quinta-feira, 16 de junho de 2016

Cunha foi apenas um aprendiz de Aécio?

Por Altamiro Borges

A delação premiada de Sérgio Machado, o "homem-bomba" do PMDB, detonou Brasília. Ela atingiu em cheio o golpista Michel Temer e o seu partido, fazendo aumentar as apostas de que o interino não vai durar muito tempo. Mas ela também respingou no PSDB e, principalmente, no cambaleante Aécio Neves. Num dos trechos vazados, já abafado pela mídia tucana, o delator afirma que participou de um "plano para eleger a maior bancada possível" para viabilizar a eleição de Aécio Neves à presidência da Câmara Federal. Ou seja: não foi apenas FHC que comprou deputados para bancar a sua reeleição. Nem foi o correntista suíço Eduardo Cunha que inventou este esquema no Congresso Nacional.  

Tremem os Cunhas do governo e do Congresso

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                              

É público e notório que Eduardo Cunha pagou as campanhas de uma centena e meia de deputados nas eleições de 2014. A contrapartida foi o apoio à sua eleição para a presidência da Câmara. Mas chegar ao comando da Casa era apenas a primeira parte do acordo feito à base de dinheiro sujo de corrupção.

Cunha precisava de cumplicidade cega e incondicional para toda sorte de canalhices que planejava implementar assim que ocupasse um dos cargos que mais importantes da República. E Suas Excelências não lhe faltaram, concedendo-lhe uma espécie de salvo contudo para imprimir na presidência da Câmara a marca da delinquência que sempre acompanhou sua carreira de "homem público."

Tudo o que é sólido desmancha no ar

Por Guilherme Boulos, no site Outras Palavras:

A delação premiada de Sérgio Machado expôs a nu o governo interino de Michel Temer. Toda a cúpula do PMDB foi diretamente comprometida, sem excluir o próprio presidente.

“Pro Michel eu dei”, disse o delator, explicando que se tratava de R$1,5 milhão acertados pessoalmente com Temer na Base Aérea de Brasília, em repasses de propina da empreiteira Queiroz Galvão. O dinheiro ilícito teria sido destinado à campanha de Gabriel Chalita à prefeitura paulistana.

A prioridade é a mobilização popular

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A unificação das lideranças do movimento social e dos partidos interessados em travar a luta essencial, mas dificílima, pela restauração da democracia brasileira após o golpe de abril-maio enfrenta dificuldades reais, mas pode ser menos complicada do que parece, como se viu numa reunião organizada na terça-feira, em Brasília, na presença de Dilma Rousseff.

A diferença principal entre uns e outros se concentra na proposta de Dilma defender um plebiscito para antecipar as eleições presidenciais, que deixariam de ser realizadas em outubro de 2018, como marca o calendário atual, para ocorrerem no final de 2016 ou início de 2017.

As bombas de efeito retardado de Machado

Do blog Viomundo:

José Sérgio de Oliveira Machado, ao se aproximar dos 70 anos de idade, deve ter imaginado que não valia a pena terminar a vida na cadeia.

Juntou-se aos três filhos que participaram direta ou indiretamente de seus negócios e produziu 246 páginas de denúncias sobre o submundo da política brasileira.

Ele tem história. Serviu como coordenador de campanha de Tasso Jereissati no Ceará, estado pelo qual foi eleito deputado federal (1991-94) e senador (1995-2003).

Foi líder do PSDB no Senado, mas não se reelegeu em 2002.

FNDC lançará campanha em defesa da EBC

Do site do FNDC:

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) lançará, nos próximos dias, a campanha “A EBC é Sua”. O objetivo é divulgar a comunicação pública como direito e incentivar a sociedade civil organizada a visitar as emissoras públicas levando suas pautas. A campanha se dará basicamente nas redes sociais.

FHC, o hipócrita monumental

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

Domingo passado, Fernando Henrique Cardoso publicou um artigo intitulado “Luz no fim do túnel?”. Parece ser o primeiro de uma série dedicada à reforma política que gostaria que o governo Temer patrocinasse.

No texto há uma mudança de tom em relação à sua produção corrente. Ao contrário do que andou escrevendo nos dias em que estava ocupado com a deposição de Dilma Rousseff, agora tenta ser “neutro” e “apartidário”. Procura falar de maneira menos incendiária. Dá sinal de que deseja voltar a ser reconhecido como “pensador”.

A PEC de Temer que encolhe o Brasil

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

O presidente interino Michel Temer poderia ter começado assim a reunião de quarta-feira em que entregou aos líderes aliados a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que congela o crescimento do gasto público por 20 anos: “Prezados, vou encolher o Brasil”. A PEC suprime as vinculações de receita para saúde e educação e faz outras maldades, inclusive com deficientes e velhos pobres e sem previdência, ao restringir o acesso ao benefício da Lei Orgânica da Assistência Social, a LOAS.

Sem descanso. Temer volta à linha de tiro

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Bernardo de Mello Franco, na Folha de hoje, observa que logo quando “o governo começava a desviar as nuvens negras da crise para o Congresso”, com a onda de denúncias sobre Renan Calheiros, “o tempo volta a se fechar sobre o Planalto, com uma acusação grave e direta ao presidente interino”.

Tem toda a razão.

CBF destrói o futebol brasileiro

Por Bruno Porpetta, no jornal Brasil de Fato:

Juca Kfouri contou a história de um amigo que mora em Londres e divide o apartamento com outros estrangeiros. Ao final do jogo desse arremedo de seleção brasileira contra o Peru, um espanhol perguntou:

- Hasta cuando?

O desenganado brasileiro só conseguiu responder com um lacônico “não sei”.

A 2ª Marcha em Defesa do SUS

Do site da CTB:

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) deliberou nesta quarta-feira (15) apoiar a organização da 2ª Marcha em Defesa do SUS e da Democracia, seguindo os diálogos da Mesa Diretora da entidade. O ato levará o nome de “Marcha em Defesa da Saúde, da Seguridade Social e da Democracia” e será realizado no dia 06 de julho, com concentração na Catedral Metropolitana de Brasília, a partir das 9h. A marcha seguirá para um ato na frente do Congresso Nacional por volta das 10 horas.

A inaceitável reforma da Previdência

Por Maria Isabel Pereira da Costa, no site Sul-21:

A Previdência Social não pode sofrer reformulações simplesmente para custear as despesas do governo como se fosse um simples imposto.

O Poder Público, ao unificar as contas da previdência em um caixa único, deixou de ser transparente quanto à verdadeira arrecadação que se faz para a manutenção do sistema previdenciário. Com a arrecadação única para os cofres públicos se tornou impossível para o cidadão distinguir com clareza o volume de recurso angariado por toda a sociedade para o custeio do fundo previdenciário.

Cai mais um ministro do golpe

Do site Vermelho:

Após a divulgação oficial da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, o ministro do Turismo de Temer, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pediu demissão do cargo nesta quinta-feira (16). Com ele, totalizam três ministros que pediram para sair depois de denúncias de envolvimento no esquema da Lava Jato.

Segundo depoimento de Machado, Henrique Alves recebeu R$ 1,55 milhão em propina entre 2008 e 2014. Os recursos eram provenientes, segundo Machado, de propina dos contratos da subsidiária da Petrobras. O ex-ministro do governo golpista era um dos aliados mais próximos de Temer.

Democracia. Que horas ela volta?

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Da Revista do Brasil:

Em 30 de março, a cineasta Anna Muylaert, diretora do premiado filme Que Horas Ela Volta?, participava de um ato promovido por artistas no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Dizia ela que, se houvesse o golpe, "o governo que assumir não conseguirá dar dois passos" porque não terá legitimidade. Para a diretora, Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva eram vítimas de "tortura moral". No dia seguinte, Anna Muylaert iria além. Em pleno território de O Globo – um dos alicerces do golpe –, dedicou a Dilma e a Lula o prêmio "Faz Diferença", com que era agraciada pelo jornal.