segunda-feira, 27 de junho de 2022

O retorno de Hong Kong à China

Brasil voltará a ser protagonista no mundo?

Pressentimento de Bolsonaro é uma ameaça

Charge: Quinho
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Os jornais esconderam o trecho mais ameaçador da entrevista de ontem de Bolsonaro ao programa 4 por 4, em que o sujeito volta a atacar Alexandre de Moraes.

Esse é o trecho que precisa ser esclarecido:

“Uma hora vai acontecer uma tragédia que a gente não quer. Não estamos dando recado, aviso, todo mundo sabe o que está acontecendo”.

Que tragédia? Que aviso? Por que a ameaça está sendo subestimada pela imprensa?

Qual é o pressentimento de Bolsonaro desta vez?

O que Bolsonaro sabe e que todos nós, e não só Alexandre de Moraes, precisamos saber?

O vice de Bolsonaro e o PFA

Charge: Synnöve
Por Fernando Brito, em seu blog:

Jair Bolsonaro confirmou, pelo Twitter, que seu candidato a vice será o soturno general Walter Braga Netto.

Nenhuma dúvida de que seria para este blog – como dito aqui, há duas semanas – mesmo quando isso era uma marola na grande mídia, com argumentos que seriam plausíveis se a questão fosse eleitoral: a ex-ministra Teresa Cristina seria um aceno ao eleitorado feminino, notoriamente hostil a Bolsonaro e muito mais capaz de articular politicamente aliados.

Só que a questão não é eleitoral.

Datafolha e a aposta anti-Lula das elites

Charge: Miguel Paiva
Por Jeferson Miola, em seu blog:


Causaram enorme frisson as prisões do ex-ministro bolsonarista da Educação e dos charlatães bolsonaristas que traficavam influência e verbas do MEC em nome de deus e, claro, em troca de generosas propinas e de reluzentes barras de ouro.

Surgiram diversas hipóteses nos grupos de aplicativos, portais e outros ambientes de debate político.

A mais recorrente dessas hipóteses cogitava o “derretimento” eleitoral de Bolsonaro; a erosão vertiginosa da sua base social e, em decorrência disso, a viabilização de uma alternativa da mal apelidada terceira via – ou seja, uma outra candidatura anti-Lula que não a do Aberração do Planalto. A eterna busca das elites por um anti-Lula.

Questão urbana hoje: Por que lutamos?

Por Pedro Carrano

As lutas por moradia no Paraná passaram por vários momentos na História recente. Das ocupações nos anos 80, em Curitiba, a partir do êxodo do campo e da busca de trabalho na capital, chegando às atuais ocupações devido à crise econômica, sanitária e ao alto custo de vida. Por isso, a principal luta dos movimentos urbanos neste momento é para que não haja despejos forçados em 2022.

As lutas por moradia sempre se chocaram contra o problema estrutural da ausência de políticas públicas robustas, da especulação imobiliária e da destinação das piores regiões para moradia dos trabalhadores. Diante disso, mecanismos como o Estatuto das Cidades (2001) não puderam ser aplicados na prática.

Bob Jefferson vira réu por incitação ao crime

Charge: Frank
Por Altamiro Borges


Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira (24) tornar o ex-deputado Roberto Jefferson, chefão do moribundo e fascistoide PTB, réu sob a acusação de calúnia, incitação ao crime e homofobia. Após a decisão do STF, feita por meio da plataforma virtual, o caso será enviado para tramitação na Justiça Federal do Distrito Federal.

Os ministros decidiram abrir a ação a pedido da própria Procuradoria-Geral da República (PGR), devido a uma série de entrevistas nas quais o jagunço bolsonarista atacou o TSE e o STF, os senadores da CPI da Covid e a comunidade LGBTQIA+. Para Alexandre de Morares, relator da ação, as suas “equivocadas convicções” envenenaram o “ambiente virtual” no país.