quarta-feira, 16 de março de 2011

Radiodifusão pública sob ataque nos EUA

Reproduzo artigo de Amy Goodman, do Democracy Now, publicado no sítio Carta Maior:

O bosque de álamos de Kebler Pass, estado do Colorado, nos Estados Unidos, é um dos maiores organismos vivos do mundo. Milhares de álamos compartilham o mesmo sistema de raízes interconectadas. No fim de semana passado, atravessei o caminho de Kebler Pass, que está a três mil metros de altura, numa moto de neve. Fiz o percurso entre as localidades de Paonia e Crested Butte. Realizei uma viagem relâmpago ao Colorado para ajudar as rádios comunitárias a arrecadarem fundos, razão pela qual assisti a nove eventos beneficentes em apenas dois dias. O diretor de programação da emissora de rádio comunitária KVNF de Paonia deixou-nos onde começa o caminho. Ali nos recolheu o diretor de programação da rádio comunitária KBUT de Crested Butte e, junto com um grupo de DJs da emissora, percorremos rapidamente em motos de neve os 50 quilômetros de caminho que há entre as duas localidades.

Evento discute cerco midiático a Cuba

Reproduzo matéria de André Cintra, publicada no sítio Vermelho:

O debate sobre “O cerco midiático contra Cuba”, nesta terça-feira (15), no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, foi além da denúncia. Ao lado do cônsul geral de Cuba no Brasil, Lázaro Méndez, os jornalistas Mario Augusto Jakobskind e Fernando Morais relataram detalhes de seus mais recentes livros-reportagens — ambos a respeito da ilha caribenha.
O evento foi promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé, em parceira com o Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz), o site Opera Mundi e o Comitê dos Cinco Patriotas Cubanos.

A mídia na ordem do dia

Reproduzo artigo do deputado federal Emiliano José (PT/BA), publicado no blog Conversa Afiada:

Os últimos anos têm sido pródigos em mudanças no Brasil. E elas ocorrem não aos saltos, mas por força de uma nova hegemonia que se vai construindo, que se vai tecendo pouco a pouco, conquistando corações de mentes, e vão se desenvolvendo, sobretudo, depois que o presidente Lula tomou posse em 2003. O que quer dizer que são resultado do milagre da política. Esta, no dizer de Hannah Arendt, é a única com possibilidades de produzir milagres, e certamente ela, ao dizer isso, não queria agredir aos homens e mulheres de fé, que não se discute.