sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gabeira, mosqueteiro da Veja, ataca

Por Altamiro Borges

Fernando Gabeira, um dos “mosqueteiros da ética”, segundo o ranking da revista Veja de julho de 2007 – que também incluía o ex-demo Demóstenes Torres –, não gosta mesmo de Lula. Em seu artigo de hoje no Estadão, ele volta a fustigar o ex-presidente por causa de uma frase pronunciada no Programa do Ratinho, no SBT, na semana passada. “Não deixarei que um tucano assuma de novo a Presidência”.

Pagot quer falar na CPMI. Serra treme!

Por Altamiro Borges

Os jornalistas Marcos Chagas e Luciana Lima, da Agência Brasil, informam hoje (8) que o ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, “disse que ‘está à disposição’ da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira para prestar depoimento”. A notícia deve ter abalado o sono do notívago tucano José Serra.

Televisa manipula eleições no México

Por Altamiro Borges

O jornal britânico The Guardian divulgou nesta semana documentos que comprovam que o principal grupo midiático do México, a Televisa, fez campanha para projetar a candidatura do conservador Enrique Peña Nieto, do PRI, e para desgastar Manuel López Obrador, do PRD de centro-esquerda. A reportagem reforça os protestos de rua contra a manipulação da mídia nas vésperas da eleição presidencial.

A direita bate panelas na Argentina

Por Altamiro Borges

Fragorosamente derrotada na última eleição presidencial, a direita argentina tenta se rearticular contra Cristina Kirchner. Nesta quinta-feira (7), moradores dos bairros luxuosos de Buenos Aires, como Recoleta e Palermo, voltaram a bater panelas contra as medidas econômicas que visam conter a libertinagem cambial. Já os ruralistas agendaram um locaute patronal. Os panelaços dos últimos dias têm reunido setores da elite argentina, conforme o excelente relato do jornalista Eric Nepomuceno para o sítio Carta Maior: