quarta-feira, 1 de março de 2023

Combustíveis: governo dá olé no mercado

Por Bepe Damasco, em seu blog:


As manchetes da imprensa comercial estavam prontas para os dois cenários.

1) Com a manutenção da desoneração dos combustíveis: “Governo mantém desoneração dos combustíveis, dólar sobe e bolsa desaba.”

2) Com a volta integral da cobrança dos tributos federais: “Governo enfrenta forte reação do PT e gera crise política.”

Nada disso aconteceu.

Com uma decisão engenhosa, que combina compromisso social, fiscal e ambiental, o governo, sob a batuta do presidente Lula, pegou de surpresa o universo econômico, político e midiático.

Ninguém esperava que a reoneração do PIS, da Cofins e Cide, cujas isenções se inserem no conjunto de ações delinquentes de Bolsonaro às vésperas das eleições, viria mais pesada sobre os combustíveis fósseis e poluentes, como a gasolina (75%), e incidisse de forma bem mais leve no etanol: 21%.

STF julgará milicos golpistas do 8 de janeiro

Nazistinha de Caxias do Sul tem de ser preso

O afastamento do juiz Marcelo Bretas

Os desdobramentos da guerra na Ucrânia

STF julgará milicos golpistas do 8 de janeiro

Charge: Guto Respi
Por Altamiro Borges


Apesar das pressões de bastidores, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará os militares que participaram dos atos terroristas contra as sedes dos Três Poderes em Brasília no fatídico 8 de janeiro. A decisão com forte carga simbólica foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes nesta segunda-feira (27). Em seu despacho, ele realçou que não pode haver distinção entre servidores civis e militares na apuração da fracassada tentativa golpista.