quinta-feira, 3 de maio de 2012

A reforma trabalhista na Venezuela

Por Thassio Borges, no sítio Opera Mundi:

A Venezuela aprovou nas vésperas do Dia do Trabalho (01/05) uma ampla reforma trabalhista que deverá aumentar o valor das pensões e aposentadorias e reduzir a jornada semanal de trabalho no país. Promulgada pelo presidente Hugo Chávez, a nova Lei Orgânica do Trabalho depende agora apenas da chancela do Supremo Tribunal de Justiça para entrar em vigor.

Receita para a futura mudança na Síria

Por Marc Vandepitte, no sítio Cuba Debate:

Em referência às intervenções militares na Líbia e na Costa do Marfim no ano passado, Paul Collier, “ex-presidente do mundo”, dá uma receita para a mudança de regime na Síria. O texto é revelador. 

Paul Collier foi diretor do Departamento de Investigação para o Desenvolvimento no Banco Mundial (1998-2003). É conhecido pelo best-seller “O clube da miséria. O que há de errado com os países mais pobres do mundo”. Mas atrás deste famoso economista, se esconde um veterano estrategista militar. Ele é autor de vários livros sobre guerras civis e um assessor importante de Tony Blair, que como primeiro-ministro britânico, em 1999 lançou uma nova doutrina de guerra justa, a chamada “doutrina da comunidade internacional” (doctrine of the international community). No final dos anos 90, as potências ocidentais buscavam uma nova legitimidade para a intervenção militar.

Eleição pode mudar ânimos na França

Por Antonio Martins, no sítio Outras Palavras:

Na última década, uma nova cultura política, que brotou de grandes mobilizações de rua e dos Fóruns Sociais Mundiais, relativizou a importância das eleições. Ela mostrou que política é algo que se pratica todos os dias, por meio de atos e posturas — e não apenas uma vontade que se delega, por meio do voto, a cada dois ou quatro anos. Ainda assim, as eleições continuam a ser muito importantes. Basta ver o que estará em jogo, nos próximos dias e semanas, em três países que se tornaram emblemáticos das possibilidades e impasses contemporâneos: França, Grécia e Egito.

Quero um "sonegômetro"

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Acho sen-sa-cio-nal haver um “impostômetro” mostrando quanto os brasileiros pagaram de impostos federais, estaduais, municipais e distritais desde o início do ano. Mantido pela Associação Comercial de São Paulo na rua Boa Vista, Centro da capital paulista, ele atingiu hoje a marca de R$ 500 bilhões, dois dias antes que no ano passado.

Globo faz campanha contra o Brasil

Por Antônio Mello, em seu blog:

Não é surpresa o comportamento do jornalão das Organizações Globo. Todos sabemos que as Organizações Globo estão sempre contra tudo aquilo que signifique defesa dos interesses do Brasil e dos brasileiros.

FNDC na luta por nova lei da mídia

Por Daniel Fonseca, no Observatório do Direito à Comunicação:

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realiza nesta sexta, 4 de maio, o seminário “Desafios da Liberdade de Expressão” em São Paulo (SP). O evento acontece no auditório do Sindicato dos Engenheiros (rua Genebra, 25 – Centro) e vai contar com a participação da deputada federal Luíza Erundina (PSB-SP), do publicitário Renato Meirelles e do jornalista Rodrigo Vianna, entre outros convidados.

Brizola Neto e a despedida do Tijolaço

Valter Campanato/ABr
Por Brizola Neto, no blog Tijolaço:

A partir de hoje, serei o mesmo.

E estarei diferente.

Porque ficou no folclore da política a frase do professor Eduardo Portella: “Não sou ministro; estou ministro”.

Mas estar ministro me impõe obrigações.

A mídia e o partido do capital

Por Dennis de Oliveira, na revista Fórum:

Tempos atrás, no lançamento do livro O artilheiro indomável, sobre a vida do Serginho Chulapa, estavam eu, Renato Rovai e o José Augusto Camargo, o Guto, presidente do Sindicato dos Jornalistas de S. Paulo, conversando sobre o papel que a mídia hegemônica vem desempenhando no país.

Globo e Folha protegem a Veja

Por Marco Antonio Araujo, no blog O Provocador:

O assunto é sério. Gravíssimo. E é hora de todo cidadão honesto ficar alerta. Os barões da mídia se uniram para que uma CPI não passe a limpo as relações criminosas do bicheiro Cachoeira e parte da chamada grande imprensa brasileira, principalmente a revista Veja.

Mais força na luta contra os juros

Editorial do sítio Vermelho:

As medidas anunciadas pelo governo, desde o início de abril, para forçar a queda dos juros brasileira foram reforçadas, neste 1º de maio, com as críticas feitas pela presidente Dilma Rousseff às escandalosas taxas cobradas no Brasil, que mantêm o país como vice-campeão mundial, atrás apenas da Rússia, onde o juro real é de 4,2% ao ano (no Brasil é de 3,3%).

Nova passeata do "Fora Marconi"

Do blog Fora Marconi:

No próximo sábado, dia cinco de maio, o Movimento Fora Marconi convoca a população de Goiânia para a terceira manifestação contra a corrupção liderada pelo governador Marconi Perillo na administração pública do Estado de Goiás. Escutas da Polícia Federal nos celulares dos parceiros do governo e da gangue do megaempresário e bicheiro de luxo Carlos Cachoeira revelam que o modus operandi da corrupção tem origem nas campanhas eleitorais e se consolida com a eleição de políticos corruptos, cuja preocupação é satisfazer a ganância deles próprios e de Cachoeira em cargos do governo e gastando milhões de reais dos cofres públicos em licitações fraudadas e obras superfaturadas.

Direita censura e esconde fatos

Por Vito Giannotti, no jornal Brasil de Fato:

A prática da mídia da direita do sequestro da informação foi escancarada nestes dias. Em abril, muitos ficaram chocados com a notícia dada por Carta Capital que mostra que os amigos do Demóstenes, Cachoeira e outros tucanos mandaram sequestrar aquela revista que trazia, na capa, informações absolutamente verdadeiras sobre a maneira de agir da “Quadrilha de Goiánia”. A famosa Veja estava em causa na reportagem da Carta Capital.

Sem a Delta, mídia fica no escuro

Por Leandro Fortes, no blog Brasília, eu vi:

Essa tentativa da Globo e suas coirmãs de colocar a Delta como foco principal da CPI do Cachoeira é primária e, agora, inútil. A intenção é botar o PAC na dança e intimidar o governo federal e o PT, de modo a não se investigar o que realmente interessa: as relações do bicheiro com a mídia, notadamente, com a Veja. A repórter Conceição Lemes, do site “Viomundo”, de Luiz Carlos Azenha, revelou que as gestões de Geraldo Alckmin e José Serra, em São Paulo, fizeram contratos de 1 bilhão de reais com a Delta. Logo, essa tentativa de colar a empreiteira com o governo federal só vai dar certo se a bancada governista na CPI, que é maioria, tiver um acesso coletivo de demência e paralisia moral.