no ex-presidente FHC e no cambaleante Aécio Neves, que já não consegue enganar nem os fanáticos golpistas – que o expulsaram da Avenida Paulista no último domingo (13).

Ato pela legalidade democrática no Tuca

Trajano convoca para ato contra o golpe

Os "dissidentes" nos bastidores da Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Tem acontecido uma coisa interessante: chegam a mim mensagens de jornalistas da Globo revoltados com o que estão vendo na empresa. Os indignados estão lotados sobretudo em Brasília e no Rio.

Todos, naturalmente, pedem anonimato.

Me disse um deles, que tratarei como X: “Desculpa o número de mensagens, mas estou revoltado. Não sou petista. Meu primeiro voto no PT foi na Dilma….. mas estou dentro dos acontecimentos e é muito clara a estratégia.”

O papel da mídia no protesto de domingo

Por Bia Barbosa e Helena Martins, na revista CartaCapital:

Os números da Polícia Militar apontam para mais de 3 milhões de pessoas nas ruas em todo o Brasil no domingo, 13. Seria, de acordo com a imprensa, a maior manifestação da história do País – maior que as Diretas Já e que os atos de junho de 2013.

Foram os resultados das investigações do Ministério Público e da Polícia Federal os responsáveis por mobilizar tanta gente? Foram as delações premiadas da Operação Lava Jato? Os inúmeros erros dos governos Lula e Dilma, ao longo de 13 anos? Foram os recursos dos partidos de direita usados para convocar e levar muitos pras ruas?

Foi tudo isso. Mas nada teria a dimensão alcançada sem o papel estrutural dos meios de comunicação de massa em nossa sociedade.

Graças ao Aécio, Bolsonaro ganha força

Por Victor Farinelli, no site Carta Maior:

Graças ao Aécio Neves, Bolsonaro venceu ontem (13).

E, para dizer a verdade, não venceu só ontem. Desde sexta-feira a violência política tem sido a tônica do Brasil. Reuniões em sindicatos sendo intimidadas por PMs armados, sedes da UNE e do PCdoB invadidas e pichadas. Hoje foi só mais um movimento dessa onda.

A imprensa perdeu, porque todos os seus milhares de chamados não levaram a diversidade da sociedade brasileira às ruas. Marchou somente a elite branca e a classe média.

Os crimes do promotor que investiga Lula


Do blog Viomundo:

É uma história bizarra. Douglas Ivanowski Kirchner assumiu o cargo de procurador da República em Rondônia quando a mulher, Tamires, estava sequestrada por integrantes da Igreja Evangélica Hadar, em Porto Velho, à qual o casal pertencia.

Tamires foi punida pela pastora da igreja com uma surra de cipó por ter jogado fora a aliança de casamento. Douglas assistiu.

Dia 18: às ruas contra o golpe da direita


Editorial do site Vermelho:

Os brasileiros vão se manifestar pela democracia e pela legalidade nesta sexta-feira, dia 18. Encherão as ruas com seus sentimentos em defesa do Estado Democrático de Direito. Contra a intolerância, o obscurantismo e o golpe que se trama contra a presidenta Dilma Rousseff. E confirmarão esse mesmo objetivo na manifestação marcada para 31 de março.

Lula ministro e o maior desafio

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A política brasileira dá de dez a zero em House of Cards.

As notícias de hoje informam que Lula aceitará entrar para o núcleo duro do governo Dilma, seja como ministro-chefe da Casa Civil, seja como secretário de Governo.

Eugênio Aragão, vice procurador eleitoral, assume o ministério da Justiça.

Caso se confirme a notícia sobre Lula, é uma belíssima tacada do governo Dilma.

Histeria ideológica ameaça a democracia

Por Dennis de Oliveira, no blog Quilombo:

As manifestações deste domingo foram fruto da forma que o debate político se desenvolveu nos últimos tempos e, particularmente, nas últimas semanas. Expressa o sentimento de parcela da sociedade brasileira que clama por soluções autoritárias.

Isto ocorre porque o que está em jogo não é meramente a disputa entre PT e PSDB. A pressão que existe é o projeto do grande capital transnacional. É a ação direta do capital.

Poder aquisitivo despenca na Argentina

Do site Opera Mundi:

Um estudo realizado pelo Centro de Inovação dos Trabalhadores da Argentina, divulgado nesta segunda-feira (14/03) pelo jornal Página 12, mostrou que o poder aquisitivo dos 10% mais pobres do país caiu 23,8% nos últimos quatro meses.

A pesquisa, que foi encomendada pelo órgão estatal Conicet (Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas), aponta como principais causas desse fenômeno o aumento da tarifa de luz elétrica e de gás, o reajuste dos preços dos alimentos e aluguéis, e a eliminação dos impostos de exportação dos bens industriais e agrícolas.

Do Estado de Direito ao da direita

Por Frei Betto, no site da Adital:

O Brasil passa por intensa turbulência. Assemelha-se a uma nau sem rumo. A teimosia de Eduardo Cunha, que não encontra seu Tirésias capaz de lhe indicar o caminho do bom senso, paralisa o Congresso. Insiste em permanecer no cargo, mesmo colocado no banco dos réus por dupla instância, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (por unanimidade dos juízes).

Lula a caminho de Brasília

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A presidente Dilma Rousseff e a cúpula do governo aguardam a chegada do ex-presidente Lula a Brasília nas próximas horas para acertar seu ingresso no ministério. Embora ninguém ouse dizer "ele aceitou", o fato de estar vindo a Brasília indica disposição para aceitar. E com isso, Dilma lança mão de sua última carta, o ás de ouro, no esforço para salvar seu governo. Ela será acusada de ter abdicado para Lula, ele de estar fugindo de Sergio Moro, o desgaste será grande. Mas, como resume um dirigente petista, "estamos numa guerra e o outro lado está fazendo uso de armamento pesado".

Nada sobre emprego e salário na Paulista

Manifestantes em frente à Fiesp, que apoiou o Golpe de 1964
Por João Franzin, no site da Agência Sindical:

Às 14h30 do domingo, eu estava na avenida Paulista, São Paulo. Ia acompanhar mais uma manifestação – esta contra o governo. E que manifestação! Pela minha avaliação, ao final da tarde, havia em torno de 1 milhão de pessoas.

Cheguei pela rua Treze de Maio, onde já era grande a movimentação. Na Paulista, olhei à esquerda, para o começo da avenida, e vi gente chegando desde a estação Paraíso do Metrô. Muitos. Quase todos brancos. Muitos casais, cinquentões. Poucos jovens.