quinta-feira, 21 de junho de 2012

Via Campensina estraga a festa da CNA

Reflexões sobre a conjuntura política

Por Marlos Mello, no Observatório da Imprensa:

O país ganhou um novo personagem desde a divulgação da prisão de Carlinhos Cachoeira. Mas ao contrário das novelas e filmes, onde os personagens são fictícios e apenas ocupam o imaginário social das pessoas por um tempo, na vida cotidiana, em tese, deveria ser diferente. Partindo de algumas questões principais queremos refletir sobre a conjuntura política brasileira. As perguntas que motivam essa reflexão são as seguintes: há um desencantamento com a política? O que “move” a política no Brasil? Mídia e política ou mídia e judiciário?

FHC fez sumir a foto com Maluf

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:




A foto que emoldura este texto é rara. Foi preciso esforço para encontrá-la. E não foi achada em arquivo de algum órgão de imprensa, mas perdida em alguma página esquecida da internet. É de 1998, durante um dos vários encontros públicos que Fernando Henrique Cardoso e Paulo Maluf tiveram naquele ano. A foto de um deles foi parar em um outdoor que a campanha malufista ao governo do Estado espalhou pelas ruas de São Paulo.

Os ricaços e os 13 jatinhos ilegais

Por Altamiro Borges

Numa ação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal, realizada na madrugada desta quinta-feira (21), foram apreendidos 13 jatinhos de luxo utilizados ilegalmente por ricaços brasileiros. Batizada de Operação Pouso Forçado, ela envolveu 50 agentes da PF e 25 auditores fiscais e percorreu os aeroportos de Congonhas (SP), do Galeão (RJ) e de Jundiaí e Viracopos, no interior paulista.

Direita tenta dar golpe no Paraguai

Por Altamiro Borges

A Câmara dos Deputados do Paraguai, controlada pela oposição de direita, aprovou na manhã desta quinta-feira (21) a abertura de processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo. O motivo alegado é o confronto ocorrido em Curuguaty, a 350 km de Assunção, que resultou na morte de onze camponeses e seis policiais. A proposta golpista agora será votada no Senado.

Merval Pereira é uma “farsa histórica”

Por Altamiro Borges

Merval Pereira se acha mesmo um “imortal”. Em seu artigo de ontem no jornal O Globo, ele insinuou que o ex-presidente Lula é uma “farsa histórica”. O motivo de mais este ataque histérico é a famosa foto de Lula junto com Maluf, superexplorada pela mídia demotucana. Para o “talentoso” integrante da ABL, a imagem “é simbólica de um momento muito especial da infalibilidade política de Lula”.

Quem sairá na foto com Serra?

Por Altamiro Borges

A mídia demotucana, na sua linha editorial de escandalização da política, tem feito alarde com a foto de Lula, Haddad e Maluf. Ela sabe que a imagem tem forte apelo simbólico e a explora com vários objetivos: desgastar a candidatura do petista, fustigar o ex-presidente – por quem nutre um doentio ódio de classe – e estimular a cizânia entre as forças de esquerda. Além disso, a exploração do episódio serve para esconder as dificuldades vividas pela oposição demotucana, inclusive pelo queridinho da mídia, José Serra.