quarta-feira, 19 de março de 2014

Guerra do BBB: Globo derrota UOL

Por Altamiro Borges

Numa decisão inédita, a Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta terça-feira (18) que o portal UOL, pertencente ao Grupo Folha, retire todas as postagens sobre o reality show “Big Brother Brasil-14”. Ela acatou pedidos de liminar apresentados pela Rede Globo e pela empresa Endemol, que detêm os direitos do BBB. O UOL já informou que “tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão”, com base “no princípio inalienável do exercício da liberdade de expressão”. Mas a batalha jurídica será inglória. A famiglia Marinho parece dominar totalmente o judiciário carioca e não vacila em acioná-lo – seja para calar blogueiros ou até para humilhar parceiros comerciais (Globo e Folha são sócios na edição do jornal Valor). A decisão de ontem também afeta o portal Terra.

Câmara cede aos saudosos da ditadura

Por Altamiro Borges

Num gesto deprimente e revoltante, a mesa diretora da Câmara Federal decidiu abrir espaço na casa para homenagear os golpistas de 1964. Por solicitação do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), famoso defensor das torturas e assassinatos do período da ditadura, ocorrerá uma sessão para “comemorar os feitos” do golpe militar de 1964, que completa 50 anos em abril. Segundo relato da Folha de segunda-feira (17), a medida visa agradar “tantos os defensores quanto os críticos da ditadura” e “evitar uma saia justa, deixando espaço para ambos os lados”. Um verdadeiro absurdo, que mostra a fragilidade da democracia brasileira!

A revolução que não sai no jornal

Aporrea
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Que uma feira de livros inaugurada em Caracas, na semana passada, tenha atraído tanto ou mais público que um protesto contra Cuba marcado para o mesmo dia, pode soar estranho ao discernimento de quem se informa apenas pela mídia conservadora.

Mas foi exatamente o que sucedeu na última sexta-feira, como relata o economista Pedro Silva Barros, que passa a colaborar com Carta Maior diretamente da capital venezuelana.

Globo: Do golpe à censura hoje


Por Felipe Bianchi, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Do apoio ao golpe militar em 1964 ao sufocamento financeiro de blogueiros progressistas por meio de processos judiciais, as formas de censura praticadas pela Rede Globo serão tema de debate no dia 29 de março, a partir das 18h, na subsede dos Bancários de São Paulo. A atividade, promovida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e pelos blogs Viomundo e Conversa Afiada, contará com o 'Churrascão da Solidariedade', em apoio ao blogueiro Marco Aurélio Mello, autor de DoLadoDeLá.

As mudanças no Marco Civil da Internet

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

Ainda não foi desta vez que governo e parlamentares chegaram a um acordo conclusivo sobre o Projeto de Lei (PL) referente ao Marco Civil da Internet. Porém, depois da última reunião do dia nesta terça-feira (18), realizada durante a noite, no Ministério da Justiça, as negociações ficaram mais próximas de um desfecho. No encontro, que não teve a presença de representantes do PMDB, ficaram definidas duas alterações no texto. A primeira retira a obrigatoriedade dos provedores de internet instalarem data centers para armazenamento de dados no Brasil. Na segunda, o Executivo ouvirá a Anatel e o chamado Comitê Gestor da Internet para elaboração de um decreto presidencial que vai regulamentar casos de exceções à neutralidade da rede.


EUA e democracia: discurso esfarrapado

Por Nicolas J.S. Davies, no sítio Outras Palavras:

Um velho clichê político repetiu-se, nas últimas semanas, na Ucrânia e na Venezuela – ainda que com roupagem nova. Em Kiev, um presidente corrupto, porém legítimo, foi deposto após meses de manifestações, comandadas por grupos neonazistas. Em Caracas, Leopoldo López, político de extrema-direita e um dos líderes do golpe de Estado de 2002, apoia-se em dificuldades do governo para pedir sua derrubada antidemocrática. Nos dois casos, os Estados Unidos têm interesse geopolítico claro na queda dos governantes e agiram (agem, na Venezuela) para provocá-la.

A Folha e a água na lama em SP

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Pela manhã, nesta terça-feira (18/março), a manchete principal da “Folha online” eram os problemas no Itaquerão – o estádio da abertura da Copa. Ok, há problemas nos estádios para a Copa. Mas reparem: o risco no Itaquerão não é faltar arquibancada, iluminação, vestiário, gramado… Não. Vejam o que diz a reportagem da “Folha”:

Quem mais matou Dona Cláudia?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A filha de Cláudia Ferreira da Silva, a mulher duas vezes assassinada - a tiros e ao ser arrastada como um farrapo pelo carro da polícia - por policiais militares no Rio , disse que os PMs a “acusaram” de ter dado um copo de café a “um bandido”.

Sejamos honestos: seu brutal assassinato está chamando a atenção do país porque se filmou a queda de seu corpo do carro dos policiais e a cena dantesca de sua segunda morte.