domingo, 29 de outubro de 2023

Folha rentista ataca Lula e sabota o Brasil

Charge: Bessinha/Conversa Afiada
Por Altamiro Borges


Na sexta-feira (27), a Folha de S.Paulo – aquele jornal da “ditabranda” e do apoio a todos os golpes da cloaca burguesa no Brasil – publicou mais um editorial confirmando sua conversão em antro do capital financeiro, em porta-voz dos abutres rentistas. Intitulado “Lula sabota o país”, o texto detona o presidente por suas críticas à austeridade fiscal, que penaliza o povão e beneficia apenas os ricaços, os que vivem da especulação.

Israel isola Gaza para esconder Holocausto

Charge: Latuff
Por Jeferson Miola, em seu blog:

O regime sionista de apartheid isolou por completo a Faixa de Gaza. Cortou comida, água, remédios, socorro e comunicações, e deixou o território na escuridão na ilusão de conseguir esconder o Holocausto do povo palestino.

Israel isolou do mundo inteiro o minúsculo território de 365 km2 da Faixa de Gaza onde aprisiona, confina e asfixia 2,3 milhões de prisioneiros num verdadeiro Auschwitz.

Nem mesmo a ONU consegue acesso ou comunicação com os moradores de Gaza. Israel bloqueou inclusive o sinal de satélite do território.

Funcionários das Nações Unidas, da Unicef, da OMS, de outras agências internacionais, assim como voluntários de organizações humanitárias, estão incomunicáveis devido ao bloqueio total – além de por terra, mar, ar, também pela comunicação cibernética. Sequer é possível saber, nessas condições, se estão vivos, mortos ou feridos.

Como se faz a demonização de um povo

Charge: ManSour
Por Jair de Souza

No exato instante em que esboço estas linhas, um dos mais horrendos crimes contra a humanidade está em vias de consumação. Trata-se de um ato de crueldade e perversidade quase sem paralelo na história. Talvez, tão somente as práticas do nazismo hitlerista possam ser equiparáveis ao massacre que o Estado de Israel está perpetrando contra o indefeso povo palestino na faixa de Gaza.

Porém, apesar de todo este flagrante horror, que vem sendo transmitido em tempo real pelos meios de comunicação para todo o mundo, nos países ocidentais, não parece haver um sentimento de indignação forte o suficiente para obrigar a seus governantes a clamar pelo fim dessas atrocidades.

Esquerdas e o desafio de voltar ao combate

Darcy Ribeiro
Por Roberto Amaral, em seu blog:


"O socialismo comprometido com a democracia burguesa ainda é uma forma de reprodução do sistema capitalista de poder" – Florestan Fernandes
 
Em entrevista à revista Casa de las Americas (Cuba), no início de 1990, Darcy Ribeiro fala-nos do desalento que naqueles idos se aplacava sobre os movimentos populares e socialistas: a esquerda latino-americana desanimada, a esquerda mundial acovardada. Naquela altura, no Brasil, sob o pálio da Nova República, vivíamos a experiência dos governos neoliberais, vencidos os sonhos libertários da luta contra a ditadura. Conquistáramos a democracia burguesa, numa guerra que conheceu o ferro e o fogo, deixando cicatrizes irremovíveis, mas estávamos ainda mais distantes da reforma social, razão de tudo.

Balanço crítica: Lava-Jato e a imprensa

Ato de resistência: um filme sobre o blogprog

Espionagem: PF e Abin duelam

O que as milícias preparam no Rio de Janeiro

Campos Neto e o 'fundo exclusivo' de R$30 mi