domingo, 16 de maio de 2021

Palestina e o genocídio que a mídia omite

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Conflito ou limpeza étnica? Disputa territorial ou ocupação ilegal? O que significam os 73 anos de Nakba? Por que a mídia hegemônica omite ou distorce o que ocorre na Palestina? Para responder a essas questões e ajudar-nos a entender o que se passa na Palestina, das suas razões históricas e da luta de seu povo contra a ocupação colonialista e genocida, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promove debate nesta terça-feira (18), ao vivo, a partir das 19h, com as seguintes convidadas:

CPI da Pandemia e as rachaduras no poder

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

A CPI da Pandemia está revelando uma realidade inquestionável: o bolsonarista-raiz que participa do governo é politicamente inútil, tecnicamente despreparado e psicologicamente fraco. São pessoas que trazem consigo o pior que vem da alma, a mais fraca relação com o conhecimento técnico e com o que há de menor em termos de responsabilidade social. Além das carências pessoais e públicas, exibem um comportamento medíocre, temeroso e arrogante. Os depoimentos de Wajngarten e Queiroga, ex-ministro das Comunicações e atual da saúde, são exibições de baixeza humana. Ratos seria a descrição mais exata.

A matança do povo palestino

Equipes de resgate procuram possíveis sobreviventes em meio
a escombros deixados por ataques aéreos
israelenses em Gaza, 16/5/21. Foto: Mohammed Salem/Reuters
Por Jeferson Miola, em seu blog:


Sob qualquer ângulo que se examine os conflitos que se sucederam desde que em 1948 as Nações Unidas impuseram a implantação do Estado de Israel na Palestina, em nenhum deles o sentimento será menos vomitável que outro.

A matança que Israel está promovendo nestes dias é, neste sentido, um degrau ainda mais abjeto da violência que aquela teocracia cometera no período imediatamente precedente.

Em todo e qualquer quesito de poder e violência – mas em absolutamente todos os aspectos: econômico, político, midiático e, principalmente, bélico – Israel é inalcançávelmente superior à espezinhada e indefesa Palestina.

O poderio israelense sobre a capacidade de ataque e de defesa palestina é não menos que oceanicamente superior.

ACM x Maia e o toque destruidor de Bolsonaro

Foto: Reprodução
Por Fernando Brito, em seu blog:

Quem ganha na briga na cúpula do DEM?

A resposta é óbvia e fugaz: Jair Bolsonaro.

Na troca de impropérios entre ACM Neto e Rodrigo Maia, o baiano sai com uma vitória de Pirro: habilita-se diante do bolsonarismo como um potencial candidato a vice do atual presidente, se é que este vai decidir-se por alguma “fachada” nordestina, diante de sua brutal rejeição nesta região.

Candidato a vice de um candidato declinante, porém, não chega a ser prêmio dos maiores. O governo da Bahia, que parecia muito bem encaminhado eleitoralmente, complica-se, se assumir o posto de candidato bolsonarista.

CPI da Covid revela o descaso de Bolsonaro

Editorial do site Vermelho:


A evolução dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado, a chamada CPI da Covid, vem revelando o tamanho da irresponsabilidade e das omissões do governo Bolsonaro. Os depoimentos já acumulam informações suficientes para comprovar que o cotidiano de caos no país poderia ser evitado com medidas indicadas pela ciência e pelos profissionais de saúde, em geral, adotadas pela maioria dos países. Em todos os casos, a omissão e o descaso são a essência de um governo comandado por uma ideologia que representa o que há de mais atrasado na contemporaneidade.

CPI da Covid: Insultos e pedido de prisão

A destruição das universidades públicas

Teto de Gastos e a saídas para a crise

Novo projeto quer calar oposição na Câmara?

Lula destroça intenção eleitoral de Bolsonaro